Início » Celular » Fortnite já é usado para espalhar malware no Android

Fortnite já é usado para espalhar malware no Android

Após a Epic revelar que o jogo não chegaria à Play Store, vários sites se apresentaram como os oficiais para o download de Fortnite

Victor Hugo Silva Por

Não demorou muito até que alguém criasse uma versão falsa de Fortnite para Android. Depois da Epic Games anunciar que não colocaria o jogo na Play Store, alguns cibercriminosos viram a oportunidade de espalharem malware e ganharem dinheiro em cima de outros usuários.

Segundo a Wired, o problema existe ao menos desde o dia em que o CEO da Epic, Tim Sweeney, revelou os planos da empresa. Após a declaração, sete sites se apresentaram como os oficiais para o download do jogo no Android.

Fortnite

Com páginas que tinham um visual parecido ao do site oficial, os cibercriminosos distribuíram arquivos maliciosos para quem tentasse baixar o jogo. Neste grupo, foram usados dois tipos de malware.

Um deles, conhecido como FakeNight, reproduz um vídeo que simula a tela de carregamento. Em seguida, ele mostra uma janela com o aviso de que é necessário realizar uma verificação do aparelho.

Ao apertar em OK, o aplicativo abre o navegador, que mostra uma nova página. Ela informa que revelará um código do jogo caso o usuário aperte nos anúncios. Como você já deve suspeitar, o código nunca é exibido.

Fortnite Malware FakeNight

O outro malware é chamado de WeakSignal. Ele também apresenta uma tela de carregamento falsa, que já exibe anúncios no topo. A estratégia é dizer que o sinal de internet está fraco e que é preciso abrir o aplicativo novamente.

Nos dois casos, o objetivo é ganhar dinheiro com visualização e cliques em anúncios. Porém, há casos mais graves. Em maio, outro aplicativo se passou por Fortnite para espionar usuários. Ao ser instalado, ele coletava ligações e usava a câmera do celular para tirar fotos.

As tentativas maliciosas com jogos populares são comuns. No entanto, elas se intensificaram após a decisão da Epic. A empresa não quis colocar Fortnite na Play Store para evitar a taxa de 30% do Google para cada pagamento feito dentro do jogo.

Caso a estratégia ofereça bons resultados, outras produtoras deverão seguir esse caminho e oferecer apps e jogos em seus próprios sites. Se isso acontecer, a mudança na forma de distribuição poderá elevar os riscos para os usuários, que deverão descobrir por conta própria quais site são realmente confiáveis.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Cacio Frigerio

Não vejo assim, a próprio cobrança de 30% por parte do Google eh um abuso. Inclusive quando a Ue multou o Google no caso Android eu me posicionei a favor da Ue. Mas concordo com você no resto. As pessoas não conseguem mais raciocinar por conta própria. Elas se apoderam da opnião alheia.

Zanac_Compile

Não é fiasco pra ti que tem noção, mas pra 99% da população, não existe este cuidado.
O problema é que o povo é tão fanático que não consegue reconhecer algo ruim, qualquer coisa no Android é honesto, é justo, é compreensível, sempre tem uma explicação.

Cacio Frigerio

Que fiasco? Instalar um malware eh um fiasco? Não vejo fiascos do Android.
Fiasco é um usuário cair nas armadilhas de 30 anos, já estando acostumado com as mesmas no PC.
A anos eu não tenho antivírus no PC, apenas me protejo com boas práticas.

Zanac_Compile

Cacio, só pq Windows é um lixo, uma peneira cheio de furos de segurança, não quer dizer que o Android deveria ser também. Só uso Internet Banking no iPhone, trabalho com segurança e sei o risco gigante que é acessar isso de um PC WIN.

O PC WIN foi ter loja de app séculos depois, atrasado, e nunca deu certo, ainda usa o modelo arcaico dos anos 80 de instalar programa e o Android regride para o mesmo modelo e dá margem para esse fiasco todo.

Cacio Frigerio

Qual a sua teoria que o Android tem que ser protegido enquanto o PC desde que eh PC não tem a cerquinha Protetora? No PC nunca teve lojinha. E se você instalar um vírus, voce é e sempre será o culpado.

Lucas Santos

Quem disse? Os pais devem achar que Fortnite é comida italiana.

André Matulionis

Daqui a alguns anos, vamos olhar pra trás e perceber que tudo começou aqui

Outros apps fazendo o mesmo; a infestação de vírus; a decadência do Android; o retorno dos celulares não-smart; o iOS popularizando e se tornando mais caro; a desigualdade social entre iOSers e nonsmarters; a decadência da sociedade; a volta da idade da pedra...

Tudo isso por causa do Fortnite Mobile.

Josiel Hen

"deverão descobrir por conta própria" olha o nível.

Zanac_Compile

Quem baixa são os pais....

Zanac_Compile

Isso! A culpa é do usuário, nunca do Google, tudo que eles fazem é perfeito, o usuário que é burro.

Zanac_Compile

Mas essa é a essência do Android, se quer diferente, migra para iOS e seja feliz.

Zanac_Compile

Tu, eu, o povo todo avisou....

FIASCO, uma lambança atrás da outra.

Enquanto no iOS o negócio é um sucesso, existe a meses, bombando, rodando fluído, atualizado automaticamente, por outra lado, nessa notícia aí nem vale a pena comentar....

Baidu feat MC Brinquedo

É bom que vai aprender desde cedo as maldades da web.

Lucas Santos

Tudo isso por pãodurisse. Pra mim a Google deveria mover a permissão de instalar apps fora da loja para a área de desenvolvedor pra dificultar esse tipo de instalação mais um pouco.

Lucas Santos

Aĺém disso boa parte que baixa são crianças que mal sabe o que é uma url.

Exibir mais comentários