Início » Telecomunicações » Claro e Vivo lideram ranking de velocidade em internet móvel

Claro e Vivo lideram ranking de velocidade em internet móvel

Elas superaram o desempenho de TIM, Oi e Nextel no relatório do Speedtest

Felipe Ventura Por

O Speedtest lançou um relatório com estatísticas sobre a internet móvel no Brasil. Além de informar a velocidade média de download e upload, o ranking traz as operadoras mais rápidas do país. Claro e Vivo estão na frente, superando o desempenho de TIM, Oi e Nextel.

A Claro recebeu o Speedtest Fastest Mobile Award por ser a operadora móvel com maior velocidade: 26,7 Mb/s de download e 9,2 Mb/s de upload, em média. A Vivo está em segundo lugar no ranking, seguida pela TIM.

Na lanterna, estão a Oi — que segue em processo de recuperação judicial — e a Nextel, cujos prejuízos podem levar à venda da empresa para concorrentes (incluindo Vivo ou Claro).

Este é o ranking completo:

  • Claro: 26,71 Mb/s de download, 9,20 Mb/s de upload
  • Vivo: 18,28 Mb/s de download, 7,79 Mb/s de upload
  • TIM: 14,77 Mb/s de download, 7,07 Mb/s de upload
  • Oi: 11,65 Mb/s de download, 5,14 Mb/s de upload
  • Nextel: 9,95 Mb/s de download, 5,10 Mb/s de upload

Esses dados foram obtidos pela Ookla a partir dos aplicativos do Speedtest para iOS e Android. Os 3.673.813 testes, realizados entre janeiro e junho de 2018, foram iniciados pelos próprios usuários. Somente as operadoras com mais de 3% de amostras são listadas.

No Brasil como um todo, a velocidade média da internet móvel é de 18,2 Mb/s para download, e 7,5 Mb/s para upload, com latência de 63 ms.

Isso não está muito distante da média mundial: 22,8 Mb/s no download e 9,1 Mb/s no upload. Estamos em 70º lugar entre 124 países no quesito banda larga móvel; Catar, Noruega e Emirados Árabes Unidos lideram a lista.

O Speedtest também vai divulgar um ranking sobre a banda larga fixa no Brasil, e adianta que a NET ficou em primeiro lugar. Ela é “a líder em velocidades de download em 20 das 27 unidades federais”. Saberemos mais detalhes em breve.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Jarbas Coqueiro

4g com agregação de frequência. Não é toda cidade que tem, e nem todo celular que suporta.

Jarbas Coqueiro

Tem 2 informações na materia, velocidade e ping.
Você incia falando sobre a primeira, a velocidade, ao dizer que a Vivo é mais rapida. Em seguida diz que a Tim teve mais estabilidade, ou seja, usou a segunda informação, o ping.

Leandro Ribeiro

Kkkkkkkkkkkk

Marcelopoli Poli

Eu que tenho chip da vivo e da Tim acho pelo menos no ES a Tim a internet é muito melhor não tem como comparar . A vivo até tem cobertura melhor de sinal no 3g pôr ter a frequência mais baixa ( o repetidor da aquário marca 800 mrz) mais a net e travada no 3g

johndoe1981

Pelo menos aqui em Fortaleza 4G da Tim tem muitos barros que às vezes nem conecta. Quando conecta, parece mais 3G nas velocidades em alguns locais.

Luis Fernando

114 Mbps foi o máximo que consegui na Tim. Print de um teste ontem.
httpss//uploads.disquscdn.com/image...

Jorge Luis

No final das contas o que importa mesmo para mim é se consigo assistir vídeos de youtube/netflix em todos os lugares. Se a internet é de 15 ou 100mbps tanto faz, desde que funcione em todos os lugares. No meu caso abrangência e constância vem na frente da intensidade.

Caleb Enyawbruce

Eu uso a Claro há anos e imaginei que estaria pelo menos no top 2. Meu problema é falta de sinal no metrô de SP (quase todas estações e trechos sem sinal ou com sinal mas sem conexão). Comuniquei via Twitter há um tempo atrás, falaram que encaminharam para a área responsável, mas até o momento nada mudou.

Carlos Alves

Sumpunhetamos que o backbone de São Paulo suporte um tráfego maior. Com isso não podemos ter a mesma velocidade numa região mais distante pois o mesmo é compartilhado por outras operadoras.

Diêgo Siqueira

Ficou fácil a Claro vencer a TIM infelizmente a operadora não investe em tecnologia, a TIM dominava o mercado aqui no Maranhão foi só a Claro chegar com seu 4G turbinado que o cenário mudou, aqui na minha casa o 4G Tim pega na sala e no quarto não, uma palhaçada.

Antonio Henrique

faço de suas palavras, minhas

Jarbas Coqueiro

Depende de onde você está o sinal de uma vai ser melhor que a de outra.
Considerando picos já vi 105 Mbps na Vivo, o limite para 20 Mhz de banda, mas isto pq eu estava do lado de uma antena.

Jarbas Coqueiro

Ping não mede a estabilidade da conexão, isto seria com o jitter, perda de pacote e desvio padrao na velocidade. A Anatel tem um app que avalia estes dados.
Eu uso uma média de 1gb de dados por dia na Vivo e nunca notei algum tipo de filtro ou redução de velocidade.

Dr. Yang

Que grosseria.

Dompetri

Porque o ranking não é baseado só no seu usuário.

Exibir mais comentários