Google rastreia você mesmo com histórico de localização desativado

Para maior privacidade, você terá que desativar a opção chamada "Atividade na Web e de apps"

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos
Foto por Oliver Graumnitz/Pixabay

O Google tem um recurso para guardar automaticamente todos os locais que você visitou, incluindo data e horário, usando seu celular Android ou iPhone. Você pode desativar isso nas configurações, mas — surpresa! — os serviços do Google vão coletar seu histórico de localização mesmo assim.

A Associated Press descobriu que muitos serviços do Google, tanto no Android como no iPhone, armazenam os locais onde você esteve, mais data e hora, mesmo que o histórico de localização esteja desligado.

Se você fizer buscas que não têm nada a ver com localização, ela será registrada mesmo assim, sem qualquer aviso ao usuário. Isso também vale se você usar o aplicativo de previsão do tempo, ou o Google Maps.

Aplicativos como Maps e Clima precisam da sua localização para funcionarem direito. No entanto, eles não deveriam guardar um registro se o usuário optou por desativar o histórico. Em um artigo de ajuda, o Google diz: “com o Histórico de localização desativado, os lugares que você frequenta não são mais armazenados”.

O pesquisador Gunes Acar, da Universidade de Princeton, fez o teste para a AP: usou um smartphone Android com o histórico de localização desativado, mas o Google registrou seus trajetos em Nova York mesmo assim ao longo de vários dias.

Quando você desativa e então reativa o histórico de localização, o Google avisa que “coleta regularmente dados de local dos seus dispositivos. Esses dados são salvos mesmo quando você não está usando um serviço específico do Google, como o Maps ou a Pesquisa”.

Para interromper isso, você também terá que desativar outra opção chamada “Atividade na Web e de apps”. Sua descrição não menciona nada sobre armazenar seu local, mas é assim que funciona.

Infelizmente, desligar isso pode prejudicar o funcionamento do Google Assistente, entre outros. A empresa diz: “pausar a Atividade na Web e de apps pode limitar ou desativar experiências mais personalizadas nos serviços do Google. Por exemplo, você pode deixar de ver resultados da pesquisa mais relevantes ou recomendações sobre lugares do seu interesse”.

Google: “fornecemos descrições claras dessas ferramentas”

O Google sugere, no entanto, que os usuários não deveriam se confundir. “Fornecemos descrições claras dessas ferramentas [Histórico de localização e Atividade na Web e de apps] e controles robustos para que as pessoas possam ativá-las ou desativá-las e excluir seus históricos a qualquer momento”, diz a empresa em comunicado.

A pesquisadora K. Shankari, da Universidade da Califórnia em Berkeley, identificou esse problema em maio. Ela desativou o histórico de localização, foi até uma loja e recebeu uma notificação em seu smartphone Android pedindo para avaliar a visita.

Shankari estuda padrões de deslocamento em cidades para ajudar no planejamento urbano. Ela escreve: “não me oponho, em princípio, ao Google ou ao rastreamento de localização em segundo plano… acredito que, se usados adequadamente, esses registros de deslocamento podem ter muitos impactos positivos na maneira como projetamos as cidades. Mas também acho que rastrear pessoas sem o consentimento delas e sem controles adequados é assustador e errado”.

No ano passado, descobriu-se que o Google estava coletando a localização de usuários mesmo com o GPS desligado. O Android recebeu uma atualização no serviço Firebase Cloud Messaging para coletar dados de antenas de celular próximas. Nem era necessário ter uma conexão celular: bastava se conectar ao Wi-Fi. Isso não podia ser desativado pelo usuário.

A empresa prometeu atualizar o Firebase Cloud Messaging para interromper a coleta, e diz que esses dados de localização nunca foram usados nem armazenados.

Os controles de privacidade do Google

  • Para excluir seu histórico de localização: visite google.com/maps/timeline no PC ou smartphone, clique/toque na roda dentada e depois em “Excluir todo o histórico de localização”.
  • Para interromper o histórico de localização: visite myaccount.google.com/activitycontrols no PC ou smartphone, desative a opção “Histórico de localização” e confirme a escolha selecionando “Pausar”.
  • Para desativar a coleta de atividade na web: também em myaccount.google.com/activitycontrols, clique/toque em “Atividade na Web e de apps” e confirme a escolha selecionando “Pausar”.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados