Samsung prepara SSD rápido de 4 TB para usuários finais

Novo SSD da Samsung chega até o fim do ano em versões com até 4 TB e terá como base chips QLC NAND, que armazenam mais bits por célula.

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
SSD Samsung

SSDs com 4 TB de capacidade ou mais já existem, só que, normalmente, são direcionados a servidores ou aplicações profissionais. Mas a Samsung tem novidades para nós, meros mortais: a companhia vai lançar SSDs com até 4 TB para uso doméstico. Mérito do QLC NAND, novo tipo de chip para armazenamento de dados.

A Samsung não é a primeira companhia a anunciar SSDs formados com chips QLC NAND. Só para você ter ideia, em maio, a Micron anunciou a linha 5210 ION, que conta com modelos com até 7,68 TB baseados nesse padrão. Mas, adivinha? Sim, esses SSDs são para uso corporativo.

Ainda há algum mistério com relação aos novos SSDs da Samsung. Não está claro, por exemplo, quais nomes eles receberão. Mas a companhia afirma que já iniciou a produção em massa de unidades baseadas em QLC NAND.

O que esse tal de QLC tem diferente? Basicamente, armazena mais dados. Hoje, temos quatro tipos de células de memória NAND, com o QLC aparecendo como o mais recente. A quantidade de bits armazenados por célula é o que diferencia os quatro padrões:

  • SLC: 1 bit por célula;
  • MLC: 2 bits;
  • TLC: 3 bits;
  • QLC: 4 bits.

Com mais bits por células, aumenta-se a capacidade de armazenamento do SSD sem, no entanto, que a unidade tenha que ter dimensões físicas maiores. A Samsung explica que cada um dos seus chips terá 64 camadas de células QLC, totalizando 1 terabit de capacidade de armazenamento (128 GB).

Mas tem um problema. Chips QLC são mais delicados, digamos assim, e podem se degradar mais rapidamente, afetando o tempo de vida útil e o desempenho. Sem entrar em detalhes, a Samsung afirma que vai resolver esses problemas usando tecnologias como a TurboWrite (para escrita de dados mais rápida) e técnicas mais sofisticadas de fabricação.

De fato, as velocidades prometidas correspondem aos padrões atuais. A Samsung fala em taxa de leitura sequencial de dados de até 540 MB/s (megabytes por segundo) e 520 MB/s na escrita sequencial.

Os novos SSDs da Samsung serão lançados até o fim do ano em versões com 1 TB, 2 TB e, como já dito, 4 TB. Todas terão formato de 2,5 polegadas com interface SATA. A companhia também promete modelos com padrão M.2. Ainda não há informações sobre preços.

Com informações: Tom’s Hardware.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados