Início » Aplicativos e Software » Tweetbot e Twitterrific perdem recursos após mudanças no Twitter

Tweetbot e Twitterrific perdem recursos após mudanças no Twitter

Com a mudança de APIs, até mesmo a atualização automática da timeline deixa de existir

Por
49 semanas atrás

Uma mudança recente nas regras do Twitter mudou a forma como o microblog utiliza suas APIs e dificultou o trabalho de clientes famosos como Tweetbot e Twitterrific. Hoje (16) a rede social confirmou que apps terceiros podem perder funções importantes e que fazem sentido para estes apps.

Ao todo foram três APIs que não funcionam mais: Site Streams, User Streams e REST Direct Message Endpoints. O suficiente para atrapalhar a vida de alguns desenvolvedores que criam soluções terceiras para acessar recursos do Twitter, sem o uso do site ou app oficial. O curioso é que o Twitter alega que das três, duas APIs foram removidas por um simples motivo: quase ninguém utilizava, beirando mais ou menos 1% de toda a rede.

Foto via Pixabay

Rob Johnson, diretor de produto no Twitter, deixa claro no blog oficial da empresa que não era comercialmente viável manter desenvolvedores trabalhando em soluções que afetam uma parcela pequena dos usuários – bem pequena.

Algumas das mudanças, segundo Johnson, podem fazer com que a atualização automática da linha do tempo de sua conta não funcione mais – obrigando ao usuário puxar a timeline para baixo para atualizar o conteúdo e receber novos tweets.

É exatamente o que pode acontecer com o Tweetbot, que não terá mais atualização automática via Wi-Fi e nem mesmo notificações em push para likes, novos seguidores e até mesmo o app que roda no Apple Watch pode receber novidades apenas de tempos em tempos – mais ou menos a cada um ou dois minutos.

Mesmo com bastante confusão, o Twitter afirma em sua publicação oficial que continua próximo aos desenvolvedores e que a API REST Direct Message foi dividida em duas outras com mais recursos, com suporte para resposta rápida e webhooks.

A questão é que dentro do espaço entre a mudança de API e a atualização do app para as novas ferramentas, alguns clientes perderão boa parte das funcionalidades e os que mais sofrerão são aqueles que ganham dinheiro com isso – como o app pago Tweetbot.

Com informações: The Next Web, CNET e Twitter

Mais sobre: , ,
Participe das conversas do Tecnoblog

Leia o post inteiro antes de comentar
e seja legal com seus amiguinhos.

Carregar Comentários Conheça nossa política de comentários aqui.