Galaxy Note 9 tem a melhor tela de smartphone já avaliada pelo DisplayMate

Posto já foi ocupado pelo Galaxy S9, Galaxy Note 8 e iPhone X; Galaxy Note 9 tirou nota A+ e “muito bom” em todos os quesitos

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

Sempre que um smartphone caro é lançado, o DisplayMate se apressa em avaliar o painel do novo produto. O posto de “melhor tela de smartphone” já foi ocupado pelo iPhone X, depois pelo Galaxy S9 e agora está nas mãos do Galaxy Note 9, depois de “quebrar e estabelecer muitos novos recordes de desempenho em displays”, segundo a publicação.

O Galaxy Note 9 tem painel OLED (ou Super AMOLED, em seu nome comercial) com diagonal de 6,4 polegadas e resolução de 2960×1440 pixels, a mesma desde o Galaxy S8. O DisplayMate afirma que, embora alguns já estejam esperando telas 4K, é “absolutamente inútil aumentar ainda mais a resolução e os pixels por polegada (ppi) por uma corrida de marketing, sem nenhum benefício visual para os humanos”.

O brilho atingiu pico de 710 nits na tela inteira, o que é 27% maior que o exibido pelo painel do Galaxy Note 8, permitindo que a visualização seja boa mesmo em ambientes externos com forte luz solar, além de possibilitar uma boa reprodução de conteúdos com HDR. O contraste, por sua vez, ficou 32% mais alto que na geração anterior.

O aparelho também bateu recorde de precisão de cores, um conhecido ponto fraco das telas OLED antigas. Segundo o DisplayMate, com um índice de 0,5 JNCD (melhor que os 1,0 JNCD do iPhone X e 0,8 JNCD do Galaxy Note 8), o lançamento da Samsung tem cores “visualmente indistinguíveis do perfeito e quase certamente melhores que as do seu smartphone, TV 4K, tablet, notebook ou monitor”.

No quesito ângulo de visão, o Galaxy Note 9 ultrapassou o Galaxy S9. A variação no branco é a menor já encontrada em uma tela de smartphone analisada pelo DisplayMate e, “enquanto LCDs geralmente apresentam uma redução de 55% ou mais no brilho em um ângulo de visão de 30 graus, o display OLED do Galaxy Note 9 mostra uma redução muito menor de 27% no brilho”.

O novo Galaxy Note é o segundo a ser avaliado como “muito bom” em todos os pontos — o primeiro foi o Galaxy S9. Os próximos celulares com telas OLED devem continuar trazendo melhorias em qualidade de imagem e, segundo o DisplayMate, o OLED deve se fincar como a melhor tecnologia para smartphones premium nos próximos três a cinco anos, com “tremendas vantagens de desempenho” em relação ao LCD.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados