Jogar com bots sempre é uma experiência negativa para o jogador, mas uma equipe de players controlados por inteligência artificial superou este problema. Eles ficaram tão bons em Dota 2, que conseguiram derrotar uma equipe profissional do game. Duas vezes seguidas indo para quase uma terceira.

A mágica por trás desta inteligência artificial está nas mãos da equipe OpenAI Five, que fez com que cada dia de treino correspondesse a 180 anos de experiência acumulada no game. Os personagens controlados pelo computador aprenderam as técnicas do jogo e dos humanos de forma autônoma e apenas alguns pontos foram ajustados para ajudar no desempenho da IA.

Um deles foi a limitação da quantidade de heróis que cada um pode escolher, baixando dos mais de 100 disponíveis para apenas 18 selecionáveis. Mesmo com uma simplificação no número de personagens, pouco foi possível fazer para impedir a vitória em uma jogatina de melhor de três partidas.

Na primeira partida a equipe de humanos jogadores profissionais de Dota 2, Ben “Merlini” Wu, William “Blitz” Lee, Ioannis “Fogged” Lucas e David “MoonMeander” Tan, perdeu sem sequer derrubar uma torre dos adversários. Na segunda partida uma torre dos bots foi destruída e mesmo assim eles venceram. Na terceira e última chance, os humanos conseguiram vencer – de forma bastante apertada.

Esta não é a primeira vez que o OpenAI Five entra em um dos lados do campo. Os trabalhos de treinos começaram em maio deste ano, quando a equipe perdeu para amadores. No mês seguinte os bots já aprenderam o suficiente para vencer jogadores intermediários sem muitas dificuldades e, agora, foram capazes de derrotar uma equipe profissional conhecida no mundo do eSport.

O novo objetivo é de derrotar os melhores jogadores em um torneio internacional de 2018 do game. Com tanto aprendizado, francamente duvido que os bots não saiam vitoriosos da tentativa.

Com informações: The Verge.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Vitor Hugo

Você tá sendo sarcástico, né? kkkkk muito boa

Daniel

Realmente não é... IA é interessante só ate certo ponto. Já houve meio de criarem IA "apelona", mas a experiência no geral era negativa com os jogadores. Não me lembro o jogo que li a reportagem, mas já faz mais de 5 anos...

Dood

Sei disso desde a época que jogava UMK3.

John Smith

Mas estamos falando de um jogo, um software que roda em... computador.

Mailton Dias

Acho que no dia da final do próximo TI vai rolar um show match de um pro time contra os bots.

Gustavo Rotondo

basicamente, arvores de dedução

João

Não vejo a hora. Código >>> humanos. Westworld ftw.

Renan Alves

A IA nunca iram conseguir substituir os humanos quando se trata de intuição, e só por isto que nao acredito que um dia as maquinas dominem o mundo, uma inteligencia IA será como os animais que conhecemos, como um cachorro que sabe que quando um carro ta vindo na direção dele que deve sair da frente, não ira pensar algo por instinto.

Felipe Marcolin

Alguém sabe responder como que é desenvolvido esse segmento de IA? Em questões técnicas, linguagem e tal?

Vitor Hugo

Assim como os computadores tem limitações que nós não temos...

André Fogaça

#medo

Renan Maia Fernandes

Isso que eu ia falar, eses caras estão acima do normal, mas não chegam perto de profissionais de uma Virtus.Pro ou Team Liquid, seria interessante com uma dessas pra ver qual o nível de aprendizagem da IA.

leoleonardo85

Até ai OK, uma hora vão colocar contra times totalmente profissionais.

Imagina uma partida com campeões do TI

Jonas S. Marques

Nem brinca com isso. Uma máquina é capaz de enxergar 0 frame, um olho humano não. Vai ser um massacre.

Guilherme Bueno Grijó

Próximo passo deve ser com uma equipe profissional, tomara que seja a Virtus Pro ou Evil Geniuses que tem um estilo agressivo igual da AI

Exibir mais comentários