TIM e Claro também querem comprar a Nextel

Para que esse negócio possa acontecer, é necessário mudar uma regra da Anatel

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

A Nextel está atraindo o interesse de outras operadoras: ela vem aumentando sua base de clientes, mas os prejuízos continuam. Sabíamos que a Vivo cogitava adquiri-la; desta vez, a TIM e a Claro se juntaram à lista.

Segundo a Reuters, TIM Participações e Claro querem comprar a Nextel. A Telefônica/Vivo também está entre os interessados. A NII Holdings, dona da operadora, espera receber propostas de aquisição em setembro.

Para que esse negócio possa acontecer, é necessário mudar uma regra da Anatel. Trata-se do “spectrum cap”, ou seja, o limite máximo de espectro que uma operadora pode deter.

Basicamente, se a TIM ou a Vivo comprassem a Nextel, elas estourariam o limite máximo de espectro nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Pelas regras atuais, elas precisariam abrir mão de faixas de frequência, o que não seria muito vantajoso.

A Anatel vem estudando aumentar o “spectrum cap” para cada operadora, o que viabilizaria a aquisição da Nextel. No entanto, como explica o TeleSíntese, esse processo deve demorar.

A agência fez uma consulta pública sobre o assunto, que agora está sob análise na área técnica. A proposta deverá ser encaminhada à Advocacia Geral da União e, se aprovada, seguirá para votação no conselho diretor.

Enquanto isso, a NII Holdings pretende arrecadar US$ 75 milhões em títulos conversíveis para se manter. “Como não há garantias de que a proposta regulatória saia, estamos buscando outras alternativas estratégicas”, disse Roberto Rittes, CEO da Nextel Brasil, ao divulgar os resultados financeiros da empresa.

A Nextel teve prejuízo de US$ 98,8 milhões no segundo trimestre. Sua base de clientes é de 3,1 milhões de usuários. Ela vem aumentando aos poucos, porém ainda é menor que há um ano (3,4 milhões) — sua rede iDEN de rádio foi desligada nesse meio-tempo.

Com informações: Reuters, TeleSíntese.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados