Início » Celular » Android 9 Pie exige root para gravar áudio de ligação

Android 9 Pie exige root para gravar áudio de ligação

A decisão indica uma preocupação do Google com questões legais envolvendo o Android

Victor Hugo Silva Por

O Android 9 Pie foi finalmente lançado e ganhou boas novidades como o controle por gestos e recursos que usam inteligência artificial para melhorar sua experiência. Apesar disso, nem tudo são flores: o sistema operacional também perdeu algumas funções importantes.

Uma delas é a que permite gravar o áudio de uma ligação. O Android 9 Pie acabou com a brecha que era usada nas versões anteriores. Com isso, será preciso fazer o root do Android para salvar um arquivo da chamada.

Android 9 Pie

O Google parece querer impedir que o sistema contribua com a violação de leis ao gravar uma conversa sem a autorização dos envolvidos. Vale lembrar que, em alguns países, é preciso ter o consentimento de todas as pessoas presentes na chamada antes de realizar a gravação.

A discussão em torno desse tema, aliás, não é algo novo dentro do Google. A companhia retirou a API oficial voltada para a gravação de chamadas ainda no Android 6 Marshmallow. Desde então, os desenvolvedores usam uma via alternativa para realizar essa tarefa.

Agora, o Google também fechou essa brecha, dificultando a ação dos aplicativos. Além do root, não há muito o que fazer para gravar uma ligação com o Android 9 Pie. As alternativas são aguardar uma nova mudança por parte do Google ou esperar os desenvolvedores acharem outra forma de fazer gravações no sistema.

Com informações: XDA Developers.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Fabio Santos

Falam tanto em privacidade, que não pode ter problemas com dados e tal, talvez o motivo de não ter gravação de ligação nativo assim como no iOS seja PRIVACIDADE de ambos lados.

Cléber

A gravação da tela não contornaria essa proibição, ou ela não grava áudio?

Aiman Jalil Sarraf

ou gente com a intenção de gerar provas para se proteger de gente mal intencionada

Internet

Você precisa atualizar sua definição de simples então, porque está totalmente errada. E melhorar a interpretação de texto também, porque uma coisa não tem nada a ver com a outra. Aproveite e mande currículo pro Google, porque parece que você entende mais do que eles. 🤷‍♂️

RicardãoCarioca

Para alguns imaginar a criação de um sistema desses, não mais complexo do que um software antivírus, é difícil mesmo.

Internet

Seria qualquer coisa, menos “mais simples.”

Escrever toda essa lógica de verificar código do país, pra ativar ou desativar a gravação de chamada não é mais simples que simplesmente remover a função de gravação de chamada.

Isso sem contar o trabalho de verificar as leis de todos os países onde o Android está disponível e manter a lista atualizada, porque leis mudam. E quando mudarem, seria necessário atualizar o sistema para refletir as mudanças.

Abraão Caldas

Nos aparelhos samsung depende do pais de origem do aparelho, se não me engano na versão coreano do s8/s9 é possível gravar sim a ligação.

felipegcoutinho

De fato! hahaha!

Green Hell

Tá por fora do AOSP, lol. Muitas roms estão vindos com isso nativo agora.

Green Hell

Dona Google quer gourmetizar o robô...

John Smith

Acho que ele se refere a ter um aplicativo/forma oficial embutida no Android que permita fazer isso e não à existência de uma API que permita o desenvolvimento de apps por terceiros.

John Smith

Acho que você está equivocado, João. Fiz uma pesquisa rápida e parece que pode ser aceita sim:

https://tst.jusbrasil.com.b...
https://moisesandrade.jusbr...

Mas claro, nunca me envolvi numa situação em que isso acontecesse então não posso falar com propriedade.

Joao

Mas teriam que criar uma API oficial pra isso

Joao

Hahahaha verdade

Joao

Sim, só não vale como prova.

Exibir mais comentários