Início » Internet » Samsung promove câmera do Galaxy S9 e A8 com fotos de DSLR

Samsung promove câmera do Galaxy S9 e A8 com fotos de DSLR

Samsung deu a entender no Twitter e Facebook que fotos feitas com câmeras profissionais foram tiradas com Galaxy S9 e Galaxy A8

Felipe Ventura Por

As contas oficiais da Samsung no Twitter e no Facebook usaram fotos tiradas com câmeras profissionais para promover o Galaxy S9 e Galaxy A8. A descrição dos posts dava a entender que as imagens foram capturadas por um desses celulares, sem deixar claro que se tratava de algo feito com uma DSLR.

Na última terça-feira (14), a conta da Samsung no Twitter disse que “a câmera frontal do #GalaxyA8 tem foco dinâmico” e ilustrou isso com uma selfie, marcada com o logotipo da empresa. O usuário Felipe Torres citou o tweet dizendo que a foto “não foi tirada com a câmera frontal de um A8”. A Samsung respondeu: “a nossa foi sim 😊”.

Na verdade, ela foi tirada com uma Canon EOS 5D Mark III. A foto aparece no catálogo da Getty Images — para encontrá-la, basta fazer uma busca reversa no Google Imagens. O tweet foi removido.

Samsung responde

Em comunicado ao Tecnoblog, a Samsung diz que usa fotos de bancos de imagens “em alguns casos”, dependendo da identidade visual usada na campanha de marketing. Ela também reconhece que, no tweet mencionado acima, a foto “é uma das que são provenientes de um banco de imagens”.

Eis o comunicado na íntegra:

A Samsung informa que nas redes sociais trabalha com fotos clicadas pelos smartphones e também, em alguns casos, com fotos de bancos de imagens que estão alinhadas com a identidade visual da campanha de marketing dos produtos.

Sobre o post em questão, a empresa esclarece que, ao contrário do que foi informado em sua página oficial no Twitter, a peça publicitária é uma das que são provenientes de um banco de imagens como parte da comunicação do smartphone.

A Samsung reforça que segue os mais altos padrões éticos na conduta de seus negócios e no relacionamento com o consumidor.

Galaxy S9 ou Canon EOS?

Não é a primeira vez que isso acontece. No Facebook, descobrimos algo parecido: a empresa postou três fotos dando a entender que foram capturadas pelo Galaxy S9; na verdade, elas foram adquiridas em bancos de imagens.

Por exemplo, este post diz que “a câmera do #GalaxyS9 se ajusta sozinha à luz baixa e faz ótimas fotos até depois do anoitecer”. A foto pode ser encontrada na Getty, e foi capturada com uma Canon EOS 5DS R.

Mais casos

“Sempre vale uma foto do look quando se tem um #GalaxyS9 nas mãos”, escreve a Samsung no Facebook. Esta foto, tirada com uma Nikon D810, está à venda no Depositphotos.

“Com o estabilizador de imagem da câmera do #GalaxyS9 nenhum movimento passa batido”, garante um post no Facebook. A foto, disponível na Getty, foi tirada com uma Canon EOS 5DS R.

“Rolou aquela vontade de tirar uma selfie? A câmera do #GalaxyA8 te entrega a foto incrível, pronta pra postar”, diz um tweet da Samsung. A foto está na Getty Images.

Nokia se envolveu em caso parecido

Nos idos de 2012, a Nokia se viu em uma polêmica semelhante ao divulgar o Lumia 920. Ela demonstrou em um vídeo a tecnologia PureView com estabilização óptica de imagem. A cena com a legenda “OIS ON” dava a entender que o celular estava fazendo a gravação. No entanto, um reflexo nessa mesma cena revela que tudo foi feito com uma câmera profissional.

O vídeo era intitulado “PureView – The Next Innovation” e mostrava um ator segurando o Lumia 920, que parecia gravar a cena. A Nokia prometeu fazer uma revisão ética em seus procedimentos de marketing. “Entendemos que não houve a intenção de enganar ninguém, mas ocorreu um julgamento ruim na decisão de não usar um aviso”, disse a empresa na época.

Atualizado às 16h34 com resposta da Samsung

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Media Environment

Uhum :*

Media Environment

CLARAMENTE!

Obrigado por vc me dizer quais as intenções do que eu falo, quem melhor do que vc pra isso né?

Media Environment

Onde vc leu eu dizendo que eles tão certos em fazer? Tá interpretando demais ai amiguinho.

Media Environment

ur dur

Nameless Ghoul

A câmera do Pixel 2 é evidentemente melhor, tanto a frontal quanto a traseira e olha que nem utilizam um sensor duplo.

Rodrigo Gonçalves

Tá impossível ler as matérias no Safari. SP afina fica se ajustando a todo instante subindo e descendo, impossível ler qq coisa. iPhone 8 aqui

@BlogDoDourado

Muito obrigado mesmo.

@BlogDoDourado

Poxa, obrigado mesmo. Eu trabalho com fotografia de eventos mas para manter a paixão pelo foto e não ser só trabalho, eu clico com o celular no instagram e uso a câmera só quando sou contratado para os eventos.

PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

Não, estava apenas respondendo pra todos que questionaram, já que se eu postasse uma vez nem todos veriam a resposta...

Walmir Ramos

kkkkkkkk

raphael_silva

Meu deus, vc é chato em? Postou o link umas 10x pra poder "defender" seu ponto.

Ueritom Ribeiro Borges

Cacete, que fotos caras pra carai desse GettyImages!

Saulo Benigno

Apple faz? Sempre? Onde?

PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

Tá bom... cai nessa... não está explicito que precisa comprar lentes e o caramba, e sabem que ninguém lê as letras pequenas....

PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

Não só softwares:
https://petapixel.com/2017/06/30/truth-shot-iphone-style-ads/

Exibir mais comentários