Início » Antivírus e Segurança » Chrome e Firefox já suportam TLS 1.3 (e por que isso é importante)

Chrome e Firefox já suportam TLS 1.3 (e por que isso é importante)

Padrão TLS 1.3 foi finalmente concluído e deve tornar navegação na web mais segura; Chrome e Firefox já suportam nova versão

Emerson Alecrim Por

Já é possível navegar com um pouco mais de segurança no Chrome e Firefox. Os dois navegadores já suportam o padrão TLS 1.3, cujas características foram finalizadas oficialmente pela IETF (Internet Engineering Task Force) na semana passada. Mas por que isso é tão importante?

Sucessor do SSL (Secure Socket Layer), o TLS (Transport Layer Security) é um protocolo que protege a troca de dados entre cliente (o seu computador, por exemplo) e servidor por meio de criptografia. Esse tipo de proteção passou a ser usada até em sites mais simples depois que o Google começou a considerar o SSL / TLS como um fator de ranqueamento nas buscas (páginas com essa proteção aparecem com prioridade nos resultados).

Firefox Quantum

O problema é que o TLS 1.2 (a versão mais recente do protocolo até então) existe há cerca de dez anos e, portanto, é antigo o suficiente para estar mais suscetível a vulnerabilidades. Para você ter ideia, não têm sido poucos os casos de ataques man-in-the-middle (interceptação da troca de dados entre dois computadores) em conexões protegidas com essa especificação.

Foram anos de desenvolvimento e testes, mas o TLS 1.3 foi finalizado e, com isso, deve trazer mais segurança. A nova versão substitui os padrões obsoletos de criptografia da especificação anterior por algoritmos mais sofisticados e confiáveis.

Além disso, a nova versão criptografa a maior parte do handshake (processo em que duas máquinas trocam informações para se reconhecerem), não permitindo que as identidades do cliente e servidor sejam obtidas facilmente. Outro detalhe importante é que o handshake agora reduz o número de requisições, isto é, das idas e vindas de dados, contribuindo não só com a segurança, mas também para deixar a conexão mais rápida.

Foto por TechnologyGuide TestLab/Flickr

A Mozilla destaca que, pelo fato de o TLS 1.3 ter sido desenvolvido de modo colaborativo pela comunidade acadêmica especializada em segurança, todas as características da nova versão foram substancialmente analisadas e revisadas, o que deve garantir a ela alta confiabilidade.

Algumas companhias já implementaram o TLS 1.3 em seus serviços, como Cloudflare, Facebook e Google. É por isso que esta última e a Mozilla não perderam tempo. O Chrome passou a suportar o TLS 1.3 há alguns meses por meio da implementação dos rascunhos da especificação; o Google já trabalha para fazer uma implementação definitiva.

O mesmo vale para o Firefox: o navegador da Mozilla suporta o TLS 1.3 há algum tempo por meio dos rascunhos, mas a implementação final, a ser ativada por padrão, deve chegar com a versão 63, prevista para outubro.

Com informações: TechCrunch.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Agnaldo Carmo

No Android só uso o FF Focus de vez em quando, mas não e um navegador completo nem tem sincronização então não dá pra ser o titular.

André G

Eu uso Firefox no pc desde 2009, mas no Android não dá, só uso Firefox no Android quando preciso de algo que tenho sincronizado, como sites que acessei no pc ou contas salvas.

Drax

Estou usando o opera + opera touch. Estão muito bons

Zanac_Compile

uso nas mesmas plataformas e concordo

Zanac_Compile

Nunca migrei, pois comecei a usar logo que apareceu, legado do sensacional NETSCAPE, e uso FF até hoje, acho muito bom. Não gosto do Chrome, pelo fato de logar no Google e deixar eles intrusivamente monitorando literalmente tudo.

Agnaldo Carmo

Eu uso Android e nele o Firefox não e bom, no Ios ele e melhor por ser somente uma skin por cima do Safari, por enquanto uso o da Samsung que sincroniza com o Chrome no PC.

Tiago Faustino

Te dizer que migrei para o Firefox no Windows e no iOS e estou gostando. Não sei exatamente o seu uso e em quais plataformas. Mas para mim está sendo muito satisfatório.

Agnaldo Carmo

Ainda tenho vontade de ir pro Firefox um dia , mas isso só vai acontecer no dia em que a mozzila criar um navegador mobile decente