Anatel muda prazo para desligamento da TV analógica em três capitais

Rio Branco (AC), Campo Grande (MS) e Boa Vista (RR) migram para o sinal digital até 31 de outubro

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos
Foto por gothopotam/Flickr

O sinal de TV analógica será desligado nesta terça-feira (14) em quatro capitais brasileiras: Macapá (AP), Porto Velho (RO), Palmas (TO) e Cuiabá (MT). A Anatel também esperava migrar outras três cidades para a TV digital, mas isso será feito gradualmente até depois das eleições.

As capitais Rio Branco (AC), Campo Grande (MS) e Boa Vista (RR) vão desligar a TV analógica aos poucos nos próximos meses. As emissoras já podem realizar o switch-off a partir desta terça-feira, mas seu prazo máximo será até 31 de outubro. Isso dará “mais tempo para a população adquirir os conversores de sinal”, diz a Anatel.

Estas três capitais não atingiram o mínimo de 90% de domicílios com suporte ao sinal digital, seja integrado à TV ou por meio de conversor. Este é um requisito exigido pelo Gired (Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV).

O governo distribui conversores gratuitamente para beneficiários de programas sociais como Bolsa Família e Minha Casa Minha Vida. O kit também inclui antena e controle remoto; é possível solicitá-lo na página do Seja Digital ou pelo telefone 147.

O switch-off da TV analógica serve para liberar a frequência de 700 MHz. A Anatel autorizou o uso desse espectro para o 4G em todas as capitais. Mas nas cidades que não migraram para o sinal digital, as operadoras poderão realizar apenas testes de mitigação, que detectam interferências na TV ou na rede de outras operadoras.

Nesta terça-feira (14), a TV analógica será desligada nos seguintes locais:

  • Amapá: Macapá, Mazagão e Santana
  • Mato Grosso: Cuiabá, Acorizal, Jangada, Nossa Senhora do Livramento, Santo Antônio do Leverger e Várzea Grande
  • Rondônia: Porto Velho e Candeias do Jamari
  • Tocantins: Palmas, Barrolândia e Porto Nacional

E, entre 14 de agosto e 31 de outubro, ocorrerá o switch-off nestas cidades:

  • Acre: Rio Branco, Bujari e Senador Guiomard
  • Mato Grosso do Sul: Campo Grande e Terenos
  • Roraima: Boa Vista e Cantá

Com informações: Anatel. Atualizado em 14/08.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados