Início » Telecomunicações » Anatel muda prazo para desligamento da TV analógica em três capitais

Anatel muda prazo para desligamento da TV analógica em três capitais

Rio Branco (AC), Campo Grande (MS) e Boa Vista (RR) migram para o sinal digital até 31 de outubro

Felipe Ventura Por

O sinal de TV analógica será desligado nesta terça-feira (14) em quatro capitais brasileiras: Macapá (AP), Porto Velho (RO), Palmas (TO) e Cuiabá (MT). A Anatel também esperava migrar outras três cidades para a TV digital, mas isso será feito gradualmente até depois das eleições.

As capitais Rio Branco (AC), Campo Grande (MS) e Boa Vista (RR) vão desligar a TV analógica aos poucos nos próximos meses. As emissoras já podem realizar o switch-off a partir desta terça-feira, mas seu prazo máximo será até 31 de outubro. Isso dará "mais tempo para a população adquirir os conversores de sinal", diz a Anatel.

Foto por gothopotam/Flickr

Estas três capitais não atingiram o mínimo de 90% de domicílios com suporte ao sinal digital, seja integrado à TV ou por meio de conversor. Este é um requisito exigido pelo Gired (Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV).

O governo distribui conversores gratuitamente para beneficiários de programas sociais como Bolsa Família e Minha Casa Minha Vida. O kit também inclui antena e controle remoto; é possível solicitá-lo na página do Seja Digital ou pelo telefone 147.

O switch-off da TV analógica serve para liberar a frequência de 700 MHz. A Anatel autorizou o uso desse espectro para o 4G em todas as capitais. Mas nas cidades que não migraram para o sinal digital, as operadoras poderão realizar apenas testes de mitigação, que detectam interferências na TV ou na rede de outras operadoras.

Nesta terça-feira (14), a TV analógica será desligada nos seguintes locais:

  • Amapá: Macapá, Mazagão e Santana
  • Mato Grosso: Cuiabá, Acorizal, Jangada, Nossa Senhora do Livramento, Santo Antônio do Leverger e Várzea Grande
  • Rondônia: Porto Velho e Candeias do Jamari
  • Tocantins: Palmas, Barrolândia e Porto Nacional

E, entre 14 de agosto e 31 de outubro, ocorrerá o switch-off nestas cidades:

  • Acre: Rio Branco, Bujari e Senador Guiomard
  • Mato Grosso do Sul: Campo Grande e Terenos
  • Roraima: Boa Vista e Cantá

Com informações: Anatel. Atualizado em 14/08.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Eduardo Braga
Pois é
João
Final da novela das 8 é mais fácil e rápido.
Caleb Enyawbruce
Caraca, foi mal, nao sabia desse delay. Obrigado!!
Felipe Ventura
Essa é a parte que foi corrigida; a atualização deve aparecer para todos em breve (a versão antiga fica no cache).
Caleb Enyawbruce
Nesta terça-feira (13), a TV analógica será desligada nos seguintes locais:- Amapá: Macapá, Mazagão e Santana- Mato Grosso do Sul: Campo Grande e Terenos
Felipe Ventura
Campo Grande vai desligar o sinal até outubro; o texto foi corrigido.
Leandro Nascimento
QUE CARAMBA!!! Desliga logo aqui na região de Campinas... queremos 4G nos 700MHz!
pedrowillyam
Aqui em Maceió e redondezas o sinal analógico foi retirado no dia 31/05, às vésperas da Copa, num instante todo mundo soube procurar os conversores e logo logo os canais que só tinham no analógico migraram pro digital. Esses adiamentos ad infinitum do Ministério das Comunicações foi o que fez o pessoal ficar acomodado, tanto os usuários domésticos quanto as emissoras.
Felipe Insfran
No texto fala que Campo Grande vai ter o sinal analógico desligado em 31/10 e Tbm fala que será desligado nesta terça... qual é o certo?
Diogo
Pra final do BBB? Não precisa chegar a tanto, basta desligar antes da final de algum campeonato de futebol (se fosse logo antes de começar a copa, seria melhor ainda).
Yago G. Oliveira
Até antena de camelô dá pra pegar tv digital. Pessoal é que não quer ter trabalho mesmo.
Baidu feat MC Brinquedo
Desliga tudo faltando dois ou três dias pra final do BBB.Esse povo sai na porrada atrás de conversores e em dois dias atingem 101% de domicílios cobertos com TV digital.
raphaela1
Bom, esses conversores foram comprados pelas operadoras de celular, então segue o jogo
Eduardo Braga
Só desligar o sinal analógico que, pelo menos os preguiçosos, vão comprar uma digital na hora. Aqui em casa meu pai aproveitou a TV nova pra comprar logo essa antena.Aqui nem desligaram o sinal ainda, mas já vejo várias casas com essas antenas esquisitas.
Highlander
Aqui no Rio foi uma vergonha, camelôs vendiam na cara dura esses conversores!
Felipe Silva
Depois da farra que eu vi fazendo com os conversores ganhados, onde tu via eles aos montes nos grupos de brick, deviam era desligar de uma vez só a TV analógica, independente de alcançarem o percentual minimo ou não.