Governo dos EUA está proibido de usar tecnologia da Huawei e ZTE

Segundo a lei, nenhum produto fabricado pelas chinesas Huawei e ZTE poderão estar nas mãos de funcionários do governo

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Huawei P20 Pro

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou uma lei que, dentre outras coisas, proíbe que qualquer funcionário do governo americano utilize dispositivos fabricados pelas empresas chinesas Huawei, ZTE e qualquer subsidiária ou afiliada delas.

A única exceção para o uso de produtos feitos por estas marcas (o que inclui smartphones) é para dispositivos que não utilizam dados pessoais do usuário. Além destes nomes, produtos feitos por Hytera Communications, Hangzhou Hikvision Digital Technology, ou Dahua Technology estão na lista de gadgets proibidos no governo e suas agências.

A lei obriga as agências federais a trocarem de dispositivos no prazo de dois anos e, se a troca for impraticável, existe a possibilidade da agência pedir maior prazo para deixar de utilizar os produtos – ainda assim obrigando a troca.

O cenário ainda não é dos piores para as empresas chinesas, já que o banimento de seus produtos em todo o país norte-americano foi removido e, com ele em funcionamento, as empresas poderiam sofrer sérias consequências – já que são dependentes de produtos americanos, como o Android do Google e os chips que a Qualcomm (sediada em San Diego, na Califórnia) cria.

zte hq

A briga do governo dos Estados Unidos com fabricantes chinesas começou em 2012, com a acusação de que a Huawei e ZTE oferecem risco para a segurança nacional.

Com informações: Engadget, TechCrunch e Ars Technica.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Canal Exclusivo

Relacionados