Tecnoblog

Moto P30 é o primeiro smartphone da Motorola com notch na tela

Motorola lança Moto P30 com semelhanças em relação ao iPhone X no notch e na câmera dupla

A Motorola anunciou nesta quarta-feira (15) seu mais novo celular, o Moto P30. É difícil negar as semelhanças com o iPhone X: o notch é maior que em outros aparelhos Android; a câmera traseira dupla tem design parecido; até o papel de parede lembra o smartphone da Apple.

O Motorola P30 é voltado para a China, mas talvez ganhe uma versão internacional chamada Motorola One. Vamos aos detalhes.

Temos aqui o processador Snapdragon 636 octa-core, 6 GB de RAM e 64 GB/128 GB de armazenamento expansível por microSD. A bateria de 3.000 mAh tem suporte a carregamento rápido de 18 W.

A tela de 6,2 polegadas usa painel IPS Full-HD+ (2248 × 1080) com proporção 19:9. O notch abriga o alto-falante para chamadas, a câmera frontal de 12 megapixels e o flash.

Na traseira, fica a câmera dupla. O sensor principal de 16 megapixels conta com autofoco por detecção de fase (PDAF) e abertura f/1,8. O outro sensor é usado para detecção de profundidade, com seus 5 MP e abertura f/2,2. A gravação de vídeo chega a até 1080p em 30 fps (nada de 4K).

O leitor de impressão digital fica na traseira, no logotipo da Motorola. O Moto P30 também suporta desbloqueio facial 2D, sem a tecnologia Face ID usada no iPhone X.

A traseira de vidro vem acompanhada por uma moldura de alumínio. Há também um nanorrevestimento que repele água. O conector tradicional para fones de ouvido fica na parte superior, com suporte a Dolby Atmos.

A Lenovo, dona da Motorola, decidiu usar o Android 8.0 Oreo com sua interface própria, chamada ZUI 4.0. Ela foi introduzida nos smartphones ZUK, que não são mais vendidos, e então ressuscitada no Lenovo Z5 (aquele smartphone “quase sem bordas” que tem bordas e notch).

O Moto P30 está sendo lançado apenas na China, portanto virá sem os serviços do Google. No entanto, a versão internacional — o Motorola One — deve até mesmo participar do programa Android One, com atualizações garantidas por dois anos.

A Motorola começa a vender o P30 em 15 de setembro, nas cores preto, branco e aurora (gradiente de azul e roxo). A versão de 64 GB custará o equivalente a R$ 1.200 na China, enquanto o modelo de 128 GB sairá por R$ 1.400.

Esperávamos ver detalhes sobre o Moto P30 Play e P30 Note, ambos mencionados em vazamentos, mas eles não foram lançados ainda. Em vez disso, a empresa anunciou o Moto Z3 e o Moto E5 Plus no país.

Com informações: XDA Developers, GSM Arena.

Especificações do Motorola Moto P30: