Início » Jogos » É o fim do serviço de streaming de games GameFly

É o fim do serviço de streaming de games GameFly

André Fogaça Por

A plataforma de streaming de jogos, GameFly, será encerrada ao final deste mês. Você pode não ter escutado muito sobre a empresa, mas ela caminhou nos moldes do OnLive e estava presente em alguns modelos de TV da Samsung.

A GameFly foi criada em 2002 de forma bastante semelhante ao que o Netflix fazia antes de ir para o streaming, ou seja, enviava os jogos pelo correio em um sistema de aluguel com o custo fechado por mês. A parte de jogos via internet começou em 2015 e nasceu dentro do Amazon Fire TV.

Muito tempo depois, já em 2018, a Electronic Arts comprou a empresa e agora seus servidores serão desligados, mas o envio de jogos por correio continuará existindo nos países onde opera – o que não inclui o Brasil.

O GameFly está presente como aplicativo em algumas empresas que fabricam TVs, como é o caso de modelos da Samsung vendidos no Brasil. O app faz a conexão com o servidor e basta conectar um controle sem fios para dar continuidade na jogatina.

Depois da compra, a equipe da empresa que fica em Israel uniu forças com a EA e, na E3 deste ano, o serviço Origins Access Premiere e que é basicamente a GameFly da publisher responsável por nomes como Battlefield e Fifa. De acordo com o site Variety, a decisão do fechamento do serviço em servidores ocorreu antes mesmo da compra da empresa pela EA.

Com informações: Variety e Engadget.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

André

Ah Arthur, sei lá cara, provavelmente você use outra maneira pra jogar. Mas eu aproveitei bastante o Gamefly e achava um recurso muito bom pra quem não queira dispor da compra de um console mas moderno, sabe? Aliás, você sabe como funciona este Steam Link que citaram nos comentários? É tipo eu devo ter os games no meu PC e usar este app para jogar na smart tv? Abç!

André

Oi Sergio, sim eu jogava e jogava bastante e muito bem! Estou muito triste com o fechamento do serviço! Triste mesmo :(

Danilo

O google também acha...

jogatina
substantivo feminino
1.
hábito ou vício do jogo.
2.
atividade de jogo intensa e prolongada, esp. de jogos de azar (com baralho, dados, roleta etc.).

Magnosama

Steam Link é uma maravilha.

<3

Magnosama

Estou adorando usar o Steam Link pra jogar na TV,

coisa linda de Deus...

Com o Steam Link não preciso de nenhum outro serviço de stream de jogos.

Gaius Baltar

Só você mesmo.

Theo Queiroz

Acredito que houve um erro na digitação da palavra streaming no título.

Wesley

O que falta mesmo pra alavancar games por streaming no mercado são duas coisas: A adoção do serviço por uma grande empresa da indústria de jogos como alternativa primária aos consoles tradicionais (Sony, Microsoft, Nintendo e etc), e também a criação de uma tecnologia própria de baixa latência. Hoje temos diversos serviços de jogos por streaming, mas nenhuma delas oferece verdadeiramente uma experiência fluída de jogatina, a Microsoft já anunciou estar trabalhando nisso.

rafael c. volpato

Eu tenho na minha tv Samsung. Roda bem sem interrupção com a tv no cabo, não no wi-fi, e com a internet com no mínimo 10 megas. Jogos são antigos, mas pra mim que sou desatualizado me rende muitas horas de diversão

John Smith

Outro dia estava jogando por algumas horas no Steam Link e vi que quase 130GB até aquele momento tinham sido transferidos na rede. Mas por ser local, jogamos numa boa e eu não percebi lag no controle.
Mas penso que pela internet deve ser diferente. O alto consumo de banda e, principalmente, a latência que provavelmente dever ser absurda inviabilizam muito esse tipo de serviço, principalmente em jogos multiplayer.
Não vejo esse sistema de streaming de jogos pela internet dando certo tão cedo.

Ticano

Robert Rey

Eu ainda aposto no streaming de Games como uma opção viável, mas parece que isso não vai acontecer tão cedo.

Bruno Pinho

Off-topic: só eu acho que a palavra JOGATINA está relacionada a jogos de azar (apostas).

Fagner Ribeiro

Eu tenho gameFly em minha Samsung. 2 motivos sempre me impediram de usar o o serviço, a conexão à internet (que em minha casa é lenta 5MB) e o preço. A assinatura mensal de mais de 30 reais por mes eu acho caro. Então Au revoir GmaeFly

S Y N T H W A V E + L O V E R

A EA está visando essa de vender jogos como serviço. Comprou essa estrutura bem porque planeja fazer alguma coisa nesse sentido na próxima geração (CEO da Ubi também já fala dessa maneira também). Mas streaming de jogos é algo que ainda não decolou. Já usei OnLive lá por volta de 2013... Era legal, aproveitei bastante e usava 2mb ou 10mb na época. Só tinha jogos bastante velhos e incomuns. Esse GameFly já entrei no site, e o mesmo problema: jogos velhos.

Exibir mais comentários