Início » Internet » Facebook remove 72 grupos e 50 contas no Brasil por engajamento falso

Facebook remove 72 grupos e 50 contas no Brasil por engajamento falso

Grupos e perfis eram gerenciados por entidade identificada como PCSD e visavam ganhos financeiros com engajamento não natural

Emerson Alecrim Por

O Facebook soltou um comunicado nesta quarta-feira (15) informando que eliminou uma rede brasileira com 72 grupos, 50 perfis e cincos páginas por violação das políticas de autenticidade e combate ao spam do serviço. De acordo com a própria companhia, trata-se de um esforço para coibir abusos na rede social.

A ação foi divulgada apenas três semanas depois de o Facebook ter removido 196 páginas e 87 contas brasileiras acusadas de espalhar notícias falsas. Algumas dessas páginas e contas eram ligadas ao Movimento Brasil Livre (MBL). Mas a rede eliminada recentemente parecia ter um propósito diferente: gerar engajamento falso apenas para ganho financeiro.

As investigações apontam que a rede era controlada por uma entidade identificada como PCSD que usava grupos, perfis e páginas para comprar e vender reações, seguidores e fan pages na rede social, práticas que não geram engajamento legítimo e, portanto, são proibidas pelo Facebook.

Facebook

No comunicado, a companhia diz que passou a investigar a rede depois de ter sido alertada pelo Digital Forensic Research Lab, uma divisão da Atlantic Atlantic Council, empresa norte-americana que ajuda organizações, líderes políticos e afins a lidarem com questões internacionais.

Curiosamente, a rede do PCSD foi detectada após o Digital Forensic Research Lab investigar engajamento falso de páginas políticas na recente eleição do México, o que sugere que o grupo não atuava só no Brasil.

Na mesma mensagem, o Facebook revelou que, atualmente, conta com cerca de 20 mil pessoas dedicadas às áreas de integridade, segurança e revisão de conteúdo, e que, só no primeiro trimestre de 2018, removeu 837 milhões de conteúdos de spam e eliminou 583 milhões de contas falsas.

Recentemente, a companhia também liberou um manifesto explicando quais são seus limites para a liberdade de expressão. Nele, o Facebook diz que remove conteúdos ou mesmo contas quando detecta incitação à violência, discurso de ódio ou risco de danos a pessoas, por exemplo.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Boleto

Não gostou saia do Facebook e crie sua própria rede social, se não der certo é pq vc não se esforçou suficiente. Um forte abraço

Boleto

é condição sine qua non pra ser de direita estrume. Saudades da direita letrada e liberal.

Fabio Montarroios

tá.

Marcos Guilherme

Pelo tema e assunto da matéria as discussões tem que cair sobre as divulgações de fakenews, ou seja, assuntos políticos de direita e esquerda.

Carlin

HAHAHAHAHAHAHA o Facebook faz parte da URSAL!
#SomosTodosURSAL!!!

Anayran Pinheiro

Me expressei mal, me referia aos comentários.

Anayran Pinheiro

Esqueci de enfatizar que o shitstorm eram nos comentários... =P

Rookie naz

Eram bons? ... Aiin meu Beta ainda é melhor, com o valor de um top de linha aqui no Brasil compro top de linha chinês pra família toda e pro cachorro e parcelo com meu Nubank.

Comentários ruins sempre teve por essas bandas o melhor a se fazer é ignorar e seguir a vida ou debater.

Tangerino

Tá tranquilo ,tá favorável.
Nada que me preocupe em relação a minha conta e a minhas 2 páginas.

Fabio Montarroios

Já denunciei páginas (todas com cunho policial) q claramente incitavam a violência e iam totalmente contra os direitos humanos e pro face estava tudo certo... eles precisam melhorar isso ou os animos tendem a se acirrarem cada vez mais.

Fabio Montarroios

Se vc estiver sendo irônico, ok, do contrário vc está errado, pois debater opiniões divergentes é o core da vida pública. Toda a política é feita assim... E, claro, vale dizer q opinião não é argumento.

Fabio Montarroios

Vc precisa tomar cuidado com o analfabetismo político reinante nos espectros extremos e na manipulação canalha q fazem de gente bem intencionada. Facebook, de fato, não é digno de confiança, mas esse ambiente "politicamente engajado" tb mereceria toda a sua desconfiança .

Fabio Montarroios

Poderíamos dar o nome de elitismo a isso q vc sente saudade. Democracia é isso, amiguinho: ler e ouvir o q não te agrada e saber debater.

W. Sousa

Se "calar a direita" significa retirar fakenews e noticias sensacionalistas, tem mais é que "calar" mesmo. Até pq do que adianta a promoção de um discurso baseado em noticias falsas?: Logo estará fadada ao fracasso. Por fim, existem milhares de lacunas, contradições e incoerência em ambos os posicionamentos políticos e é nisso que a população deve focar e principalmente não ficar preso aos discursos ditos pelos próprios políticos, pois estes sempre procurarão separar as massas(população) para que se voltem uma contra as outras e assim facilitar a manipulação e impedir uma união(utopia) para que lutem em prol de um objetivo.

Fabio Montarroios

Se fosse de direita, eu q sou de esquerda estaria engrossando o coro q aponta censura, mas não é "a" direita q está sendo censurada, pq MBL e coisas do tipo não têm compromisso ideológico algum... O lance deles é bem outro.

Exibir mais comentários