Início » Games Mobile » Facebook vai exibir anúncios jogáveis

Facebook vai exibir anúncios jogáveis

Novo formato interativo permite que usuário experimente jogos diretamente no anúncio, sem necessidade de sair da rede social

Por
03/08/2018 às 15h42
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

Você já deve ter visto anúncios de jogos no Facebook. Via de regra, eles mostram imagens ou pequenos vídeos da jogatina para chamar a atenção. E se você pudesse testar o jogo ali mesmo no anúncio, sem sair da rede social? Esse é um formato que a companhia vai disponibilizar aos anunciantes a partir de agora.

Facebook - anúncio jogável

É natural que novas abordagens sejam experimentadas. Com o passar do tempo, determinados formatos acabam ficando “invisíveis” ao usuário, ou seja, ele vê o anúncio, mas o seu comportamento padrão é o de ignorá-lo imediatamente. Anúncios interativos, porém, têm mais chances de reter atenção e podem, consequentemente, aumentar as conversões.

Essa é a ideia aqui. Ao visualizar o anúncio de um game, o usuário tem a chance de experimentá-lo ali mesmo, sem necessidade de baixar uma demo ou sair da rede social para obter mais detalhes. Se a pessoa gostar da experiência, aí sim poderá clicar em um link para download.

Se funciona? Parece que sim. O Facebook vem testando o formato há alguns meses com companhias de games como Rovio e Bagelcode. Esta última teve retorno sobre o investimento com os anúncios 3,2 vezes maior no Android e 1,4 vez maior no iOS na comparação com formatos convencionais — a novidade tem como foco dispositivos móveis. Já a Rovio notou até seis vezes mais cliques nos anúncios jogáveis do que nos tradicionais.

Além de permitir que o game seja testado rapidamente, o Facebook otimiza o sistema de exibição para direcionar anúncios jogáveis aos usuários com perfis que correspondem ao público-alvo do jogo. Mas, para melhorar o engajamento, a companhia também está se focando em outro aspecto importante: a retenção.

Entende-se como retenção a mensuração da quantidade de usuários que retornam ao jogo após determinado período, como um dia ou uma semana. É um parâmetro importante, pois um estudo da AppsFlyer aponta que, em games para dispositivos móveis, somente de 4% a 5% dos jogadores voltam ao título no intervalo de 30 dias após o download.

Pois bem, o Facebook vem aperfeiçoando os seus algoritmos para exibir anúncios a usuários com mais potencial de engajamento e, portanto, retenção.

Essa não é a única investida da companhia em anúncios interativos. No mês passado, o Facebook começou a testar publicidade com realidade aumentada. Assim, o usuário pode usar o seu smartphone para testar virtualmente itens anunciados, como óculos e joias.

Com informações: VentureBeat.

Mais sobre: