Início » Jogos » O EmuParadise está (mais ou menos) morto

O EmuParadise está (mais ou menos) morto

André Fogaça Por

Se você já utilizou emulação em algum momento da vida, certamente conhece o site EmuParadise. Famoso desde o começo do século 21, o site acabou de matar toda a sua coleção de ROMs e isso pode ter ligação direta com a caça que a Nintendo vem fazendo aos repositórios de emulação.

Um mundo controverso de jogos retrô

Nascido pelas mãos de MasJ, quase que duas décadas atrás e com o objetivo de promover jogos retrô, o EmuParadise já sofreu com problemas relacionados a pirataria, mas aparentemente nenhuma ação foi para frente e virou problema de fato. Desde ontem (8), o site apenas exibe e distribui os emuladores, mas não conta mais com a imensa lista de jogos em ROMs.

Para você que não entendeu nada, vamos lá: uma das formas de jogar um game mais antigo é pela emulação, que é um programa de computador que faz as vezes do hardware e do software de um console. Os jogos são compartilhados em arquivos chamados de ROMs, que em alguns casos são bem pequenos, como acontece nos games de Super Nintendo e seus jogos de mais ou menos 5 MB – ou quase que o tamanho de uma música inteira em MP3.

Uma mensagem no próprio EmuParadise afirma que o risco de manter as ROMs disponíveis é alto demais para valer a pena o trabalho que dá deixar tudo funcionando.

“Não vale a pena para nós arriscarmos consequências potencialmente desastrosas. Eu não posso, em boa consciência, arriscar o futuro dos membros de nossa equipe que contribuíram para o site ao longo dos anos. Nós mantemos o EmuParadise pelo amor de jogos retrô e para você poder reviver esses bons momentos. Infelizmente, não é possível continuar de forma que todos fiquem contentes e nos mantenha longe de problemas,” comenta MasJ.

Além de manter os programas que rodam as ROMs, o site continuará com informações de milhares de jogos de várias plataformas diferentes, ainda dentro do objetivo de jogos retrô.

Soluções oficiais existem

Este é um momento complicado para os amantes de jogos antigos, já que a Nintendo não demonstra interesse em levar o Virtual Console para o Switch e que os lançamentos de coleções (como aconteceu com o Mega Man) são pontuais e de apenas alguns títulos.

SNES Classic Edition

SNES Classic Edition

Outras formas de jogar games mais antigos está nas mãos das próprias fabricantes, como a Nintendo quando lançou as versões compactas do Nintendinho e do Super Nintendo, ou das várias versões do Mega Drive com jogos na memória e até mesmo o Atari, que voltou recentemente pelas mãos da TecToy.

Fico imaginando como seria a vida com algo como um Spotify de games, com assinatura mensal e liberdade de jogar milhares de jogos do Nintendinho, Master System, Mega Drive, Atari, Super Nintendo e tantos outros.

Ainda há esperanças

No final do texto de despedida, MasJ comenta que a equipe está empenhada em manter o site funcionando e que há outros planos na mesa. Quem sabe é aquela ideia de streaming de jogos antigos, de forma legal e com assinatura?

Com informações: EmuParadise.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Diego F. Duarte

coolrooms e uns trackers ae

José Lopes

cita um exemplo então....

SonikkuPlay

tem um script que faz o emuparadise voltar ta funcionar

Garoto Gamer お墓に供る物を食

Isso não vai dá em nada depois tudo voltará a ser como era antes,assim como no Pirate Bay que já passou por isso também de sair do ar depois voltou.

Vitor Czigler

Pois é, fui hoje baixar uma ROM de Mortal Kombat Armageddon pra jogar com um amigo e acabei descobrindo isso, eu só baixava por esse site pois era mais seguro e não tem nenhum software que te obrigam a usar pra baixar a ROM, instalando bloatwares no seu computador e às vezes até vírus...

Gertrudes, a Lhama

Todos, todos não. Mas o Virtual Console de Wii pelo menos tinha a biblioteca quase completa do NES ao N64.

O Switch ainda não tem, mas já foi dito que quem assinar o online terá acesso a alguns jogos antigos com elementos online implementados.

Diego F. Duarte

tip: Tem o coolrom.com, ma ele n chega perto do gigantismo q era o emuparadise.

Trovalds

Hum. Não sabia que eles tinham emulação interna dos seus consoles antigos via online. Mas acredito que não alcance todos os games já lançados por conta de acordos com terceiros e etc. Confere isso?

Diogo

Dizem que se você tiver o jogo original (em fita), não é ilegal você manter uma ROM no PC como backup... dizem...

zoiuduu .

Tomara que demore muito pros jogos ficarem do tipo spotify, n é todo mundo que pode ficar gastando dinheiro com joguinho nao rsss

Gertrudes, a Lhama

Muita grana, pois ela (no Wii, Wii U, 3DS) vende os jogos por alguns dólares até hoje.

No Switch, vai liberar aos poucos pra quem assinar o Online dela, a partir de setembro.

Além, é claro, dos NES/SNES Mini

Molinex

PS1 tinha muita coisa. Foi um dos consoles que eu mais gostei de ter. Lembro que troquei um N64 novo, em um PS1, de locadora já todo zuado, e não me arrependi...

Meu PSP, teve uma morte horrivel, e desde então, emulo alguns games que gostava dele no ppsspp+retroarch

Djalma

Semana passada baixei uns jogos pro psx e converti pro psp. Jogos que eu joguei no saturno quando era guri e nem sabia qie tinha versão pro ps1.
Side pocket 3, hyper 3d pinball, nascar 98 e bomberman wars.
Comprei um saturno uns anos atrás só pra matar a saudade desses jogos e podia rodar eles no psp sem saber.

Molinex

É esse site mesmo...
Tem muita ROM pro MAME, e pro FBA aí...
Esse site quando achei ele foi uma semana baixando ROM direto, pra jogar os classicos do arcade, apelando no talo, e sem correr o risco de apanhar, de um cara mais velho do fliper kkkk

Mas sim, o emuparadise, vai fazer falta. E por falar em PSX, vou até jogar um xenogears, que foi a ultima ISO que baixei de lá...

Djalma

planetemu.net
Normalmente baixo dele tb, mas ele não tem isos de saturn, psx etc. Essa facilidade só no emuparadise mesmo.

Exibir mais comentários