Início » Telecomunicações » TIM e Claro também querem comprar a Nextel

TIM e Claro também querem comprar a Nextel

Para que esse negócio possa acontecer, é necessário mudar uma regra da Anatel

Felipe Ventura Por

A Nextel está atraindo o interesse de outras operadoras: ela vem aumentando sua base de clientes, mas os prejuízos continuam. Sabíamos que a Vivo cogitava adquiri-la; desta vez, a TIM e a Claro se juntaram à lista.

Segundo a Reuters, TIM Participações e Claro querem comprar a Nextel. A Telefônica/Vivo também está entre os interessados. A NII Holdings, dona da operadora, espera receber propostas de aquisição em setembro.

Para que esse negócio possa acontecer, é necessário mudar uma regra da Anatel. Trata-se do “spectrum cap”, ou seja, o limite máximo de espectro que uma operadora pode deter.

Basicamente, se a TIM ou a Vivo comprassem a Nextel, elas estourariam o limite máximo de espectro nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Pelas regras atuais, elas precisariam abrir mão de faixas de frequência, o que não seria muito vantajoso.

A Anatel vem estudando aumentar o “spectrum cap” para cada operadora, o que viabilizaria a aquisição da Nextel. No entanto, como explica o TeleSíntese, esse processo deve demorar.

A agência fez uma consulta pública sobre o assunto, que agora está sob análise na área técnica. A proposta deverá ser encaminhada à Advocacia Geral da União e, se aprovada, seguirá para votação no conselho diretor.

Enquanto isso, a NII Holdings pretende arrecadar US$ 75 milhões em títulos conversíveis para se manter. “Como não há garantias de que a proposta regulatória saia, estamos buscando outras alternativas estratégicas”, disse Roberto Rittes, CEO da Nextel Brasil, ao divulgar os resultados financeiros da empresa.

A Nextel teve prejuízo de US$ 98,8 milhões no segundo trimestre. Sua base de clientes é de 3,1 milhões de usuários. Ela vem aumentando aos poucos, porém ainda é menor que há um ano (3,4 milhões) — sua rede iDEN de rádio foi desligada nesse meio-tempo.

Com informações: Reuters, TeleSíntese.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Thiago Mocci

Comentário super sensato. A Porto tem uma das operadoras mais elogiadas como MVNO da Tim, veja só. Se ela tivesse uma operadora própria então, seria excelente.

Erick

Algar comprar a Nextel: é a chance da Algar para crescer....

CTH

E o cartel fica cada vez mais forte.

Diego

Algar possui recursos para comprar a oi?

Fábio Pandolpho

Olá amigos, a Nextel a qual se referem nos comentários e na matéria é aquela mesma que selecionava seus clientes? Será que os não aceitos estão fazendo falta agora?
Abraços

Leh Moon

pelo amor de deus..se comprarem a nextel o serviço vai ficar pessimo..ja nao basta a claro comprar a net e ferrar com tudo

Adair morais

verdade quer comprar pra não ter concorrência quem perde somos nós

Lucas Dantas

A Porto seguro poderia comprar pelo menos ela ia melhorar a rede e ainda expandir para fora do eixo-RIO-SP

Junkieboy

Sim, mas a Algar quer melhorar a infra da OI pra poder oferecer também. E aqui no Rio, a Nextel utiliza infra da Vivo no 4g, não sei se usa do 3g também. No começo do 4g da Nextel, aqui no Rio, aparecia Vivo no celular, quando estava no teste de 4g.

Jefferson Rodrigues

Era o que eu ia escrever! Imagina quando chegar a vez da OI.

Baio-kun

Se lesse a matéria ao invés do título veria que isso é justamente pra evitar a criação de um cartel.

Robert Oliveira

O modelo econômico fascista do Brasil se intrometer até em aquisições entre companhias. O correto é só não deixar ter cartéis, nada mais que isso. O resto e Livre Mercado. Mas, no Brasil, até pra respirar qualquer dia desses teremos que pedir autorização estatal.

Maxwel Belasco

Não saia negocio, pq senão vamos se lascar, pq a única empresa que facilita e pensa nos clientes é a nextel, já as outras só visam lucros...

Caleb Enyawbruce

Por isso eu só citei empresa gigantesca, percentente ao top 10 mundial, e com dinheiro pra encarar nosso mercado chegando com uma voadora de 4 patas, rs.

Junkieboy

Ela já foi pra outra operadora. Ela tinha que ligar pra Nextel ou ir em uma loja pra tirarem a cobrança. Mas no quarto mês ela foi pra outra operadora. O sinal era bom, mas a cobrança correta...

Exibir mais comentários