Spotify testa função que permite pular anúncios na versão gratuita

Spotify quer descobrir se função de pular anúncios irrestritamente no plano gratuito pode melhorar publicidade direcionada

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Novo Spotify

Toda empresa precisa dar lucro, mas a pressão sobre o Spotify aumentou consideravelmente depois de sua estreia na bolsa de valores. Por conta disso, a companhia vem fazendo experiências. A mais recente é permitir que os usuários do plano gratuito pulem os anúncios de vídeo ou áudio, irrestritamente.

Parece não ter sentido, afinal, os anúncios são uma forma de fazer as assinaturas gratuitas gerarem alguma receita. Se os usuários começarem a pular anúncios sem nenhum tipo de limitação, a lógica é a de que a remuneração caia.

Mas o Spotify tem uma explicação. O objetivo com os testes é verificar se é possível refinar os algoritmos a ponto de o serviço só reproduzir na conta de cada usuário anúncios que condizem com as suas preferências.

Danielle Lee, líder de soluções para parceiros do Spotify, diz que o Active Media, como o mecanismo vem sendo chamado, é semelhante ao modo Descobertas da Semana (Discover Weekly), que sugere músicas para o usuário com base em faixas reproduzidas ou descartadas anteriormente.

A diferença aqui é que os anúncios pulados ou reproduzidos ajudarão o serviço a identificar quais os públicos mais adequados para cada campanha. Os anunciantes não são cobrados pelas peças ignoradas, portanto, não há riscos para eles.

Se funciona? É o que Spotify está tentando descobrir. Por enquanto, o Active Media está disponível apenas na Austrália, desde o mês passado. Lee destaca que há a possibilidade de lançar a funcionalidade no mundo todo, mas não deu previsão de data, tampouco confirmou se isso será mesmo feito.

É possível que a função de pular anúncios também faça parte dos planos do Spotify de melhorar a modalidade gratuita para atrair mais usuários para o serviço e, a partir daí, aumentar a conversão de assinantes para o plano Premium. Porém, a companhia não fez nenhum comentário a respeito disso.

Com informações: Ad Age.

Receba mais sobre Spotify na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados