Início » Internet » Google rastreia você mesmo com histórico de localização desativado

Google rastreia você mesmo com histórico de localização desativado

Para maior privacidade, você terá que desativar a opção chamada "Atividade na Web e de apps"

Felipe Ventura Por

O Google tem um recurso para guardar automaticamente todos os locais que você visitou, incluindo data e horário, usando seu celular Android ou iPhone. Você pode desativar isso nas configurações, mas — surpresa! — os serviços do Google vão coletar seu histórico de localização mesmo assim.

A Associated Press descobriu que muitos serviços do Google, tanto no Android como no iPhone, armazenam os locais onde você esteve, mais data e hora, mesmo que o histórico de localização esteja desligado.

Foto por Oliver Graumnitz/Pixabay

Se você fizer buscas que não têm nada a ver com localização, ela será registrada mesmo assim, sem qualquer aviso ao usuário. Isso também vale se você usar o aplicativo de previsão do tempo, ou o Google Maps.

Aplicativos como Maps e Clima precisam da sua localização para funcionarem direito. No entanto, eles não deveriam guardar um registro se o usuário optou por desativar o histórico. Em um artigo de ajuda, o Google diz: "com o Histórico de localização desativado, os lugares que você frequenta não são mais armazenados".

O pesquisador Gunes Acar, da Universidade de Princeton, fez o teste para a AP: usou um smartphone Android com o histórico de localização desativado, mas o Google registrou seus trajetos em Nova York mesmo assim ao longo de vários dias.

Quando você desativa e então reativa o histórico de localização, o Google avisa que "coleta regularmente dados de local dos seus dispositivos. Esses dados são salvos mesmo quando você não está usando um serviço específico do Google, como o Maps ou a Pesquisa".

Para interromper isso, você também terá que desativar outra opção chamada "Atividade na Web e de apps". Sua descrição não menciona nada sobre armazenar seu local, mas é assim que funciona.

Infelizmente, desligar isso pode prejudicar o funcionamento do Google Assistente, entre outros. A empresa diz: "pausar a Atividade na Web e de apps pode limitar ou desativar experiências mais personalizadas nos serviços do Google. Por exemplo, você pode deixar de ver resultados da pesquisa mais relevantes ou recomendações sobre lugares do seu interesse".

Google: "fornecemos descrições claras dessas ferramentas"

O Google sugere, no entanto, que os usuários não deveriam se confundir. "Fornecemos descrições claras dessas ferramentas [Histórico de localização e Atividade na Web e de apps] e controles robustos para que as pessoas possam ativá-las ou desativá-las e excluir seus históricos a qualquer momento", diz a empresa em comunicado.

A pesquisadora K. Shankari, da Universidade da Califórnia em Berkeley, identificou esse problema em maio. Ela desativou o histórico de localização, foi até uma loja e recebeu uma notificação em seu smartphone Android pedindo para avaliar a visita.

Shankari estuda padrões de deslocamento em cidades para ajudar no planejamento urbano. Ela escreve: "não me oponho, em princípio, ao Google ou ao rastreamento de localização em segundo plano... acredito que, se usados adequadamente, esses registros de deslocamento podem ter muitos impactos positivos na maneira como projetamos as cidades. Mas também acho que rastrear pessoas sem o consentimento delas e sem controles adequados é assustador e errado".

No ano passado, descobriu-se que o Google estava coletando a localização de usuários mesmo com o GPS desligado. O Android recebeu uma atualização no serviço Firebase Cloud Messaging para coletar dados de antenas de celular próximas. Nem era necessário ter uma conexão celular: bastava se conectar ao Wi-Fi. Isso não podia ser desativado pelo usuário.

A empresa prometeu atualizar o Firebase Cloud Messaging para interromper a coleta, e diz que esses dados de localização nunca foram usados nem armazenados.

Os controles de privacidade do Google

  • Para excluir seu histórico de localização: visite google.com/maps/timeline no PC ou smartphone, clique/toque na roda dentada e depois em "Excluir todo o histórico de localização".
  • Para interromper o histórico de localização: visite myaccount.google.com/activitycontrols no PC ou smartphone, desative a opção "Histórico de localização" e confirme a escolha selecionando "Pausar".
  • Para desativar a coleta de atividade na web: também em myaccount.google.com/activitycontrols, clique/toque em "Atividade na Web e de apps" e confirme a escolha selecionando "Pausar".

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Daniel Santos
Caramba mano eu vou no motel todas as quintas e agora?
Valdinei Ferreira
É para não ser perseguido. :)
Cortana ✔
Nunca imaginei que o Google fosse capaz.
Karlyzian Gois
Estou tão preocupado....
PugOfWar
o Dexter não curtiu
letvpmw
De todos que colhem informações o único q não me incomoda tanto é o Google; primeiro pq eu estou consumindo o produto deles (sim, eu sou a moeda), mas é opção minha, eu aceitei mesmo eles dizendo "tamo consumindo tua alma, tranquilo?". Diferente de outra empresa aí que nega até a morte que não sabe de nada e que preserva a privacidade do usuário.
BlackBird
Você nunca será procurado! kkkk
Felipe Martins
Não lembro oq vem nesse código do San Andreas
Amor e Guerra
só de conectar na internet ele tem o ip e sabe a localização, não tem muito oq fazer tem??
Helvécio Dias
As definições de paranóia foram atualizadas com sucesso. 😒
Trovalds
Quando descobriram isso da Apple só faltou a fogueira pra queimarem o Cook vivo.
Ian Santos
Como se eu visitasse a Área 51 pra me preocupar com isso.
@Sckillfer
Engraçado que basta a localização estar no modo de economia de energia pra o localizador de dispositivos já não achar, mas pra anúncio... Aí a Google da um jeito de burlar suas próprias limitações.
Zanac_Compile
Qdo fores renovar teu seguro, teu visto, entrar com uma ação judicial, comprar um apartamento, ser influenciado política e religiosamente, começar a comprar irracionalmente online, não reclama da moeda de troca, isso é só início, ainda está tudo engatinhando, lá por 2025 em diante que a coisa vai ficar realmente boa.
Zanac_Compile
Exato, tu é a moeda de troca
Zanac_Compile
Chover no molhado...Google e privacidade não combinam, nada é de graça, não existe caridade, seus usuários são a moeda de troca.
aa aa
Desencargo de consciência...
Victor Hugo Pinheiro Cunha
Eu não sou nenhum espião norte coreano preocupadíssimo com os computadores do google a saber por onde ando já que qualquer um pode me ver, ver meu carro, se eu quisesse sair incógnito, sairia sem celular, e nem assim adiantaria...
tuts
Uso todos os produtos de graça não posso reclamar
Um Nome Comum
Desativei tudo isso a meses, não adianta.
Neko
😱😱😱
Agnaldo Carmo
Já desativei todas as opções (mesmo que seja só um placebo) mas mantive a "atividade na web e apps" por causa do Fred de notícias , mas já estou reconsiderando...
Valdinei Ferreira
Tem que falar A-E-Z-A-K-M-I pro Google Assistant rsrsrs
Capitão Caverna
O mais engraçado é o povo excluindo o histórico, achando que o google realmente estará excluindo...
Capitão Caverna
Alguma novidade, minha gente?
Tori
daqui a alguns dias aparece uma notícia dizendo que mesmo você tendo desativado isso tudo, Google ainda te rastreia.Para parar de ser rastreado, tem que fazer o código Konami e Falar OK Google de trás pra frente enquanto desativa as opções abaixo.https://uploads.disquscdn.c...
Gabriel Naldis
kkkkkkkkkkkkkkkkkk
leoleonardo85
Todos nos comentários devem fingir surpresa