Início » Aplicativos e Software » Como rastrear um celular Samsung Galaxy roubado ou perdido

Como rastrear um celular Samsung Galaxy roubado ou perdido

Samsung permite rastrear um celular Galaxy mesmo se ele estiver offline; saiba como localizar o smartphone perdido ou roubado

Lucas Lima Por

Se um telefone está perdido ou foi roubado, há vários procedimentos que podem ser feitos para tentar reaver o smartphone ou proteger as informações contidas nele, desde bloquear remotamente ou apagar todos os dados. Google e Samsung têm suas próprias formas de ajudar a localizar um dispositivo. Esse artigo focará nos aparelhos da fabricante sul-coreana: saiba como rastrear um celular Samsung Galaxy.

Rastrear celular Samsung Galaxy (Imagem: Jean Prado/Tecnoblog)

Rastrear celular Samsung Galaxy (Imagem: Jean Prado/Tecnoblog)

Como rastrear um celular Galaxy pela conta Samsung

Importante ressaltar que, para poder rastrear o aparelho pela internet, a opção deve estar ativada no telefone. Isso exige que uma conta Samsung seja vinculada ao Galaxy e que a opção “Buscar meu telefone”, dentro das configurações de Segurança, esteja habilitada. Depois, o aparelho pode ser localizado.

  1. Acesse findmymobile.samsung.com e faça login com sua conta Samsung;
  2. Na lateral esquerda, selecione o celular que deseja rastrear, se houver mais de um na mesma conta;
  3. Aguarde que o mapa seja carregado.
Find My Mobile permite rastrear um celular Samsung perdido ou roubado (Imagem: Reprodução/Samsung)

Find My Mobile permite rastrear um celular Samsung perdido ou roubado (Imagem: Reprodução/Samsung)

Se o telefone não estiver conectado à internet, será informada a última localização até o momento que ele foi desconectado. Caso o celular esteja em movimento e ainda com uma conexão disponível, seja por Wi-Fi ou rede móvel, a localização será registrada a cada 15 minutos. A partir disso, é possível acionar algumas funções no Find My Mobile:

  • Rastrear localização:
    Faz com que o celular Samsung seja rastreado em tempo real, essa função ficará ativada até ser desligada ou a bateria acabar;
  • Toque:
    O aparelho tocará por um minuto em volume máximo, mesmo se estiver no modo silencioso;
  • Bloquear:
    Permite bloquear remotamente o aparelho e impedir outra pessoa de desligá-lo. Também permite configurar um recado na tela de bloqueio com informações de contato;
  • Rastrear localização:
    Cria um histórico de localização do telefone a cada 15 minutos;
  • Apagar dados:
    Exclui todas as informações e dados do telefone e do Samsung Pay. A conta Google usada na configuração inicial será exigida para usar o telefone;
  • Backup:
    Aciona o backup dos dados na nuvem;
  • Recuperar mensagens e chamadas:
    Recupera as últimas 50 mensagens e chamadas, para saber se o aparelho está sendo usado por estranhos;
  • Prolongar duração da bateria:
    Desativa alguns recursos para prolongar a duração da bateria a fim de manter ele ligado por mais tempo.

Como rastrear se o celular Samsung está offline

Esse recurso pode ser usado em smartphones Galaxy com Android 8 ou superior e pessoas que tenham outro aparelho Galaxy além do celular. Nesse caso, o rastreamento é feito enviando sinais Bluetooth para outros aparelhos Samsung próximos, até encontrar o telefone perdido, mesmo que esteja sem conexão com a internet, ou seja, offline.

Para usar esse método de rastreio, é preciso acessar o aplicativo SmartThings e abrir o complemento SmartThings Find. É assim que funciona também a Galaxy SmartTag da Samsung.

Como rastrear celular Samsung Galaxy com conta Google

Caso não tenha configurado uma conta Samsung no Galaxy, resta recorrer à ferramenta do Google para tentar rastrear o celular. Tão simples quanto o método anterior, basta fazer login com a conta Google usada na configuração do aparelho em android.com/find e localizar o telefone.

Contudo, da mesma forma que o método anterior, essa opção precisa estar ativada nas configurações. Como se trata de um processo também feito na primeira configuração, é bem provável que já esteja ativa. O recurso “Encontre Meu Dispositivo” do Google fica dentro das configurações do aparelho, no menu “Google > Segurança”.

Google Encontre Meu Dispositivo também permite rastrear um celular perdido (Imagem: Reprodução/Google)

Google Encontre Meu Dispositivo também permite rastrear um celular perdido (Imagem: Reprodução/Google)

Nessa ferramenta do Google, as opções são mais limitadas e exigem que o aplicativo “Encontre Meu Dispositivo do Google” esteja instalado e configurado. Só é possível, além de ver a localização:

  • Reproduzir som:
    Faz o aparelho tocar um som bem alto por cinco minutos, mesmo se ele estiver em modo silencioso;
  • Bloquear:
    Define uma senha para o dispositivo até ele ser encontrado;
  • Limpar:
    quando não há mais esperanças de encontrar o aparelho e você quer apagar o conteúdo. Depois de utilizar esta opção, não será mais possível localizá-lo pelo Gerenciador de Dispositivos.

Comentários

Envie uma pergunta