Início » Games Mobile » Inteligência artificial derrota equipe de jogadores de Dota 2

Inteligência artificial derrota equipe de jogadores de Dota 2

Por
06/08/2018 às 15h32
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

Jogar com bots sempre é uma experiência negativa para o jogador, mas uma equipe de players controlados por inteligência artificial superou este problema. Eles ficaram tão bons em Dota 2, que conseguiram derrotar uma equipe profissional do game. Duas vezes seguidas indo para quase uma terceira.

A mágica por trás desta inteligência artificial está nas mãos da equipe OpenAI Five, que fez com que cada dia de treino correspondesse a 180 anos de experiência acumulada no game. Os personagens controlados pelo computador aprenderam as técnicas do jogo e dos humanos de forma autônoma e apenas alguns pontos foram ajustados para ajudar no desempenho da IA.

Um deles foi a limitação da quantidade de heróis que cada um pode escolher, baixando dos mais de 100 disponíveis para apenas 18 selecionáveis. Mesmo com uma simplificação no número de personagens, pouco foi possível fazer para impedir a vitória em uma jogatina de melhor de três partidas.

Na primeira partida a equipe de humanos jogadores profissionais de Dota 2, Ben “Merlini” Wu, William “Blitz” Lee, Ioannis “Fogged” Lucas e David “MoonMeander” Tan, perdeu sem sequer derrubar uma torre dos adversários. Na segunda partida uma torre dos bots foi destruída e mesmo assim eles venceram. Na terceira e última chance, os humanos conseguiram vencer – de forma bastante apertada.

Esta não é a primeira vez que o OpenAI Five entra em um dos lados do campo. Os trabalhos de treinos começaram em maio deste ano, quando a equipe perdeu para amadores. No mês seguinte os bots já aprenderam o suficiente para vencer jogadores intermediários sem muitas dificuldades e, agora, foram capazes de derrotar uma equipe profissional conhecida no mundo do eSport.

O novo objetivo é de derrotar os melhores jogadores em um torneio internacional de 2018 do game. Com tanto aprendizado, francamente duvido que os bots não saiam vitoriosos da tentativa.

Com informações: The Verge.

Mais sobre: , ,