Início » Celular » Moto P30 é o primeiro smartphone da Motorola com notch na tela

Moto P30 é o primeiro smartphone da Motorola com notch na tela

Motorola lança Moto P30 com semelhanças em relação ao iPhone X no notch e na câmera dupla

Felipe Ventura Por

A Motorola anunciou nesta quarta-feira (15) seu mais novo celular, o Moto P30. É difícil negar as semelhanças com o iPhone X: o notch é maior que em outros aparelhos Android; a câmera traseira dupla tem design parecido; até o papel de parede lembra o smartphone da Apple.

O Motorola P30 é voltado para a China, mas talvez ganhe uma versão internacional chamada Motorola One. Vamos aos detalhes.

Temos aqui o processador Snapdragon 636 octa-core, 6 GB de RAM e 64 GB/128 GB de armazenamento expansível por microSD. A bateria de 3.000 mAh tem suporte a carregamento rápido de 18 W.

A tela de 6,2 polegadas usa painel IPS Full-HD+ (2248 × 1080) com proporção 19:9. O notch abriga o alto-falante para chamadas, a câmera frontal de 12 megapixels e o flash.

Na traseira, fica a câmera dupla. O sensor principal de 16 megapixels conta com autofoco por detecção de fase (PDAF) e abertura f/1,8. O outro sensor é usado para detecção de profundidade, com seus 5 MP e abertura f/2,2. A gravação de vídeo chega a até 1080p em 30 fps (nada de 4K).

O leitor de impressão digital fica na traseira, no logotipo da Motorola. O Moto P30 também suporta desbloqueio facial 2D, sem a tecnologia Face ID usada no iPhone X.

A traseira de vidro vem acompanhada por uma moldura de alumínio. Há também um nanorrevestimento que repele água. O conector tradicional para fones de ouvido fica na parte superior, com suporte a Dolby Atmos.

A Lenovo, dona da Motorola, decidiu usar o Android 8.0 Oreo com sua interface própria, chamada ZUI 4.0. Ela foi introduzida nos smartphones ZUK, que não são mais vendidos, e então ressuscitada no Lenovo Z5 (aquele smartphone "quase sem bordas" que tem bordas e notch).

O Moto P30 está sendo lançado apenas na China, portanto virá sem os serviços do Google. No entanto, a versão internacional — o Motorola One — deve até mesmo participar do programa Android One, com atualizações garantidas por dois anos.

A Motorola começa a vender o P30 em 15 de setembro, nas cores preto, branco e aurora (gradiente de azul e roxo). A versão de 64 GB custará o equivalente a R$ 1.200 na China, enquanto o modelo de 128 GB sairá por R$ 1.400.

Esperávamos ver detalhes sobre o Moto P30 Play e P30 Note, ambos mencionados em vazamentos, mas eles não foram lançados ainda. Em vez disso, a empresa anunciou o Moto Z3 e o Moto E5 Plus no país.

Com informações: XDA Developers, GSM Arena.

Especificações do Motorola Moto P30:

  • Tela: 6,2 polegadas, Full-HD+ (2248 × 1080 pixels), aspecto 19:9, LCD IPS
  • Processador: Qualcomm Snapdragon 636 octa-core (quatro núcleos Kryo 260 Performance de 1,8 GHz + quatro núcleos Kryo 260 Efficiency de 1,8 GHz)
  • Chip gráfico: Adreno 509
  • RAM: 6 GB
  • Armazenamento: 64 GB ou 128 GB, expansível por cartão microSD
  • Bateria: 3.000 mAh com carregamento rápido 18 W
  • Câmera traseira: dupla, gravação de vídeo em até 1080p a 30fps
    • sensor principal de 16 MP da OmniVision, pixels de 1,25 μm, autofoco por detecção de fase (PDAF), abertura f/1,8
    • sensor de 5 MP para detecção de profundidade com abertura f/2,2
  • Câmera frontal: 12MP, abertura f/2,0, pixels de 1,25 μm, modo AI Portrait
  • Sistema operacional: Android Oreo com ZUI 4.0
  • Portas: USB tipo C (USB 2.0), dois slots nano SIM (dois nano SIM ou nano SIM + microSD), entrada de 3,5 mm para fones de ouvido
  • Conectividade: Wi-Fi 802.11ac, Bluetooth 5.0
    • GSM: bandas 850/900/1.800/1.900 MHz
    • WCDMA: bandas 850/900/1.700/1.900/2.100 MHz
    • FDD-LTE: bandas 1/2/3/4/5/7/8/12/17/20
    • TDD-LTE: bandas 34/38/39/40/41
  • Dimensões: 154,9 x 74,8 x 7,6 mm, 175 g
Mais sobre: , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Celso
A Lenovo não leva muito a sério essa questão lá na China.Chamar o Moto G5s de Moto Green Pomelo e o Moto G6 de Moto 1s já é uma prova disso.
Celso
Embora já tenha sido noticiado que a Samsung registrou uma patente de smartphone com notch, enquanto não se sabe nada a respeito de algo parecido com a Sony.Mas a Samsung já desmentiu um smartphone do tipo, então é bem isso mesmo.
Marcelo Roder Ferreira
eu gosto
Love
Zenfone ... tudo pelo "preço competitivo", e acaba sendo taxado como o iPhone Xines https://uploads.disquscdn.c...
Caleb Enyawbruce
Elogiar?? Como diria o Rogerinho, o notch tem que acabar!! Isso aí é uma abstração
Samuel Rodrigues
https://uploads.disquscdn.c...
paulo yan
Não sabia que o Jony Ive trabalhava para a motorola
Wees
2011, Apple processa a Samsung por copia de design.2018, 50 “iPhones” Apple não faz nada porque a Samsung não copiou também.
avinicius
Cor do Huawei P20 Twilight.
avinicius
Degradê do Huawei P20, só que ao contrário.
zoiuduu .
Será que é erro? talvez o notch tenha sido bem recebido na china, no japão eles ainda usam flipphones ué,
zoiuduu .
impressionante, só faltou a maçanzinha ali rsss
Helio Almeida
Apenas duas observações: 1- é uma aberração para um mercado que é uma aberração. 2- espero que a Lenovo não transforme a Motorola numa mera copiadora de aparelhos.
Carlin
A Motorla não e mais a mesma (FAZ TEMPO), se quando adquirida pelo ela estava caminhando para entregar aparelhos competitivos agora nas mãos da Lenovo só esta afundando mais e mais!
UA
Filho trabalho de criação, não entendi nada risosssss o entalhe em telas foi criado pela própria Motorola e a Essential lançou um dispositivo bem antes da maçã que vcs fãs boys não param de elogiar, para dá um tempo com tanto besteira.
UA
O redator não é o primeiro da Motorola com entalhe até mesmo porquê quem inventou esse negócio foi a Motorola mesmo e não Essential ou Apple.
Felipe
A barra inferior imita os clones chineses do iPhone X... Que decadência, Motorola. E eu que tive o Moto X 2, um excelente aparelho pra sua época.
Eunir Carolino
Tela LCD IPS... Pqp
Caleb Enyawbruce
Chega dar vergonha alheia. Essas empresas deveriam pagar à Apple pelo trabalho de criação. https://uploads.disquscdn.c...
Sinistro Filmar Mentes (STF)
Notch a falta de criatividade das marcas de esperto fones! 😂😂
Flavio Toledo
Tambem nao gosto celulares com logo ou nome da empresa na parte frontal er auma das coisas gostei ideal do essential nao tem isso nem na traseira.
@Sckillfer
Mas que avanço, era disso que a Motorola precisava, não de um aparelho disruptivo como os Moto X e G de 2013 e 2014, eles foram o fracasso da marca, precisamos de mais clones de iPhone, HiPhone é que era a era de ouro dos smartphones.Make Chinese clone again!
DumbSloth87
Pq chamar de iPhone X ficaria muito na cara.
Luiz Alves
Por que??? Por que????? Por que insistem nesse "Motorola" escrito na parte frontal?
Love
Samsung tenho mais certeza que não vai fazer isso, pois já ridicularizou muito esse entalhe nos comerciais dela, mas a Sony... Como está indo de mal a pior, e ela demora para mudar, deve aparecer algo parecido.
Jaqueline Vassoler
Eu achei bonito, gostei muito, no começo estava achando ruim... Mas tenho que admitir agr até eu quero um
André G
Por que lança um smartphone com o nome de P30?
André G
Copiam até as coisas ruins
Renan Alves
oloco, isso é um iphone, tem coisa que tem que concordar com a apple, os caras copiam na cara dura, cade a originalidade
Luís Fernando
Copiaram o Xiaomi Mi A2 lite!
John Smith
Ao menos não tem escrito na frente "motorola" igual o ultimo moto G.Olá, chamou por mim?https://tecnoblog.net/wp-co...
John Smith
Filho bastardo um iPhone X com um Huawei P20. Lamentável.
Zanac_Compile
Bem pior, pois o entalhe da Motorola é OCO por dentro, pelo menos o da APPLE tem toda uma tecnologia FaceID de sensores embutidos ali que fazem algo decente. Este da Motorola é só pra imitar.
Jacques
Ao menos não tem escrito na frente "motorola" igual o ultimo moto G.Se bem que se não falar a marca, acho que ninguém ia adivinhar que é da motorola isso dai se cobrir os logos
João Pedro Salvador
Motorola Moto P30: Designed by Apple in California
Francisco
Falta de originalidade, criatividade, falta de tudo. Lenovo repetindo o erro de outras, inclusive da própria Apple com essa bizarrice de "entalhe".
Francisco
Eu também espero. Essa ideia de copiar a Apple com este "notch" é totalmente sem criatividade e sem motivo, a não ser ir na onda de um aparelho (iPhone X) que tem um erro de design. Se o aJobs estivesse vivo este iPhone X nunca existiria com essa bizarrice. Esse "ENTALHE" na tela é ridículo. Espero que a Samsung pelo menos mantenha o visual acertado e mais interessante nos seus aparelhos.
Fábio Moser
Ainda temos a Samsung e a Sony que mantem design e características próprias. Espero que se mantenham.
rocarmo
Design de Apple e nome de Huawei.
Maicon Bruisma
Não ficou horrível, ficou até bonito (exceto o notch), mas nesse preço temos Mi A2, Note 3, Mi6, tá caro pra um filho do iPhone X com o huawei P20
Joao Torres Moreira
Saudades a era Motorola by Google
Caleb Enyawbruce
Huahuahua!!
raphaela1
A Motorola deve pagar royalties a Apple, não é possível que não role um processinho
Tiago Albuquerque
A Apple está de parabéns!
Ronaldo Rodrigues
Exatamente, mais um iPhone pra lista!
Diogo
Prefiro este as linhas G, Z e companhia ...
Wendel Schelhan
Uma lamentável falta de originalidade.
Léx Ferracioli
Tenho que admitir que o celular ficou lindão ;)