Início » Internet » Samsung promove câmera do Galaxy S9 e A8 com fotos de DSLR

Samsung promove câmera do Galaxy S9 e A8 com fotos de DSLR

Samsung deu a entender no Twitter e Facebook que fotos feitas com câmeras profissionais foram tiradas com Galaxy S9 e Galaxy A8

Felipe Ventura Por

As contas oficiais da Samsung no Twitter e no Facebook usaram fotos tiradas com câmeras profissionais para promover o Galaxy S9 e Galaxy A8. A descrição dos posts dava a entender que as imagens foram capturadas por um desses celulares, sem deixar claro que se tratava de algo feito com uma DSLR.

Na última terça-feira (14), a conta da Samsung no Twitter disse que "a câmera frontal do #GalaxyA8 tem foco dinâmico" e ilustrou isso com uma selfie, marcada com o logotipo da empresa. O usuário Felipe Torres citou o tweet dizendo que a foto "não foi tirada com a câmera frontal de um A8". A Samsung respondeu: "a nossa foi sim 😊".

Na verdade, ela foi tirada com uma Canon EOS 5D Mark III. A foto aparece no catálogo da Getty Images — para encontrá-la, basta fazer uma busca reversa no Google Imagens. O tweet foi removido.

Samsung responde

Em comunicado ao Tecnoblog, a Samsung diz que usa fotos de bancos de imagens "em alguns casos", dependendo da identidade visual usada na campanha de marketing. Ela também reconhece que, no tweet mencionado acima, a foto "é uma das que são provenientes de um banco de imagens".

Eis o comunicado na íntegra:

A Samsung informa que nas redes sociais trabalha com fotos clicadas pelos smartphones e também, em alguns casos, com fotos de bancos de imagens que estão alinhadas com a identidade visual da campanha de marketing dos produtos.

Sobre o post em questão, a empresa esclarece que, ao contrário do que foi informado em sua página oficial no Twitter, a peça publicitária é uma das que são provenientes de um banco de imagens como parte da comunicação do smartphone.

A Samsung reforça que segue os mais altos padrões éticos na conduta de seus negócios e no relacionamento com o consumidor.

Galaxy S9 ou Canon EOS?

Não é a primeira vez que isso acontece. No Facebook, descobrimos algo parecido: a empresa postou três fotos dando a entender que foram capturadas pelo Galaxy S9; na verdade, elas foram adquiridas em bancos de imagens.

Por exemplo, este post diz que "a câmera do #GalaxyS9 se ajusta sozinha à luz baixa e faz ótimas fotos até depois do anoitecer". A foto pode ser encontrada na Getty, e foi capturada com uma Canon EOS 5DS R.

Mais casos

"Sempre vale uma foto do look quando se tem um #GalaxyS9 nas mãos", escreve a Samsung no Facebook. Esta foto, tirada com uma Nikon D810, está à venda no Depositphotos.

"Com o estabilizador de imagem da câmera do #GalaxyS9 nenhum movimento passa batido", garante um post no Facebook. A foto, disponível na Getty, foi tirada com uma Canon EOS 5DS R.

"Rolou aquela vontade de tirar uma selfie? A câmera do #GalaxyA8 te entrega a foto incrível, pronta pra postar", diz um tweet da Samsung. A foto está na Getty Images.

Nokia se envolveu em caso parecido

Nos idos de 2012, a Nokia se viu em uma polêmica semelhante ao divulgar o Lumia 920. Ela demonstrou em um vídeo a tecnologia PureView com estabilização óptica de imagem. A cena com a legenda "OIS ON" dava a entender que o celular estava fazendo a gravação. No entanto, um reflexo nessa mesma cena revela que tudo foi feito com uma câmera profissional.

O vídeo era intitulado "PureView - The Next Innovation" e mostrava um ator segurando o Lumia 920, que parecia gravar a cena. A Nokia prometeu fazer uma revisão ética em seus procedimentos de marketing. "Entendemos que não houve a intenção de enganar ninguém, mas ocorreu um julgamento ruim na decisão de não usar um aviso", disse a empresa na época.

Atualizado às 16h34 com resposta da Samsung

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Media Environment
Uhum :*
Media Environment
CLARAMENTE!Obrigado por vc me dizer quais as intenções do que eu falo, quem melhor do que vc pra isso né?
Media Environment
Onde vc leu eu dizendo que eles tão certos em fazer? Tá interpretando demais ai amiguinho.
Media Environment
ur dur
Nameless Ghoul
A câmera do Pixel 2 é evidentemente melhor, tanto a frontal quanto a traseira e olha que nem utilizam um sensor duplo.
Rodrigo Gonçalves
Tá impossível ler as matérias no Safari. SP afina fica se ajustando a todo instante subindo e descendo, impossível ler qq coisa. iPhone 8 aqui
@BlogDoDourado
Muito obrigado mesmo.
@BlogDoDourado
Poxa, obrigado mesmo. Eu trabalho com fotografia de eventos mas para manter a paixão pelo foto e não ser só trabalho, eu clico com o celular no instagram e uso a câmera só quando sou contratado para os eventos.
PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ
Não, estava apenas respondendo pra todos que questionaram, já que se eu postasse uma vez nem todos veriam a resposta...
Walmir Ramos
kkkkkkkk
raphael_silva
Meu deus, vc é chato em? Postou o link umas 10x pra poder "defender" seu ponto.
Ueritom Ribeiro Borges
Cacete, que fotos caras pra carai desse GettyImages!
Saulo Benigno
Apple faz? Sempre? Onde?
PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ
Tá bom... cai nessa... não está explicito que precisa comprar lentes e o caramba, e sabem que ninguém lê as letras pequenas....
PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ
Não só softwares:https://petapixel.com/2017/06/30/truth-shot-iphone-style-ads/
PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ
Veja o link Matheus, e é notícia velha...https://petapixel.com/2017/06/30/truth-shot-iphone-style-ads/
PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ
Limpa mas com outros recursos, ex:https://petapixel.com/2017/06/30/truth-shot-iphone-style-ads/
PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ
Usou, mas de qual maneira?https://petapixel.com/2017/06/30/truth-shot-iphone-style-ads/
PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ
https://petapixel.com/2017/06/30/truth-shot-iphone-style-ads/
PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ
Uma coisa é um trabalho que foi vendido pra uma pessoa, outra coisa é tentar enganar o consumidor final e exagerar nos edits ou recursos:https://petapixel.com/2017/06/30/truth-shot-iphone-style-ads/
fan
Depende do ponto de vista. Hj qualquer top de linha tem câmera boa! A questão è qual delas faz o seu gosto pessoal e os olhinhos brilharem ? Eu gosto da estética da do iPhone, mas pode ser que o concorrente de saia melhor no escuro. Mas eu n pretendo mudar de ecossistema prq smartphone Z tira fotos boas no escuro mas deixa a cara das pessoas igual zoobie .... acho que prefiro ficar cm a do iPhone mesmo, que já faz um trabalho bem bom !
Nameless Ghoul
Câmera de Iphone já FOI a melhor do mercado, samsung, huawei, pixel, etc tem mostrado melhores resultados.
Frederico Martins
Passei mais de um mês testando um S8 e no caso de fotos noturnas a Samsung consegue fazer algo com o flash, não sei o que é, mas consegue iluminar mais e consequentemente uma foto melhor. Já o iPhone X (que possuoj não sai uma foot noturna descente (falo sem iluminação e a uma distância mínima do objeto, se for bem de perto presta).
Media Environment
Vc q ta colocando essas palavras na minha boca...Em nenhum momento quis dizer isso.Acho deplorável a atitude de todas elas fazendo isso. Quem me conhece sabe q eu prezo DEMAIS por credibilidade e princípios.Marketing pra mim em si já é algo escroto. Marketing safado como esse aí que essas empresas fazem é deplorável.O que quis dizer é que todas elas são escrotas.
Guilherme Batista
Não precisa de iPhone pra isso
Saulo Benigno
Isso, é crime
Renan
Pra que trapacear de forma arriscada quando ser honesto é tão simples? Uma foto bem tirada com S9 não teria dificuldade de encantar. Seria um custo irrelevante jogar limpo para uma empresa que vale U$ 250 bilhões.
Rodolfo Q.
Edição é uma coisa normal no meio fotográfico... ou vc acha q aqle album de casamento q demora 6 meses ou mais pra ficar pronto, é só pq o fotografo quer?
Fabio Santos
Brinca não como comprovar que não teve montagem, desta forma também não é segura também
PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ
Todos os outros já fazem... foi o primeiro, mas já virou commodity.
João Pedro
😂😂Prq não? HahaMas bem que esse meu pequeníssimo erro fosse o dessa Samsung, porque depois de hoje essa empresa terminou de jogar o nome dela na lama.. O pior mesmo vai ser os fanboys tentando defende-la dizendo que as 'outras' fazem o mesmo 😴😂Oh dó.. 😟
fan
Mas não da pra tirar o mérito da câmera do iPhone... torna uma foto simples em algo sublime com esse fundo desfocado.https://uploads.disquscdn.c...
Bil
Eu simplesmente te disse o porquê de uma foto desse tipo custar tanto. Se a agência dispõe de tempo e dinheiro pra fazer, ok. Se só tem dinheiro e não tem tempo, compra a foto. O absurdo é a Samsung nem mesmo procurar fazer um ensaio exclusivo, não o valor da foto.
Media Environment
Deixa o tio contar uma coisa pra vcs:Apple faz isso com iPhone, GoPro faz isso com os clipes "fodásticos" deles, DJI faz tb... Toda empresa faz isso tá? Usar imagens de câmeras muito superiores pra se passar pelas imagens do produto sendo vendido. Isso é mais velho que cagar sentado.
Daniel R. Pinheiro
Bom, se vc prefere (assim como a maioria) pagar 500 dólares numa foto, problema seu...
Ttesunno
A Samsung reforça que segue os mais altos padrões éticos na conduta de seus negócios e no relacionamento com o consumidor.Estou rindo e não é pouco
R0gério
Pelo visto a própria Samsung não conta com gente competente pra usar as próprias câmeras. Belas fotos! Você está de parabéns.
João Pedro
Qual a novidade? Samsung sendo Enganasung.. HahaEssa empresa está milhões de anos luz atrás da sua rival.. Tem que apelar pra esses tipo de meio trapaceiro mesmo.. Só avisa pra ela não comprar mais fotos públicas como aquelas.. Fica feio.. Só contrata um profissional e tira as fotos com uma DSLR descente antes.. Assim pode continuar enganando os troxas..
Rod
Pior que quando fui fazer um ensaio do meu filho, fiquei trocando ideia com o fotógrafo. Ele falou que quando vc ver a foto de uma modelo na capa de uma revista, saiba que custou um fds inteiro e aproximadamente 2.000 fotos
PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ
Não é, mas pode enganar o usuário final do mesmo jeito...
Trovalds
Discussões à parte da Samsung ter feito essa presepada (mais uma), se você não tem o dom da fotografia você pode ter o melhor equipamento do mundo que as suas fotos vão sair uma porcaria. Tiro por base meu cunhado fotógrafo. Eu tiro 10 fotos num celular porcaria pra ver se consigo salvar uma e o cara tira 1 foto no mesmo celular que vale por 10.
Bil
2018 e ainda tem gente que acha que tratar a foto é um demérito?
Bil
Se você tem tempo pra procurar um profissional, pra procurar uma locação, pra definir vestuário, fotografia e fazer o tratamento da imagem, vai fundo e contrata um fotógrafo. Só que ainda terá que pagar a mais para usar as fotos em trabalhos com fins comerciais. A maioria das pessoas prefere pagar e usar, gastando menos de um minuto pra isso.
Marcos Sarrafinho
Ok, pensamento da Samsung " veja esta imagem que deveria ser de nossa câmera mas não é porém, acredite que é pois nós estamos dizendo ser." Pra começar mesmo que fosse da câmera de um Samsung normalmente passa por mto PS antes de ser apresentada o que na minha opinião já não conta mais pois apesar de ter sido realmente feita a foto com a câmera dita ela já não é mais original, mas isso não é uma falha só da Samsung, acredito que todas usam da mesma tática, mesmo no concurso de fotos da maçã algumas fotos que foram lá postados via se claramente que não eram mais originais ou que obviamente não haviam sido feitas com o iphone.
pedrowillyam
Eita que vocês trouxeram um dossiê completo. É por isso que eu amo esse site.
André
Danadinha XD
nice guy
Se tratando do Getty, provavelmente 1 dólar
Dan
Essa é uma área extremamente cinza. A apple usa adaptadores de lentes cinemáticas, steadycams, sistema de follow focus e não usam o aplicativo nativo da câmera nas propagandas do iPhone. Pra obter os mesmos resultados, além do iPhone, você teria que gastar mais uma grana absurda com equipamento extra além de perder a mobilidade que está na premissa de uma câmera em um celular. A apple admite que usa equipamento e processamento extra, naquele esquema de letrinhas pequenas, fato, mas a única coisa que se usa ali é o sensor do iPhone, que pode ser trocado por basicamente qualquer celular que os resultados não seriam muito diferentes.
Rafaeldac
Não ignoraram o tweet, fizeram pior, excluiram.
Rafaeldac
kkkk chama-se face defect eliminator ou dispositivo escondedor de feiura
Rafaeldac
O loko. Você devia ser contratado pela Samsung. Manda um currículo pra eles. E ainda posta as fotos de graça. suas fotos são muito boas.
Rafaeldac
Quanto você acha que custa contratar uma modelo, o fotografo, o espaço, pessoal de iluminação e ensaiar a mesma pose 400 x até sair dessa forma? Acorda. 500 dólares pelo produto pronto, pra empresa que vai usar é muito mais barato.
Rafaeldac
Não é o preço da foto e sim o preço da licença comercial. Para colocar a foto em quantos materiais publicitários quiser.
John Smith
Fora que, desses 500, me pergunto quanto realmente tá indo pro fotógrafo.
Guilherme da Silva Manso
Tive o A5 2017 (mesma câmera) e agora o A8: a qualidade melhorou ainda. E já era boa. Gosto muito.
Artur Barbosa
Minha esposa teve um A7 2017 por um breve período. Se as fotos do A8 tiverem qualidade parecida, a samsung precisa MESMO utilizar outras câmeras para fazer o merchan.
Felipe Rodrigues
Pra mim não pareceu ser redução de custos. Olha o preço dessas fotos...
Vanderlei Gomes Fotografia
Nada de se estranhar é a sanguesung.
Jairo ☠️
Fail desnecessário, shame you Samsung
Wellinghton Godoi
Pra ajudar a divulgar esse negócio:https://twitter.com/feliper...
Robert Rey
É porque tem empresas como a Samsung que compram
Daniel R. Pinheiro
Poxa, mas por 500 dólares eu contrato um profissional e faço um book, cara.Agora baixar uma foto aleatória da Internet por 500 dólares? Ta loco?
Fábio
A importância da câmera vem se tornado quase secundária frente aos softwares de edição e tratamento de imagens. Daqui a uns anos, com o avanço da inteligência artificial, algoritmos e etc. Provavelmente não conseguiremos mais diferenciar a olho nu a imagem de uma DSLR com a de um celular High End, por exemplo.
Daniel Ribeiro
O pior é que as câmeras nem são ruins... É possível fazer fotos bem legais com elas. Eles simplesmente não precisariam recorrer a esse tipo de recurso... Bastaria "realmente" fazer a foto.
Douglas Souza Luz
Porque é a profissão de alguém hahaha. Você ta pagando pelos direitos da imagem do fotografo, usando algo que ele produziu. Por mais fácil que possa parecer é a profissão de alguem e, se ta cobrando esse preço, é porque ta tendo retorno.
Douglas Souza Luz
Bom, já vi muita foto "limpa" lá. Inclusive uma das minhas apenas com um filtro pb foi selecionada pra participar do processo também. Quanto a edição, não da pra esperar fotos sem muitos retoques no Insta. O que acho interessante é que algumas fotos são selecionadas mais pelo apelo artístico das mesmas, não pela qualidade de imagem em geral. No geral temos que tomar muito cuidado com o que estamos vendo, é muito fácil enganar e ser enganado na internet.
Arlys Souza
Isso aí tá com cara de agência de publicidade pagando de espertona e querendo reduzir os custos de produção.
leoleonardo85
Pelo comunicado oficial da Samsung fica claro, eles vão continuar usando imagens de Banco de Imagens, e ai vai de cada um acreditar ou não nas fotos
Daniel R. Pinheiro
Fora essa polêmica, gostaria de saber, porque uma foto custa 500 dólares... Uma foto, velho?
Wellinghton Godoi
Isso é propaganda enganosa. Deveriam ser punidos com multas baseadas no lucro que a empresa teve na venda de cada smartphone envolvido nesse tipo de propaganda. Esse tipo de atitude é ridícula, desonesta e criminosa.Ninguém tem que entender que a empresa "pode utilizar fotos de um banco de dados". O consumidor leigo não tem esse raciocínio. Se eu tivesse comprado um celular desse me baseando em uma propaganda assim, por exemplo, não hesitaria em procurar meus direitos.Isso não é "estar alinhadas com a identidade visual da campanha de marketing dos produtos", isso é querer enganar o consumidor.
Lucas
ah isso sim. mas acho aceitável, é tipo foto de hambúrguer, mesmo que não passe por nenhum tratamento, a foto é feita em estúdio e várias vezes até ficar bom
PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ
acabei de responder abaixo... claro que é bom usar a própria câmera, mas o usuário pode ser enganado de outras maneiras, um desfoque forçado, melhoria de cor e iluminação, ainda mais com celulares que tirem fotos em RAW
PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ
Isso se quem tirou a foto avisá-la, o que estou querendo dizer é que todas as fotos são melhoradas, e exceto por sites de comparação de câmera, o usuário seria mto burro em comprar um aparelho pelas fotos que "vê por aí"
Matheus Gonçalves
Desde que a foto seja tirada com um iPhone, acho bem aceitável. O tratamento da imagem é parte do processo, e independentemente da câmera utilizada, mas o primeiro passo ao tirar a foto é super importante.
Lucas
mas que pelo menos foram tiradas com a câmera do próprio celular. e a apple avisa que foram usados softwares específicos para a captura e tratamento.
@BlogDoDourado
Ei Samsung, segue meu Instagram que lá é só foto com celular. No últimos 3 anos foram com S7, S8 e agora S9. Http://www.instagram.com/bl...
hamster
Eu até entendo usar fotos tiradas de uma DSLR, o que não entendo é uma empresa do tamanho da Samsung utilizando banco de imagens pra isso.
Vitor Gyn
Da pra saber que não é de celular da samsung, pq não parecem bonecos de cera.
Gabriel Arruda
Acho bem diferente a situação, pode-se editar, usar iluminação artificial, fotógrafos profissionais, modelos, maquiagem, mas outra câmera indica que nem o melhor fotógrafo do mundo conseguiria os mesmos resultados.
PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ
Que passaram por horas de photoshop e/ou lightroom, iguais às fotos que ganham concursos da national geographic, e todas as outras...
Lucas Ribeiro
Acabaram de responder lá na _melhor rede social_. Aposto que se não tivesse virado post no Tecnoblog, iriam ignorar o tweet do menino.
Douglas Souza Luz
Pensei a mesma coisa. A última foto ali até o s3 tirava ela com qualidade suficiente pra postarem hahaha
joaofla123
O pior é que da pra tirar fotos boas sim (não tanto quanto essas), mas preferem enganar. Feio demais...
Hugo Piovesan
#honestidade
Douglas Souza Luz
Acho interessante a forma como a apple promove a câmera dos seus dispositivos, pelo menos no instagram. Quase toda semana ela lança um desafio e as melhores fotos tiradas com iPhone são selecionadas e postadas no instagram da empresa. Pelo menos assim temos algumas imagens reais pra usar de referencia.
marcelomartins
Na verdade todas empresas fazem isso. Na melhor das hipóteses passam a foto por tratamentos profissionais inacessível para os usuários do telefone.Não deixa de ser feio.
Robson Bastos
Putz vergonhoso.
Lucas Henrique
Toma vergonha na cara Samsung. MdsAs que estão no site dela, será que foi mesmo?
Paulo Freitas
Que feio samsung