Início » Celular » Facebook vai marcar anúncios políticos e indicar quem pagou por eles

Facebook vai marcar anúncios políticos e indicar quem pagou por eles

Campanhas com fins eleitorais serão marcadas como "Propaganda Eleitoral" no Facebook e exibirão CPF ou CNPJ do responsável

Emerson Alecrim Por

Com a proximidade das eleições no Brasil, o Facebook vem adotando medidas para tratar com mais transparência as campanhas políticas divulgadas na rede social. Nesta quinta-feira (9), a companhia anunciou uma delas: vai marcar conteúdo político patrocinado e indicar quem está pagando por ele.

Mais precisamente, os anúncios com temática política deverão ter uma marcação na parte superior com os dizeres “Pago por” seguido do nome da entidade ou pessoa física responsável por promover aquele conteúdo na rede social.

Facebook - Propaganda eleitoral

Tem mais: se os anúncios forem marcados especificamente como eleitorais — fazem campanha direta para um candidato, por exemplo —, eles receberão a identificação “Propaganda Eleitoral”. O CPF ou CNPJ do responsável por promover anúncios desse tipo será informado junto à marcação.

Para veicular anúncios eleitorais na rede social, partidos políticos e candidatos deverão se registrar no Facebook e submeter documentos como número de CPF / CNPJ e comprovante de endereço para validação cadastral. Somente depois disso é que as campanhas serão liberadas.

Os anúncios autorizados começarão a ser veiculados em 16 de agosto. O Facebook disponibilizou esta página para registro e mais informações. A companhia também promete liberar uma “biblioteca de anúncios” que indicará gastos aproximados com propagandas eleitorais, o público-alvo destas e outras informações relacionadas.

Facebook - democracia

De acordo com o Facebook, o Brasil é o segundo país em que a rede social passa a sinalizar anúncios com fins políticos. O principal objetivo com as medidas de transparência é tornar o serviço um ambiente menos tóxico, por assim dizer, durante o período de campanha eleitoral.

Mas não é só por isso que as medidas foram criadas: elas estão conciliadas com um conjunto de regras do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Presumivelmente, as medidas também deverão ajudar o Facebook a evitar escândalos similares ao da Cambridge Analytica.

Vale relembrar que combater fake news faz parte desses esforços. Recentemente, o Facebook removeu da rede social 196 páginas e 87 perfis brasileiros acusados de disseminar notícias falsas.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Mendonza

Dessa vez vc acertou uma.

johndoe1981

Se eu pago impostos, tenho direito de reclamar sim da falta de segurança pública, independente de eu acompanhar ou não política. Até porque não precisa acompanhar política para saber que são quase todos ladrões que não vão garantir o retorno dos impostos na forma de prestação de serviços públicos de qualidade.

Nicolas_RS

Tu falou como quisesse bloquear qualquer coisa de politica! E não, se tu não se informa sobre a politica não tem direito a reclamar, já que dinheiro não é o problema, e sim leis que soltam o bandidos.

Lairton Gomes

eu nem reclamo muito dos impostos pois eu sonego todos que posso rsrs

johndoe1981

Achei legal que você parece saber da minha vida melhor do que eu próprio kkkk. Eu não acompanho política pelo Facebook, eu assisto jornal e leio notícias sobre o assunto nos sites tradicionais. Aliás, nem uso aquela [email protected] direito, só não quero ler o chorume que vai escorrer lá nesse período eleitoral e nem ter que ler comentários de disputa partidária lá, principalmente nos grupos que de vez em nunca participo.

E independente de eu acompanhar ou não política, eu tenho direito sim de reclamar da violência e dos impostos abusivos que eu pago, afinal, adivinhe, eu pago impostos pra financiar a segurança pública.

Nicolas_RS

Isso ai mostra do que o Brasileiro é feito, ignorância pura, ai depois vai reclamar dos impostos e da falta de segurança.

Alisson Santos

Facebook já é chato em época de eleição por seus próprios usuários, imagine agora com cada um dos 500 candidatos a deputado por seu estado direcionando anúncios pra você.

🧙‍♂️ Mago Erudito® ᴾᴿᴱᴹᴵᵁᴹ

Bem capaz que o Facebook vai negar os R$ 1,7 bi do fundo partidário né?

Ninguém é trouxa!

johndoe1981

Ublock Origin no desktop e Adaway no Android vão fazer hora extra até as eleições rsrs. Aliás, existe alguma outra extensão para o Chrome como aquele que bloqueia qualquer menção ao BBB nas redes sociais? Em vez de BBB, queria bloquear "eleições", "política" ou "candidato".