Início » Telecomunicações » TIM e Claro compartilham frequência em 700 cidades

TIM e Claro compartilham frequência em 700 cidades

TIM quer expandir compartilhamento com mais operadoras e está em negociações com a Vivo

Felipe Ventura Por

A TIM está bastante interessada em compartilhar frequências com outras operadoras. Ela ampliou um acordo com a Oi recentemente e, nesta sexta-feira (10), anunciou parceria com a Claro em 731 municípios.

Essas cidades só eram atendidas ou pela TIM, ou pela Claro. (A lista completa está no fim do post.) Graças ao compartilhamento do 3G, clientes de uma operadora poderão fazer roaming na outra. A medida vale para mais de 116 milhões de usuários, “seguindo a mecânica do plano já contratado”.

Antena de celular

Em comunicado, a Claro diz que milhares de municípios com menos de 30 mil habitantes são atendidos apenas por uma operadora. A Anatel obrigou cada empresa que arrematou o espectro 3G a fornecer serviço em algumas centenas de cidades, cobrindo assim todo o país.

Recentemente, a agência convocou as operadoras para estimular acordos de roaming nessas áreas. Dessa forma, visitantes de outras cidades não precisariam trocar de chip para se manterem conectados, por exemplo.

A Anatel queria parcerias voluntárias para resolver esse problema, mas cogitava transformar o roaming em obrigação. A Claro diz que seu acordo com a TIM “demonstra que é possível soluções de mercado, sem a necessidade de constante intervenção da agência reguladora”.

A TIM quer expandir o compartilhamento com mais operadoras, e está em negociações com a Vivo. Stefano de Angelis, que deixou o cargo de CEO no mês passado, acredita que não há sentido gastar em mais infraestrutura se for possível dividi-la.

Além disso, TIM e Oi ampliaram seu acordo de compartilhamento de 4G. Elas vêm dividindo suas faixas de frequência tanto em 1,8 GHz quanto em 2,5 GHz.

Com informações: Teletime. Atualizado em 13/08.

Municípios em que TIM e Claro compartilham frequência 3G:

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Daniel Rocha

Como fica no aparelho? Entra normal a rede do cliente ou entra a rede da parceira com o nome roaming?

ial

Ok, o sinal da Claro disponível em roaming para a linha da TIM já está em 3G em minha cidade, mas desde que o roaming passou a funcionar em 2G, que era, como dito aqui, uma exigência da Anatel para a vencedora do lote do 3G, oferecer acesso às outras operadoras, mas precisei passar OITO meses numa reclamação com Claro e Tim, num jogo de empurra no site da Anatel, o serviço de SMS NUNCA funcionou (inclusive os códigos MMI), fazer chamadas mais não funciona que funciona e receber é o mesmo drama, além do próprio roaming com frequência simplesmente parar de funcionar. Há "clara" má vontade da Claro em fazer o serviço funcionar de fato. Testarei agora no 3G pra ver o resultado.

Felipe Ventura

A TIM acabou de me enviar a lista; atualizamos o post. Você também pode acessá-la aqui: https://pt.scribd.com/docum...

Caleb Enyawbruce

Tem que ver com o pessoal que mora em algumas dessas 700 cidades (quais são??) como ficou o serviço na prática...

Caleb Enyawbruce

*oligopólio

LekyChan

mesmo com investimento, ainda acho difícil ir contra as leis da física.

Anubis

Eu sei... Até na Alemanha existe corrupção. Meu pai é estadunidense e tem empresa lá. Porém, quando o corrupto é flagrado, eles pagam BEEEEM caro.

Aqui no Brasil, esta semana, o STF aprovou uma lei que, esses corruptos não precisarão devolver o dinheiro roubado se não comprovar o roubo após 5 anos. Ou seja: prescreve. Quer dizer: o safado pode roubar, desde que roube com inteligência para não ser provado dentro de 5 anos.

PARE COM ESTA MANIA DE BRASILEIRO DE FICAR FAZENDO COMPARAÇÕES COM COISAS PODRES PARA JUSTIFICAR A PODRIDÃO DO BRASIL.

IGUAIS OS ELEITORES QUE VOTAM NEQUELE POIS É MENOS PIOR... TIPO: “ELE ROUBA PORÉM, ELE FAZ.”

ISSO NÃO EXISTE! SE ROUBOU OS COFRES PÚBLICOS, NÃO MERECE VOTOS.

POR ISSO VOTAREI EM JOÃO AMOEDO PARA PRESIDENTE. ELE NÃO É O MENOS PIOR... ELE É O MELHOR!

Anubis

Com investimento pesado.

Resta saber se algum empresa quer investir tanto em um país instável. Onde as leis mudam de acordo com o bel prazer das quadrilhas instauradas em todas as instâncias desta bananalandia.

Yago G. Oliveira

O QAM ajuda nisso. É como um melhoramento de trânsito de frequência. Por isso o novo 4G da Claro consegue os melhores resultados.

Yago G. Oliveira

Aqui a TIM usava o 4G da Oi. Mas ela não faz mais. Quando a TIM estava na rede da Oi, passava dos 50Mbps. A TIM lançou antenas próprias e ativou o 700mhz. Sinal melhorou, mas a velocidade caiu e o 4G da Oi pulou para até 70 Mbps.
Isso claro se dá pelo número de usuários. Em 700Mhz a TIM tem muito mais gente, por cobrir maior território. A Oi tem ninguém, rede super avulsa.

Yago G. Oliveira

Acho que é bem sorte, as capitais do nordeste são bem servidas dessas duas.
Já entrando no interior, a TIM consegue manter o 4G, mas a Oi fica só no 3G.

Anubis

Tem é que abrir o mercado para outras empresas.

Alexandre Roberto

se permito a vc se conectar na minha rede...vc ocupara parte de minha capacidade..que ja nao era la tudo isso....
se o compartilhamento for acompanhado de "mais portas" para receber essa turma extra..ai blza...mas...nao boto muita fe que terao sempre esse cuidado

André Noia

Mas a conexão na rede da outra empresa é pra fazer roaming e não pra começarem a vender chip da "nova" operadora na região.

André Noia

Eu tb.

Exibir mais comentários