Android 9 Pie exige root para gravar áudio de ligação

A decisão indica uma preocupação do Google com questões legais envolvendo o Android

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Android 9 Pie

O Android 9 Pie foi finalmente lançado e ganhou boas novidades como o controle por gestos e recursos que usam inteligência artificial para melhorar sua experiência. Apesar disso, nem tudo são flores: o sistema operacional também perdeu algumas funções importantes.

Uma delas é a que permite gravar o áudio de uma ligação. O Android 9 Pie acabou com a brecha que era usada nas versões anteriores. Com isso, será preciso fazer o root do Android para salvar um arquivo da chamada.

O Google parece querer impedir que o sistema contribua com a violação de leis ao gravar uma conversa sem a autorização dos envolvidos. Vale lembrar que, em alguns países, é preciso ter o consentimento de todas as pessoas presentes na chamada antes de realizar a gravação.

A discussão em torno desse tema, aliás, não é algo novo dentro do Google. A companhia retirou a API oficial voltada para a gravação de chamadas ainda no Android 6 Marshmallow. Desde então, os desenvolvedores usam uma via alternativa para realizar essa tarefa.

Agora, o Google também fechou essa brecha, dificultando a ação dos aplicativos. Além do root, não há muito o que fazer para gravar uma ligação com o Android 9 Pie. As alternativas são aguardar uma nova mudança por parte do Google ou esperar os desenvolvedores acharem outra forma de fazer gravações no sistema.

Com informações: XDA Developers.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Relacionados