A Anatel divulgou nesta quarta-feira (8) o ranking das operadoras com mais reclamações entre janeiro e junho de 2018. O número total de queixas caiu 15,6% em relação ao ano passado, mas segue alto — especialmente na TIM (telefonia móvel), Oi (banda larga fixa) e NET (TV por assinatura).
- As melhores operadoras de celular segundo pesquisa da Anatel
- As melhores operadoras de internet banda larga no Brasil
A telefonia móvel foi o serviço com maior número de queixas, totalizando 701 mil no semestre. No pré-pago, o principal motivo das reclamações foi “crédito pré-pago”; no caso do pós-pago, foi “cobrança”.
A TIM foi a operadora mais reclamada; este é o ranking:
- TIM: 280,1 mil
- Claro: 147,7 mil
- Vivo: 146,8 mil
- Oi: 94,1 mil
- Nextel: 30,5 mil
Enquanto isso, a telefonia fixa recebeu 337 mil reclamações; o principal motivo (41%) foi “cobrança”. Isso me parece bastante, dado que sua relevância vem diminuindo com a popularização dos celulares.
A Oi recebeu o maior número de queixas, à frente da NET e Vivo:
- Oi: 171,1 mil
- Vivo: 111,4 mil
- NET: 41,8 mil
A banda larga fixa vem a seguir, com 247 mil reclamações. Aqui, o motivo mais reclamado foi “qualidade, funcionamento e reparo” (42%).
A Oi também “venceu” neste ranking, à frente de NET e Vivo:
- Oi: 90 mil
- Vivo: 71,5 mil
- NET: 45 mil
Por fim, temos a TV por assinatura. Foram 195 mil reclamações no semestre, e o principal motivo foi “cobrança” (48%).
Aqui, houve um empate técnico: Sky e NET (oh oh) receberam o mesmo número de queixas.
- NET: 70 mil
- Sky: 70 mil
- Claro: 20 mil
- Vivo: 17 mil
- Oi: 15,5 mil
De janeiro a junho, a Anatel recebeu 1,49 milhão de reclamações em seus canais de atendimento. É uma queda de 15,6% em relação ao mesmo período do ano passado. Houve menos queixas em todos os serviços, especialmente em TV por assinatura (-20%) e telefonia móvel (-17,5%).
A Anatel lembra que você pode fazer sua reclamação em diversos canais de atendimento: pelo site Fale Conosco, pelo app Anatel Consumidor, pelo telefone 1331 ou presencialmente na Sala do Cidadão. As operadoras têm que responder em até cinco dias úteis.
Com informações: Anatel, UOL Tecnologia.
Comentários
Envie uma perguntaOs mais notáveis
Meu ultimo problema com a vivo foi em um pré-pago, liguei na central, anotei o protocolo, esperei certa de 15 minutos na linha e a ligação caiu, o que eu fiz foi ir direto na anatel e abrir uma reclamação.
Arial 12 itálico
http://www.teleco.com.br/mshare.asp
O pior é que isso nao é nada fora da realidade. Já liguei pra outras empresas desses serviços concedidos pelo governo e ocorreu a mesma coisa. Nas vezes que ocorreu comigo ficou claro q não queriam atender. E pior: algumas vezes atenderam a ligação, porem deixaram no mudo (mais de uma vez seguida).
A oi tem um pessimo serviço de internet, e quando vc liga pra reclamar, eles colocam uma musica de fundo e te deixa esperando ate vc desisti, ou pelo menos e assim que aparenta
Não tenho facebook.
tenho telefone fixo e só entro em contato com eles pela anatel, sempre que tentava a central só passava raiva, horas esperando ser atendido e quando atendem, não resolvem ou desligam na minha cara
Eu sou cliente Net e não acho o atendimento deles assim tão tranquilo. Vai depender muito sobre o que se está reclamando.
Não sou mais cliente Claro há alguns anos, então não posso falar sobre a atualidade. Mas sofri em 2013 quando portei de Tim para Claro. Foi uma portabilidade bem estressante. Cheguei a ficar uma semana sem telefone. Precisei ir a uma loja física própria, depois de 5 dias com o número inativo, e ainda assim levou mais 48 horas para eles se entenderem e ativarem meu contrato.
Só um adento: não sei se sou azarado e isso só acontece comigo. Mas todo técnico da Net que vem fazer algum serviço (quando necessário) é extremamente mal humorado, debochado ou de má vontade para fazer o serviço. Eu até desisti de reclamar do cabeamento mal feito.
Fonte: eu acho
Posta isso no seu Facebook, se vc usar, que vai dar um baita debate. Lá é ideal pra isso.
Mas, repito, os dados não podem ser vistos sozinhos. O que é essa quantidade diante das demais operadoras? Foi exatamente por isso que usei o exemplo da Oi.
EU tbm ahcava que não.
Mas nesse caso, acho que o PT estava certo.
A vivo é a maior operadora da America do sul. E não. O pt não estava certo. Nunca esteve.
São mais de 15 milhões de clientes, 5 vezes a população do Uruguai, que tem na Movistar sua maior operadora, com mais de 900 mil clientes. Não é de se desprezar
http://www.teleco.com.br/ms...
Então quer dizer que o PT estava certo.
A Vivo "nao tem tantos usuarios"? Não só tem muitos, como é a maior disparada:
Fonte?
Exato, bem observado. A porcentagem resolveria isso.
Dúvidas:
1) Será que os clientes da Vivo conseguem registrar reclamações? O que mais vejo de meus amigos que são cliente da Vivo são reclamações sobre não conseguir ser atendido pelo SAC deles.
2) Será que os cliente da Claro conseguem registrar reclamações? Tenho visto muitos amigos meus que são clientes da Claro reclamando que ficam eternamente na espera e sequer conseguem falar com o SAC quando querem fazer uma reclamação, sendo jogados de um lado pro outro até desistirem.
Na telefonia móvel a Vivo tem o maior Market Share (32,02%) e menos reclamações que Tim e Claro. A TIM tem menos Market Share (24,06%) e mais reclamações que todas as outras.
Impossível, tá aí o povo fã do TIM BETA NET PLUS PLUS MAIS SPECIAL que não me deixa mentir sozinho.
Número de reclamações diretamente proporcional ao número de clientes.
A vivo é operadora de rico, por isso não tem tantos usuários e consequentemente, menos reclamações.
A Nextel também tem muitas reclamações considerando o número de usuários.
Dois lixos
Acho que é preciso olhar para os números considerando outros fatores, como a quantidade de clientes de cada uma. O ideal então seria ter também a porcentagem que representa o número de reclamações diante do número de clientes. Exemplo: certamente a Oi só não foi a mais reclamada da telefonia móvel porque é a que tem menos clientes (os poucos corajosos que ainda continuam lá).