Início » Jogos » Discord passa a vender jogos e vira concorrente do Steam

Discord passa a vender jogos e vira concorrente do Steam

A loja, ainda em fase de testes, começa a ser uma real ameaça ao Steam e sua hegemonia no mundo dos games

André Fogaça Por

Recentemente o Steam começou a trabalhar com um sistema próprio de chat, para tentar frear o sucesso que o Discord apresentava. Agora, a plataforma de conversas em vídeo e texto começou a testar a capacidade de também vender games e, assim, deixar a Valve ainda mais preocupada.

Concorrência ao Steam

O anúncio aconteceu nesta quinta-feira (9) no blog oficial do Discord, com a loja em fase de testes e com 50 mil usuários canadenses que serão cadastrados de forma randômica. Os testadores serão escolhidos a partir de sorteio dentro da parte Nitro, que é onde o serviço tem custo de US$ 4,99, ou aproximadamente R$ 19,25 e permite alguns extras, como avatar e emojis animados e melhoria na transmissão online.

A loja será organizada por funcionários da empresa, que escolherão alguns games para que fiquem em destaque e outros, menos empolgantes, mais abaixo. Além de jogos como Saints Row: The Third, Metro: Last Light Redux e Super Meat Boy, a loja do Discord trabalhará com alguns títulos indie exclusivos por 90 dias - o que pode ser bastante chamativo para atrair mais compradores e irritar ainda mais o Steam.

Um ponto interessante é que a plataforma será focada mais em amizade do que na venda dos games. Isso significa que se um usuário comprou o jogo na loja, ele poderá conversar com outra pessoa que tem o game comprado de outras formas - seja uma compra online ou então a mídia física do título.

O Discord conta com 150 milhões de usuários cadastrados e os assinantes Nitro terão uma biblioteca diferente de games. A empresa ainda não informou qual é a diferença e se estas pessoas poderão ter acesso antecipado para algum jogo.

Ainda é cedo para afirmar que o Steam está com os dias contados, mas a recente debandada de empresas como a Bethesda e de lojas das próprias desenvolvedoras, como a EA e Blizzard, pode ser um sinal de que a Valve não tem mais a mesma força de antes.

Talvez seja hora de fazer aquele Half-Life 2: Episódio 3, não é Valve?

Com informações: Discord.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

ばか

Mais fácil a EA comprar antes.

Leandro Hartmann

Nova onda essa das empresas, a descentralização, netflix e steam eram pioneiras nisso, agora cada empresa que criar seu próprio serviço co

Bruno

" Funcionar logo de cara" é relativo, a Steam aqui em casa tem downloads tão lentos quanto a PSN tinha antes de eu modificar a configuração.

Tiago Tedesco

Quanto tempo até a Steam comprar o Discord?

João

Que bom que resolveu, mas o correto seria funcionar logo de cara como a steam, uplay etc funcionam. Imagine um leigo tendo q fazer isso, ele preferiria xingar a plataforma e comprar xbox.

Bruno

100 mega fibra. :)

Bruno

Resolvi o problema da PSN mudando o DNS (já usei OpenDNS e agora o do Google), mudei o MTU e coloquei o ip do PS4 na DMZ do roteador. Pra vc ter noção, antes era a noite inteira pra baixar um jogo e agora baixei o Destiny 2 em menos de 1 hora. Windows Store eu nem uso. Rs

Bruno

Aqui é o oposto, lento demais. Vez ou outra largo o pc ligado pra baixar todas as atualizações e vou fazer outra coisa.

Caleb Enyawbruce

Era obvio que esse dominio todo da Steam nao ia durar muito tempo. Agora é a hora de surgirem concorrentes de peso. Talvez uma das com mais condicoes de fazer isso seja a dona do Discord. Vamos ver se vai ter força pra roubar alguma parte de mercado da Steam...

Benício Pereira

Não acho a Steam ruim, mas a Valve está muito acomodada nesse mercado. Quem sabe agora teremos uma resposta de verdade dela e o Steam ganha coisas que a concorrência faz melhor, tipo interface de usuário melhor...

undfgrad

VAAAAAAAAI, dificulta a vida de microtransações VALVE, vai acontecer nada não, pode acreditar amiguinho... AHHAHAHAh acho é pouco, apesar de ter 60 jogos na steam hoje, não me importaria nada de começar a usar outra plataforma. Morte a STEAM.

Arthur Reyx

O cara até apagou o comentário.

Aluisio

Eu sei que a Steam tem alguns bugs, inclusive sofro com ter que iniciar o chat uma 2 vezes pra eu não ficar offline. Porém, a experiência do Discord como app é sofrível, pelo menos aqui com hardware limitado, eu não sei se eles mudaram muitos nos últimos 5 meses em termos de otimização, mas nem como chat dava pra usar, quem dirá como loja.
Se entrarem com bons preços, pode ser que estimule boas mudanças na Steam, mas nenhuma loja é menos ruim que a Steam,

Guilherme Cunha

Você tá me zoando? Parei de ler em "porcaria do Electrom". kkkkkkk

Electron e não "Electrom" utiliza o Chromium no qual não é o mesmo que o Chrome, o Chromium no Electron funciona como um aplicativo executavel, uma aba exclusiva porém com MUITOS MAIS recursos que o navegador normal, existe sim o aplicativo nativo do Discord, sendo o Discord, Discord PTB e o Discord Canary no qual rodam no sistema, as tecnologias HTML5, CSS3 e JS precisam de um navegador para serem interpretadas, basicamente o Chromium tá ali para para fazer a leitura do front-end sendo que o back-end é em node.se no qual o próprio TeamSpeak usa.

Além de node.js o discord usa React e o Elixir

Sendo o Node.js um interpretador JS voltado para o cliente-servidor, o React é uma biblioteca JS front-end e o Elixir usado para controle de mensagens em tempo real (No qual eu não duvido que está também presente no Teamspeak)... Além disso posso citar o Python que também é amplamente usado, reduzir o Discord apenas a "Electron" já é errado agora, reduzir o "Electron" apenas a "Chromium" é completamente errado, você provavelmente nunca desenvolveu algo no Electron, deve ter lido alguma coisa lá no "fanboysteamspeak.com.br" que bostejaram sobre o Electron ou tirou conclusões lendo 5 linhas do Wikipedia. kkkkkkkkk

Robert Rey

Sua internet que é ruim então

Exibir mais comentários