Início » Computador » Samsung prepara SSD rápido de 4 TB para usuários finais

Samsung prepara SSD rápido de 4 TB para usuários finais

Novo SSD da Samsung chega até o fim do ano em versões com até 4 TB e terá como base chips QLC NAND, que armazenam mais bits por célula.

Emerson Alecrim Por

SSDs com 4 TB de capacidade ou mais já existem, só que, normalmente, são direcionados a servidores ou aplicações profissionais. Mas a Samsung tem novidades para nós, meros mortais: a companhia vai lançar SSDs com até 4 TB para uso doméstico. Mérito do QLC NAND, novo tipo de chip para armazenamento de dados.

A Samsung não é a primeira companhia a anunciar SSDs formados com chips QLC NAND. Só para você ter ideia, em maio, a Micron anunciou a linha 5210 ION, que conta com modelos com até 7,68 TB baseados nesse padrão. Mas, adivinha? Sim, esses SSDs são para uso corporativo.

Ainda há algum mistério com relação aos novos SSDs da Samsung. Não está claro, por exemplo, quais nomes eles receberão. Mas a companhia afirma que já iniciou a produção em massa de unidades baseadas em QLC NAND.

SSD Samsung

O que esse tal de QLC tem diferente? Basicamente, armazena mais dados. Hoje, temos quatro tipos de células de memória NAND, com o QLC aparecendo como o mais recente. A quantidade de bits armazenados por célula é o que diferencia os quatro padrões:

  • SLC: 1 bit por célula;
  • MLC: 2 bits;
  • TLC: 3 bits;
  • QLC: 4 bits.

Com mais bits por células, aumenta-se a capacidade de armazenamento do SSD sem, no entanto, que a unidade tenha que ter dimensões físicas maiores. A Samsung explica que cada um dos seus chips terá 64 camadas de células QLC, totalizando 1 terabit de capacidade de armazenamento (128 GB).

Mas tem um problema. Chips QLC são mais delicados, digamos assim, e podem se degradar mais rapidamente, afetando o tempo de vida útil e o desempenho. Sem entrar em detalhes, a Samsung afirma que vai resolver esses problemas usando tecnologias como a TurboWrite (para escrita de dados mais rápida) e técnicas mais sofisticadas de fabricação.

De fato, as velocidades prometidas correspondem aos padrões atuais. A Samsung fala em taxa de leitura sequencial de dados de até 540 MB/s (megabytes por segundo) e 520 MB/s na escrita sequencial.

Os novos SSDs da Samsung serão lançados até o fim do ano em versões com 1 TB, 2 TB e, como já dito, 4 TB. Todas terão formato de 2,5 polegadas com interface SATA. A companhia também promete modelos com padrão M.2. Ainda não há informações sobre preços.

Com informações: Tom's Hardware.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Fabio P

Em algumas matérias, fala-se que o preço vai cair. Alguém tem alguma ideia de quanto? Pois quero comprar um ssd, mas se for ter que esperar até o final do ano e aparecer algo com no máximo 5%(proporcionalmente) de diferença no preço, eu não esperaria, compraria hoje um menor que já supriria minha necessidade.

Daniel Apenas Anormal

Um bom vendedor aproveita as oportunidades...

Daniel Apenas Anormal

Vou ter que vender minha família :(

HenryS

299,00 por célula QLC ne?(nem sei o que é isso...hehehe)

João

Os HDs demoraram para ficar em conta também, uns 20 anos no mínimo.

Higor Guedes

Eles nem menciona o preço kkkk

Crock, o Dillo

Um dia, quando eu for dono da amazônia eu compro

Wellington Gabriel de Borba

Já disse e repito, só me chamem no dia que a reportagem for "Grande fabricantes de memória desenvolve tecnologia SSD que reduz o preço final em 50%"

Andre Luiz

kkkkkkkkkkkk

Doug

Deixe o cu da creuza f

DogMan

A triste constatação é que nós brasileiros só vemos essas notícias como cachorro vendo o frango na padaria, se for adquirir estes itens de forma legal, não teremos rins pra custear o valor pornográfico que é cobrado...

Hugo Piovesan

Me chamem quando o preço das memórias RAM abaixar. Até porque a samsung (e várias outras) estão sendo investigadas por inflar o preço das memórias...

Renan Alves

vc é um rapaz esperançoso.

Renan Alves

pra ficar mais facil entender eles deveriam trocar o R$ por rins, tipo, um ssd de 2T custa um rim e meio

Sergio Rasa

Só nós brasileiros pagamos a extorsão de 60% para o Governo para adquirirmos esses itens .Viva a muamba !! Caso contrario vc nunca vai comprar nada .

Exibir mais comentários