Início » Aplicativos e Software » Microsoft responde a críticas sobre processo de atualização do Windows 10

Microsoft responde a críticas sobre processo de atualização do Windows 10

Especialista enviou uma carta aberta a Satya Nadella, CEO da Microsoft

Felipe Ventura Por

O Windows 10 adota um modelo de atualizações constantes, com duas grandes versões sendo lançadas a cada ano. Dessa forma, é possível implementar recursos mais rápido; no entanto, isso vem causando tantos problemas que algumas empresas preferem atrasar updates.

Susan Bradley, que trabalha há 18 anos com gerenciamento de patches do Windows, enviou uma carta aberta ao CEO Satya Nadella e aos executivos Carlos Picoto e Scott Guthrie. Ela lista as várias dificuldades dos usuários ao instalar novas atualizações.

A resposta da Microsoft basicamente foi um ¯\_(ツ)_/¯.

Foto por comedynose/Flickr

Os problemas das atualizações

Bradley realizou uma pesquisa com cerca de 1.000 consultores e 800 consumidores em relação à sua experiência com atualizações do Windows 10.

Entre as reclamações mais comuns, temos que as atualizações:

  • causam bugs com o software já instalado;
  • fazem o sistema travar;
  • contêm recursos que a maioria de seus usuários não precisa;
  • sofrem falhas durante a instalação.

Entre os consultores, 64% estão insatisfeitos com o processo de atualização do Windows 10. Entre os consumidores, a proporção é semelhante. Ambos os grupos preferem que o sistema receba apenas uma nova versão por ano, ou a cada dois anos.

"A qualidade das atualizações lançadas no mês de julho, em particular, colocou os clientes em um dilema: instalar updates e ter problemas com aplicativos; ou não instalar e deixar suas máquinas sujeitas a ataques", escreve Bradley na carta aberta (leia aqui na íntegra).

A atualização às vezes causa falhas com software da própria Microsoft, como SharePoint, Exchange e Azure AD Connect. "Só no mês de julho de 2018, existem 47 boletins da Knowledge Base com problemas conhecidos."

Um dos motivos é a falta de testes. Quando Satya Nadella assumiu o posto de CEO, uma de suas principais decisões foi mudar a forma como o software é feito dentro da Microsoft.

Segundo o Petri.com, antes havia uma proporção 1:1 entre desenvolvedores e testadores de código, que verificavam estabilidade e bugs. Com Nadella, adotou-se a ideia de que os programadores deveriam ser totalmente responsáveis ​​por seu próprio código. Isso permite lançar software com mais rapidez, às vezes com qualidade menor.

O programa Insider oferece uma enorme base de testadores voluntários do Windows 10. No entanto, Bradley diz que isso não é suficiente para detectar problemas. "Quando os próprios produtos da Microsoft quebram com as atualizações, fica claro que os processos atuais de teste não são bons o bastante."

Ela cita outras dores de cabeça, como a falta de documentação básica para códigos de erro, e explicações incorretas sobre patches de segurança. "As mudanças no processo de atualização tiveram um grande impacto na manutenção e no gerenciamento do Windows 10."

Foto por Eric Li/Flickr

A resposta da Microsoft: "atualizações podem ser vitais"

A carta de Bradley recebeu uma resposta; não dos executivos da Microsoft, e sim de um gerente de atendimento ao cliente. Basicamente, a empresa dá a entender que não vai fazer nada a respeito:

Sua carta indica claramente as preocupações que você tem com a qualidade e o timing das atualizações da Microsoft. Eu gostaria de acrescentar que, com o Windows 10, a empresa decidiu ser mais proativa. Sempre foi assim que mantivemos as versões comerciais do Windows no mercado atual.

Há também as correções de bugs. Essas atualizações podem ser vitais. O ambiente de software do Windows e seu hardware associado é incrivelmente complexo. Quando esses bugs são corrigidos, updates precisam ser emitidos para levá-las aos usuários. Você quer que essas atualizações garantam que tudo funcione conforme o esperado.

O Windows 10 é muito diferente das versões anteriores do Windows. Elas consistiam em um único produto que era atualizado ao longo do tempo. O Windows 10 consiste inteiramente em uma instalação básica e atualizações fluidas. Elas não são complementos para se escolher, mas fazem parte do sistema operacional.

O gerente de atendimento ao cliente termina a resposta com um link para o Hub de Feedback, algo que Bradley obviamente já conhecia, "para compartilhar suas sugestões ou comentários sobre problemas com produtos Windows".

Ela postou uma reclamação sobre a qualidade dos patches no Hub de Feedback há três meses, dizendo:

Nós deveríamos ter confiança no processo de atualização para instalar updates na semana em que saírem, sem exigir que todos nós esperemos para ver quais problemas surgem. Nós, a comunidade de gerenciamento de patches, seus clientes, perdemos a confiança nos seus processos.

A Microsoft vem ampliando os esforços de convencer empresas a migrar do Windows 7 para o Windows 10. Uma melhora nos processos de atualização talvez ajudasse nisso.

Com informações: Bleeping Computer, Computerworld, gHacks.

Mais sobre: ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Daniel Rios
Bosta é vc que tem preconceito e fica comentando besteira na internet...
Reginaldo Farias
Tudo menos Travalinux.
Reginaldo Farias
N00b.
Reginaldo Farias
Ninguém te perguntou.
Reginaldo Farias
Travalinux é uma b0st4.
Reginaldo Farias
Azar o seu.
Reginaldo Farias
5) Pare de usar drogas.
Marcelo Muniz
Nojenta essa nova postura da Microsoft. Saudades dos tempos do tio Bill...
Felipe Cardoso
Teu HD que tá suado pra isso acontecer kkk
Geraldo Lopes
Gente, se eu contar uma coisa para vocês, prometem não xingarem? Estou com a 1ª versão estável do Windows 10 até hoje, funcionando redondinha. Logo que saiu a versão final do Windows 10, em julho de 2015, baixei um ISO e fiz uma instalação limpa na minha máquina. Como sempre gostei de controlar as atualizações do Windows (selecionar quais e quando instalar), travei o Windows update e passei observar as reações quanto às atualizações da Microsoft. Nesse meio tempo muitos amigos tiveram inúmeros problemas com seus Windows devido a atualizações, como travamentos, drivers que pararam de funcionar, lentidão, atualização naquela hora mais indevida e até tela azul. Como a minha máquina vem funcionado bem, muito bem obrigado, fui adiando, adiando, até hoje completando três anos de perfeito funcionamento. NUNCA travou, NUNCA deu problema com drivers ou softwares de terceiros (inclusive jogos), NUNCA deu tela azul e continua rápido como no dia que foi instalado. Inclusive tenho uma ISO do Windows 10 LTSB esperando para instalar se o velho e bom Windows pifar, mas o danado vem funcionado tão bem que está virando um membro da família. Enquanto isso, vou adiando, adiando... https://uploads.disquscdn.c...
paulo yan
Sério? Vi muita gente dizer que por conta dos efeitos visuais, blur etc... é preciso uma máquina no mínimo decente pra rodar bem. Eu fiquei louco pra testar pq achei muito bonita, mas fiquei com esse medo...
ochateador
Vai nas configurações de rede, seleciona rede que voce está usando e marca ela como limitada.Já reduz as atualizações :D
Kodos Otros
Nada! É a mais leve que já testei até hoje!
paulo yan
A Deepin é muito pesada não?
Eliézer José Lonczynski
Já tem mais de ano que tenho que parar minha vida pro Windows instalar updates, e são aqueles patchs não os grandes. O Windows já trava logo após ligar e fica 01 até 02 horas assim.. https://uploads.disquscdn.c...
ochateador
Por via das dúvidas eu instalo tudo o que aparece no WSUS, primeiro os mais antigos e depois vou instalando os mais novos e sempre em pacotes pequenos (de até 20 atualizações de cada vez).Mas sendo macaco velho na arte de lidar com a MS eu sempre espero 12 ou 18 meses para liberar as atualizações, isso ajuda a evitar muitos problemas.
Daniel Rios
Concordo que as vezes a pessoa não tem se quer a opção de migrar, porque não tem um programa, mas as pessoas têm muito preconceito sim, infelizmente essa é a verdade, as pessoas não podem ouvir a palavra "Linux", que já falam que é ruim...
Fernando Val
Sim, dá. Mas leia todo o meu comentário e não pare quando ler a palavra Torrent.Eu tentei baixar de alguns espelhos (mirrors, como você prefere) e, a estimativa de conclusão do download dizia sempre que seria de 1 dia. Eu não tinha esse tempo para esperar. Fiquei nessa rotina de "cancela e tenta de outro mirror" por umas 5 vezes antes de desistir.Mas não me pergunte o motivo do download dos repositórios espelhos do Mint serem tão lentos.
Luck
usa o OOSU10 ele desativa os updates :D
Baio-kun
"Satia Nadella desde que entrou na Microsoft só faz merda"A empresa ta valendo mais do que nunca e isso é considerado como "só faz merda". Diga-me então, caro comentarista, quais são suas conquistas que fazem com que as de Nadella sejam consideradas como "merda".
Catena's Beauty Atelier
EXATO!!!!!!!!!!!!! Patch de segurança que depende de outro patch (que as vezes nem é de segurança) pra funcionar é foda... o WSUS podia avisar, né? Maldito WSUS
Kodos Otros
Eu acho muito boa e está sempre melhorando!
Marcelo Roder Ferreira
Mas da para baixar o Linux mint usando os mirros disponíveis no site do Linux mint também
Jair Dos Santos
Obrigado pela informação , nem sabia que o w10 era tão pesado assim ,tenho justamente 4 GB de ram.Pelo menos RAM sai mais em conta do que ssd
tuneman
Deepin é muito boa né? Acho que encontrei a disto perfeita. Hehe
EmpreiteiraAlesandra Ale Pace
Windows 10 só tive problemas. Tive que reinstalar a versão antiga Windows 7. Muito melhor e não trav nunca
BlankStatement
não é questão de preconceito, mesmo que tenta migrar nem sempre pode.Se houvesse um periodo de tempo que todos programas que a pessoa precisa pra fazer o trabalho dela tivessem versão pra linux, mas ela ficasse com preconceito e não migrasse, depois se arrependesse (o windows ficasse essa bosta que tá) tentasse migrar mas os programas não tivessem mais versão pra linux (ou apenas versões desatualizadas) por falta de usuário, ai sim dava pra dizer que foi culpa da pessoa não ter migrado nunca.o problema é que para muitos, nunca houve essa janela de tempo onde todos programas que ela precisa funcionassem no linux simultaneamente, então não é que a pessoa escolheu não migrar por preconceito ela se quer teve opção.
BlankStatement
se continuar com o HD em 100%, o HD vai pro espaço rapidinho...mas aparentemente isso é um bug e tem solução, pesquisa no google por bug hd 100%
Daniel Rios
Não é que a saída seja ou não ir pro Linux, ir pro Linux é uma das saídas, outra é ir pra Apple, outra é continuar desatualizado com um sistema de 2009, mas na maioria das vezes vc vai ter que continuar no Windows, porque as vezes é obrigatório pra usar um programa que vc quer ou precisa...
BlankStatement
nem, não tinha como competir com o android e a nuvem tá dando mais dinheiro que o desktop então vão continuar focando nela
Daniel Rios
Isso é castigo, ficam de preconceito com o Linux, ai as empresas não lançam os programas pra ele, e não tem outra opção, é obrigado a usar Windows porque o programa só tem pra ele, foi por isso que o Windows Phone morreu, mas o Linux não vai morrer não, porque se isso acontecer, já era a tecnologia, voltaremos a idade da pedra...
Diário do Motociclista
Só tenho a agradecer a Microsoft e as atualizações bugadas do Windows 10, graças a elas eu tomei coragem de migrar pro pinguim e não me arrependo em nenhum momento dessa decisão. Windows ao menos que melhore muito nunca mais eu volto pra ele.
I'm Chaos and Torment
Satia Nadella desde que entrou na Microsoft só faz merda, esse cara só quer saber de Projetos em Nuvens, Azure e sei la mais o que, foi graças a ele que o Windows Mobile morreu de vez.
Clint Moderno
Concordo. E na instalação dos Windows sempre vieram pacotes de drivers de diversos fabricantes, e funcionava. É só repetir a dose, oras.
Keaton
Com Nadella, adotou-se a ideia de que os programadores deveriam ser totalmente responsáveis ​​por seu próprio código. Isso permite lançar software com mais rapidez, às vezes com qualidade menor.Claro, os testers são os usuários que pagaram para ter um sistema funcional e que se explodam, né? Alguém enforca essa doida.
Raphael Souza
A criptografia do hd não é ativada por padrão por fazer parte do domínio. Ativaram por gpo, foi arte do administrador.
diego
Não.., ė por causa da memória mesmo parece um absurdo mais precisa de mais de 4 gigas de ram pra rodar liso,O uso 100% ė quando não tem memória suficiente e o HD começa a fazer a função da memória isso se chama paginação
Jair Dos Santos
Aqui também 100 % uso de disco, será que é pq não tenho SSD?
Fernando Val
Eu só senti falta de uma opção boa para um programa que eu uso. Há diversos programas que fazem a mesma coisa, mas nenhum tão bom e estável. Alguns são em Java e extremamente pesados. Outros em C++, mas travam aleatoriamente o que me irrita profundamente. Por sorte consegui instalar o programa e o utilizo via Wine. Fica 96%, mas ainda assim melhor que todos que experimentei.
Elen Tavares
Conversando com todos os.programadores que conheço, todos concordaram com a minha experiência junto ao Win 10: eu tenho um grande vírus de macro, mesclado com trojan e embutido um worm em um mesmo sistema operacional Desde q instalei em meu note, tenho conflitos ente S.O.WIN10 e os meus hardwares. Meu LOL par ou de rodar na ti na atualização, impedindo meu trabalho pedagógico com alguns alunos.A minha resposta para a Miccrosoft é: VTNC Pq eu quero o WIN 3.11. de volta.
anderson
Preciso desabafar. essa 17713 levou 20horas para instalar e depois disso só problemas! Loja de app,já era. Explorer, já era. Paciência, já era.
ochateador
E quando você vai pesquisar a causa do problema, descobre que para aquele patch de segurança funcionar corretamente era necessário instalar a atualização bugada que saiu 3 meses antes.
ochateador
Embora nas outras versões do windows, seja uma boa idéia ir em "programas > desativar recursos" e desmarcar tudo o que não usa. Já deixa o windows mais leve e diminui as brechas.
Gustavo Wiegand
Não quer atualização? Abra o gerenciador de redes, indique sua rede como "rede limitada" e seja feliz.
Valdo
O que fazer com HD perdido por que a atualização desencadeou um boot infinito que quase acaba com o computador?
I'm Chaos and Torment
Eu tinha largado o Windows 10 porque eu tinha uma maquina fraca, montei um Gamer principalmente para jogar obvio, e estou esperando chegar, acho que agora ele vai rodar "fluído" se não rodar meto o W7 :), eu odeio essas atualizações constantes e mesmo desativando permanente, elas se ativam misteriosamente.
I'm Chaos and Torment
KKKKKKKKKKKKKKKKK
I'm Chaos and Torment
Estou no mesmo barco.
Felipe Liʍa
Pois é! O "melhor S. O." para vc é aquele q vc ja esta acostumado a usar e tem os recursos que atende as suas necessidades. Eu uso dual boot Win10+Plasma no meu notebook. Uso mais o Plasma para navegar na internet e o Win10 qdo é pra trabalhar com MS Office! :D
diego
A 2 anos eu trabalhava tranquilamente com meu win10 em meu nootbook de 4g i3 etalHoje só passo raiva o win por si só está consumindo 3.6 GB de memória, acho um absurdo tá cada vez mais pesado, ao invés de otimizar tem muita coisa que não faz sentido.Sem contar o uso constante do disco em 100%
Lisa Su ✪
a cada att trazendo mais bugs.
Lauro Ramos
Se você perdeu meio expediente por falha de relação com o dominio, seu suporte é fraco.
Trovalds
Não é talvez. É uma meia dúzia de "não-sei-o-que-tem-na-cabeça" que fazem isso.
Veritas
Se você leu o comentário, Baidu instalado com sucesso!
Veritas
É uma porcaria e ponto final.
Bruno Tenório Souza
Já tentei migrar pro Linux várias vezes, mas sempre falta algum programa bom, sempre tem algum bug que irrita, e problemas com drive que não funcionavam ou quando funcionavam, era de forma porca, como o sinal do wifi que ficava baixo. No fim das contas acabo voltando.
Marcos Guilherme
"Menos é mais" me lembrou o Fogaça do Master Chef.
SUPREMA AUTORIDADE MÁXIMA
Esse Nadella é muito bobo, a Microsoft é boba, por que não contratam os especialistas especializados aqui dos comentários? Man a Microsoft está perdendo uma oportunidade única de consultar nossos #TechManja ashuashuashuashuashua
Rodrigo Martincic
Use Linux e seja feliz.
Thiago Moraes
Eu aprendi a desativar essas atualizacoes sozinho. Só iniciar o windows por um pendrive e renomear as pastas C:\Windows\SoftwareDistribution para SoftwareDistribution-OLD e criar um txt com o mesmo nome da pasta. Depois renomear a pasta C:\Windows\System32\catroot2 para catroot2-OLD e criar um txt com o mesmo nome dessa pasta e pronto Adeus perturbação de atualizações bugadas.
Elcobos
O que ela fará pra resolver o problema dos updates?
Leokosta
Minha placa mãe queimou e fiz a besteira de comprar o I7 8700. A microsoft é tão FDP que simplesmente cortou os updates do W7 só pq tenho um processador novo, mesmo tendo centenas de videos no youtube explicando que não precisavam fazer isso, e com métodos simples pra contornar. Nojenta essa prática pra fazer o usuário comprar outro windows 10, que foi criado exclusivamente pra mandar dados do usuário pra Microsoft , instalar app e jogos que não queremos sem concentimento e ficar pipocando propaganda na tela. Respeito aos consumidores passou longe. Dá até vontade de não pagar essa b***a e pegar versão pirata.
Alice Woodstock
Também acredito que poderiam ter versões específicas do windows, ou uma opção na hora da instalação. Embora isso seja uma faca de dois gumes como acontece com o linux que muitas pessoas acabam confusas sobre qual distribuição e muitos usuários de windows não querem nem mesmo pensar em uma escolha, querem instalar e deixar funcionando. Mas sinto falta de uma versão mais limpa pra rodar jogos. As ferramentas de jogos da Microsoft (windows store, modo gamer, barra do xbox) pra mim mais atrapalham do que ajudam, preferia um sistema bem limpo e instalar só o que eu preciso (como o Arch linux que só recomendo para entusiastas mas me atende bem).
Daniel
Pessoal vcs estão com problemas nesse W. Insider??? toda hora aparece o aviso para ativar a chave do sistema.
Fernando Val
Quando decidi pelo Ubuntu, estava entre ele e o Mint (Cinamon). Mas o Ubuntu me deu uma facilidade que não achei no Mint: baixar uma ISO para gerar um pendrive de instalação em menos de 2h.O Mint só me dava opção de baixar por Torrent e sem um computador com SO instalado e cliente Torrent, não tinha como fazê-lo. Os espelhos contendo a ISO me davam uma estimativa de 1 dia para concluir o download (não me pergunte o motivo).Baixando a ISO do Ubuntu direto do servidor oficial levei 45 min.Lembrando que o Windows do meu computador estava fora de operação e eu estava usando-o através de um pendrive bootavel com uma versão mínima do Debian, só com shell, Links e wget (que por acaso eu tenho para emergências).
Danilo
4) PROFIT!
Danilo
Medo de positivar esse comentário e instalar o Baidu acidentalmente, mas é exatamente assim mesmo. Muito bom XD
Elisson
No meu trabalho tenho varias maquinas antigas ate mesmo dual core rodando de boa o windows 8.1 com 4gb de ram, mas tem 4 maquinas novas da Dell i3 7º geração com 4gb de ram com windows 10 original que veio e está uma carroça, demora uns 3 min para ligar, muito mais lento que os pcs antigos com win8.1 em tudo.
João
Também. Por isso q android tem aquele problema de "meu aparelho vai atualizar???", que é um saco. Não tem como ser tudo certinho com a variedade de aparelhos. Agora com o aumento do poder de tudo, vai diminuir os problemas.
Catena's Beauty Atelier
Wsus+instalar somente patches de segurança. Mesmo assim da pau...
Catena's Beauty Atelier
Talvez não impeça?
Trovalds
Lembrei de uma coisa minimamente curiosa aqui: a pessoa optar pelo Insider (ser tester da MS) e desligar tudo relacionado a telemetria. Como é que a MS vai monitorar e corrigir problemas se a pessoa impede explicitamente?
dfro
O problema não é as atualizações e sim o que elas causam em alguns computadores.Perda do sistema, não reconhece hd, além da demora que que deixa o usuário muito tempo sem poder fazer nada.
Edmar Tintino Vencer
Prá mim o melhor dos windows lançado é o windows 8.1, não me dar dor de cabeça, trabalho com ele a muito tempo em minha lan house sem problemas.
Julio
Já desisti do Windows 10 faz tempo. Voltei pro Windows 7 e tenho um sistema bastante estável.
Elisson
Por isso só uso windows 8.1, bem melhor que essa porcaria de 10 que só da dor de cabeça.
grande_dino_2
Respeito!Eu tenho um Lumia!Mentira. Eu tinha. Eu gostava dele. :(
grande_dino_2
Se você criou uma partição pro /root e uma separada pro /home você deve conseguir migrar pra outras distros baseadas em Ubuntu sem grandes problemas.
Kodos Otros
Troca seu Galaxy Y!
Renan Gueiros
Esse negócio da atualização praticamente forçada é osso! Poderiam separar as atualizações em duas categorias, as de segurança e as de recursos, sendo a primeira obrigatória e a segunda a escolha do usuário, e dois updates por anos acho meio forçado também, um tava de com tamanho.
grande_dino_2
Mas iPhone é melhor! :D
Kodos Otros
Ele deve usar um Macbook.
Kodos Otros
Mas no início é assim, o ideal é testar algumas. Mas se logo de primeira se deu bem, deixa dolar.Acho que o ideal é testar as seguintes;Deepin (pra mim a melhor)UbuntuKDE Neon
Kodos Otros
Mas isso é possível. Um exemplo corriqueiro é quando as pessoas querem comprar um celular Android, você indica um bom, aí a pessoa acha caro e compra um de 300 reais e depois fala que Android não presta e compra um iPhone de 3000. Aí o iPhone é muito melhor.
Nellson
Eu gostaria de poder escolher :)
Nellson
Eu gostaria de poder escolher essa #erda
teo venier
"descentralização de hardware e os leigos fuxicando lasca tudo" vc esta falando isso referente ao Android né? Pq esse sistema roda em casa coisa q sai da china....
thejorsias
Deixa o cara testar o negócio primeiro kkkkkAté penso em testar o linux um dia, mas toda vez que vou atrás de informações encontro pessoas como você cagando distro na minha cara. Assim fica complicado tentar qualquer coisa.Não é nada pessoal, só aproveitei a oportunidade para fazer um comentário.
Denise
Ela está certíssima, está uma porcaria. Esse infeliz que respondeu aposto que nem usa e nem sabe o que está falando Está uma porcaria, arruma isso que dói menos viu dona Microsoft
Rayzer
Desculpe a franqueza, mas essa situação de update do Windows 10 é um cu! Trabalho com usuários domésticos e pequenas empresas, e passo raiva com essas situações de atualizações e sistema mal otimizado, imagina como deve ser com uma empresa grande. Windows como serviço, sinceramente, não está legal não 😪
Monclar Soares
O windows só é bom mesmo para quem não consegue nenhum opcional de programas dentro do Linux. Eu que só utilizo o computador para internet e jogos não saio do windows por essa razão. Se o Linux tivesse os mesmos jogos que hoje eu tenho no windows perdia mais meu tempo. Para programadores com certeza o Linux é a melhor solução.
Felipe Liʍa
seris muito bom se tivesse so updates de segurança!!!
Felipe Liʍa
os KDE estao bons! testa o Plasma!
João
Né. Nos smartphones o povo implora por updates. Acho q o windows sempre quis isso tb, só que a descentralização de hardware e os leigos fuxicando lasca tudo.
João
Enquanto o povo fica chorando, Bill e Ballmer tão rindo com os bilhões na conta.
Baidu feat MC Brinquedo
Dilema das atualizações:Windows: MEU DEEEEEEEEUS, DE NOVO?Linux: Legal, um update.Android: Meu DEEEEEEEEUS, nem acredito que meu Moto G4 Plus ganhou um update.Apple: Instalar mais tarde.
Marcus Araújo
Talvez, só talvez, se a própria atualização não saísse deletando os drivers corretamente instalados e atualizados para instalar drivers bugados e defasados do próprio WU, isso quando não instala driver de outra fabricante não correspondente, as coisas não chegassem a esse ponto.Mas vai saber, né... O processo de atualização do Windows 10 é surreal de tão remendado que é. Erros nesses casos são consequência da atualização mal feita que o software faz.No mais, quando ouço falar em Windows 10 e update, só lembro desta imagem:https://uploads.disquscdn.c...
Thiago dos Santos Nunes
Sim. Só que hoje está bem pior e é mais que necessário este cuidado. Uma pena. Antes era recomendável, agora é necessário.
Daniel
Windows 7 rodando firme e forte aqui, atualizo mensalmente, e não a qualquer hora como 10....
Abraão Caldas
Como fazer o windows em três passos:1) Demite os testadores2) Deixa os usuários testarem na vida real3) ¯\_(ツ)_/¯
Exibir mais comentários