Início » Telecomunicações » TIM e Oi são operadoras com mais reclamações na Anatel

TIM e Oi são operadoras com mais reclamações na Anatel

Anatel reúne reclamações em telefonia móvel, banda larga fixa e TV por assinatura

Felipe Ventura Por

A Anatel divulgou nesta quarta-feira (8) o ranking das operadoras com mais reclamações entre janeiro e junho de 2018. O número total de queixas caiu 15,6% em relação ao ano passado, mas segue alto — especialmente na TIM (telefonia móvel), Oi (banda larga fixa) e NET (TV por assinatura).

A telefonia móvel foi o serviço com maior número de queixas, totalizando 701 mil no semestre. No pré-pago, o principal motivo das reclamações foi “crédito pré-pago”; no caso do pós-pago, foi “cobrança”.

Anatel

A TIM foi a operadora mais reclamada; este é o ranking:

  • TIM: 280,1 mil
  • Claro: 147,7 mil
  • Vivo: 146,8 mil
  • Oi: 94,1 mil
  • Nextel: 30,5 mil

Enquanto isso, a telefonia fixa recebeu 337 mil reclamações; o principal motivo (41%) foi “cobrança”. Isso me parece bastante, dado que sua relevância vem diminuindo com a popularização dos celulares.

A Oi recebeu o maior número de queixas, à frente da NET e Vivo:

  • Oi: 171,1 mil
  • Vivo: 111,4 mil
  • NET: 41,8 mil

A banda larga fixa vem a seguir, com 247 mil reclamações. Aqui, o motivo mais reclamado foi “qualidade, funcionamento e reparo” (42%).

A Oi também “venceu” neste ranking, à frente de NET e Vivo:

  • Oi: 90 mil
  • Vivo: 71,5 mil
  • NET: 45 mil

Por fim, temos a TV por assinatura. Foram 195 mil reclamações no semestre, e o principal motivo foi “cobrança” (48%).

Aqui, houve um empate técnico: Sky e NET (oh oh) receberam o mesmo número de queixas.

  • NET: 70 mil
  • Sky: 70 mil
  • Claro: 20 mil
  • Vivo: 17 mil
  • Oi: 15,5 mil

De janeiro a junho, a Anatel recebeu 1,49 milhão de reclamações em seus canais de atendimento. É uma queda de 15,6% em relação ao mesmo período do ano passado. Houve menos queixas em todos os serviços, especialmente em TV por assinatura (-20%) e telefonia móvel (-17,5%).

A Anatel lembra que você pode fazer sua reclamação em diversos canais de atendimento: pelo site Fale Conosco, pelo app Anatel Consumidor, pelo telefone 1331 ou presencialmente na Sala do Cidadão. As operadoras têm que responder em até cinco dias úteis.

Com informações: Anatel, UOL Tecnologia.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Felipe Silva

Meu ultimo problema com a vivo foi em um pré-pago, liguei na central, anotei o protocolo, esperei certa de 15 minutos na linha e a ligação caiu, o que eu fiz foi ir direto na anatel e abrir uma reclamação.

PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

Arial 12 itálico
http://www.teleco.com.br/mshare.asp

Caleb Enyawbruce

O pior é que isso nao é nada fora da realidade. Já liguei pra outras empresas desses serviços concedidos pelo governo e ocorreu a mesma coisa. Nas vezes que ocorreu comigo ficou claro q não queriam atender. E pior: algumas vezes atenderam a ligação, porem deixaram no mudo (mais de uma vez seguida).

SNIPER KILL

A oi tem um pessimo serviço de internet, e quando vc liga pra reclamar, eles colocam uma musica de fundo e te deixa esperando ate vc desisti, ou pelo menos e assim que aparenta

Capitão Caverna

Não tenho facebook.

Renan Alves

tenho telefone fixo e só entro em contato com eles pela anatel, sempre que tentava a central só passava raiva, horas esperando ser atendido e quando atendem, não resolvem ou desligam na minha cara

Stevonnie
Fernando Val

Eu sou cliente Net e não acho o atendimento deles assim tão tranquilo. Vai depender muito sobre o que se está reclamando.

Não sou mais cliente Claro há alguns anos, então não posso falar sobre a atualidade. Mas sofri em 2013 quando portei de Tim para Claro. Foi uma portabilidade bem estressante. Cheguei a ficar uma semana sem telefone. Precisei ir a uma loja física própria, depois de 5 dias com o número inativo, e ainda assim levou mais 48 horas para eles se entenderem e ativarem meu contrato.

Só um adento: não sei se sou azarado e isso só acontece comigo. Mas todo técnico da Net que vem fazer algum serviço (quando necessário) é extremamente mal humorado, debochado ou de má vontade para fazer o serviço. Eu até desisti de reclamar do cabeamento mal feito.

Jhon

Fonte: eu acho

Caleb Enyawbruce

Posta isso no seu Facebook, se vc usar, que vai dar um baita debate. Lá é ideal pra isso.

Caleb Enyawbruce

Mas, repito, os dados não podem ser vistos sozinhos. O que é essa quantidade diante das demais operadoras? Foi exatamente por isso que usei o exemplo da Oi.

Capitão Caverna

EU tbm ahcava que não.
Mas nesse caso, acho que o PT estava certo.

Robert Rey

A vivo é a maior operadora da America do sul. E não. O pt não estava certo. Nunca esteve.

Robert Rey

São mais de 15 milhões de clientes, 5 vezes a população do Uruguai, que tem na Movistar sua maior operadora, com mais de 900 mil clientes. Não é de se desprezar

Jean Michel
Exibir mais comentários