Infográfico explica por que atualizações de celulares Android demoram tanto
Sony descreve onze passos para atualizar Android, incluindo modificar a interface e realizar testes do sistema do Google
TB Responde
Por que as atualizações do Android demoram tanto? Em seu blog oficial, a Sony divulgou a lista de smartphones Xperia que serão atualizados para o Android 9.0 Pie, e divulgou um infográfico que explica os onze passos do processo de update. (Há alguns anos, a Sony Ericsson fez algo semelhante.)
A maioria dos celulares Android demora para receber atualizações, apesar dos esforços do Google para melhorar o processo. Isso não é novidade, mas a fabricante quer esclarecer por que os updates levam tanto tempo para chegar — quando chegam.
Basicamente, a Sony precisa otimizar o sistema operacional para seu hardware; personalizá-lo com sua interface e aplicativos; testá-lo internamente e externamente; e modificá-lo dependendo do feedback das operadoras.
Esse é um processo que vale para a maioria das fabricantes. Elas usam o HAL (camada de abstração de hardware) para que o novo Android funcione com chips existentes; implementam recursos básicos, como conectividade à internet e chamadas telefônicas; e depois passam para as skins personalizadas — Samsung Experience/TouchWiz, LG UX, Asus Zen UI, entre outras.
O Google tentou acelerar esse processo com o Projeto Treble. A arquitetura do sistema foi dividida em módulos: a fabricante pode fazer suas modificações enquanto empresas como Qualcomm e MediaTek preparam seus chips para o novo Android.
Isso já vem mostrando alguns bons resultados. O Essential Phone recebeu o Android 9 Pie no mesmo dia que a linha Google Pixel. Dispositivos que participaram do programa Android Beta — possível graças ao Projeto Treble — também serão atualizados mais rápido.
No entanto, o Treble é garantido apenas para dispositivos lançados com Oreo ou superior. Ele pode ser adotado via atualizações se a fabricante quiser, mas exige Android 8.0 de um jeito ou de outro.
E o Oreo ainda está disponível em poucos dispositivos: apenas 12,1% em julho, segundo o próprio Google. Ele está seguindo o ritmo lento do Nougat, que levou 17 meses para se tornar a versão mais popular.
O Google garante atualizações de Android para seus celulares por até dois anos. No caso de patches de segurança, são três anos. No entanto, algumas fabricantes demoram para distribuir essas correções, e até mentem ao fazer isso.
E o iOS? O processo aqui é diferente: a Apple só anuncia uma nova versão quando ela está basicamente pronta e aprovada pelas operadoras. Isso permite um lançamento global para todos os dispositivos compatíveis no mesmo dia.
O iOS 11 está presente em 91% dos iPhones e iPads ativos no mundo, segundo a Mixpanel.
Para atualizar o Android, esses são os onze passos descritos pela Sony:
Comentários
Envie uma perguntaOs mais notáveis
Tem que ficar atento mesmo, a Motorola safadamente, disse que não iria atualizar o G4, sendo que tinha várias propagandas deles mesmo falando o contrario, na Motorola não se pode mais confiar .. aprendi na marra tbm, depois de ficar com um Moto X 2013 funcionando por 4 anos, a Lenovo cagou na marca.
Vou te confessar que eu fui ignorante quanto a isso, foi meu primeiro Android, e eu achei que as atualizações se davam normalmente com novas versões do sistema... Antes dele tive um iPhone (que basicamente funciona assim), e antes do iPhone tive um Nokia de uma época que não se falava muito em atualização de sistema... Hahahahahahaha
Estou aprendendo agora, na marra, o quanto se deve prestar atenção às possibilidades de atualização de cada aparelho em particular...
O fato do Safari vir instalado no iOS e a Apple obrigar o uso de webkit nos navegadores do iOS não é desleal também?
Mas vc comprou com o fabricante prometendo atualizações?
Eu pelo menos sempre vi a Motorola prometendo e cumprindo, demorando.. mas cumprindo kk
e 90% das modificações que os fabricantes fazem são idiotisses pra deixar o celular lento de fábrica e cheio de bugs/apps inúteis que não podem ser removidos e drenam cpu/bateria
o Treble facilita muito, mas ainda depende de uma coisa chamada "boa vontade" das empresas que fabricam o smartphone e se depender dos picaretas que lideram as vendas aqui no brasil, kkkkkkk, vai morrer esperando.
Aí é gosto né. Eu já usei os dois é pra mim, a melhor experiência é com iOS.
Na verdade é... Ele que inventou essa porra que fragmentou deppis
O meu é e já começaram cagando na minha cabeça
Pode me mostrar o infográfico que for. Tem que ter contingente pra trabalhar todos os dias em cima disso.
Foda-se...
Sua vaga na "A Praca é Nossa" está garantida!
Limitado ou não, hoje o ios oferece a melhor experiência ao usuário.
mas ai não é problema do google né
Como que um celular sem vínculo com operadora funciona no primeiro dia de atualização, mas os vinculados precisam esperar a operadora liberar a atualização? O que eles precisam testar, sendo que já funciona?
Isso não tem nada a ver! A empresa que desenvolve o SO pode obrigar requisitos mínimos a ser cumpridos! Como era o caso do Windows Mobile, precisava de X de RAM, X de processador, X etc, etc. O mesmo acontece com o Android, mas não obriga a atualizar o Android.
Caso do Chrome é outros 500, é concorrência desleal pq já vem instalado.
Até onde sei isso não é exatamente assim! A Google manda no Android, se pegar o "Android sem os dedos da Google", que ai o usuário poderia fazer qualquer coisa, fica uma coisa bem ruizinha, tem um novo projeto de SO baseado em segurança e privacidade no Android sem os dedos da Google e me pareceu um outro 'Mundo".
Só comprar no Mercado Livre.
Windows Mobile fracassou por outros fatores e não por falta de apps!
Isso é a coisa básica! Qualquer pessoa sabe que o IOS é bem limitado! Ao contrario do Android.
O Android também usa Linux em seu desenvolvimento, ou seja, usa software livre. Isso implica que o sistema não pode ser fechado pelo Google, pq ele próprio é baseado em um sistema aberto, resultado de uma contribuição da comunidade.
Tanto é que nem mesmo se pode cobrar pelo uso do sistema. O que o Google fez para burlar a cobrança foi cobrar pelo uso da playstore, que sem ela o sistema é inútil, e foi isso que lhe rendeu processos.
Por isso estão desenvolvendo um novo sistema.
Vejo que o trebble nao vai ajudar em quase nada. O essencial saiu no mesmo dia. Sim Essencial, aquela fabricante minuscula.
Meu amigo, conheço o drama... Meu Zenfone 2 Laser, comprado a pouco mais de 2 anos, está eternamente abandonado no Marshmallow. Para quem teve um 4s usado por 3 anos, e o vendeu ainda sendo atualizado, é um choque e tanto.
Android puro/atualizações não interessam o consumidor final. Já existiu há um tempo os "Google Play Edition" e foi um fracasso comercial.
Sobre os recursos, eles já estão fazendo isso há algum tempo. São poucos recursos realmente relevantes que o puro não possui atualmente (de cabeça, só consigo pensar nos "apps duplicados"(tipo de usar 2 WhatsApps no mesmo celular) e o screenshot rolante (isso devo admitir que faz bastante falta).
Sim, é uma questão complicada. O melhor que poderiam fazer era investir mais na produção de aparelhos "próprios" como as linhas Nexus e Pixel e buscar mais parcerias com as fabricantes para ofertar o Android puro, deixando que o próprio cliente passasse a preferir este em função das atualizações frequentes.
E claro, manter um olho aberto nos recursos que os usuários mais gostam nos sistemas adaptados pelas fabricantes a fim de, quem sabe, incorporar como funções nativas do Android.
O simples fato da Google "obrigar" as fabricantes a colocarem o Chrome nos aparelhos pra poderem ter a Play Store já rende processos bilionários contra eles, imagina se obrigassem o sistema a ser de uma maneira X.
O Treble melhora no sentido de que o sistema vai continuar rodando igual no mesmo hardware... O que ele não afeta (e nem teria como afetar) é que as fabricantes modificam o AOSP pra caramba, e isso eles tem que trabalhar pra manter igual.
Por exemplo, uma ROM como a Samsung Experience possui muitas modificações em cima do Android, tanto em interface quanto por baixo dos panos. Eles têm que puxar as alterações do Android "base", resolver todos os conflitos e garantir que as modificações deles continuem se comportando da mesma maneira.
Empresas como a Sony ou a Nokia, que alteram pouco o sistema, tem menos trabalho nessa parte. Mas também tem uma equipe menor pra trabalhar nisso (principalmente a Sony, que só tem prejuízos com a divisão mobile e portanto não investe tanto nisso)
Mas precisa de um telefone compatível para o treble, nem todos são hoje.
É por causa dessa putarias que o Android não alcança o mesmo nível de usabilidade e confiabilidade do iOS (não, não tenho um iPhone). Talvez se a Google batesse o pé, mas isso é muito improvável.
Não bastasse o sistema ter que ser adaptado a inúmeras configurações de hardware, ainda tem que ser modificado a bel-prazer das fabricantes e operadoras.
Sim, porque os designers/publicitários que fazem infográficos manjam muito de programação também.
Ou um Xiaomi
Infelizmente isso é verdade. Chega a ser ridículo pagar caro num aparelho e não receber atualizações.
Espero que o Treble consiga resolver esse problema.
Acho que já lançaram celulares com o sistema dela mesma antes de S5, foi uma bosta, o pessoal não curte ver uma coisa diferente... E fora que foi feito o teste de vendas lado a lado dentro da Samsung, celular com o sistema dela e da Google, nem deu graça kk
As vezes, nem precisa de atualizações por um longo período de tempo... Só a fabricante ter a nova atualização(Só a próxima) o mais rápido o possível já ajuda.
Meu Moto G5 Plus até hoje não chegou o Oreo, e o Pie já foi anunciado e rodando nos Pixels.
Se fosse 1 mês, ou 2 para atualizar, tranquilo, mas esperar 1 ano e nada.. isso que complica.
Ele veio para corrigir um problema de arquitetura do android.
Cara, um outro problema de criar um novo sistema é os apps, pois criar um app para um novo sistema fica extremamente inviavel, apenas olha para o symbia e o windows phone
Tem a Nokia, mas infelizmente ela não vende aqui no Brasil mais
Por isso já deixei bem claro" posso estar falando merda" pq sou leigo no assunto, infelizmente não tenho sua formação em PhD de desenvolvimento de software
Deveriam ser 12, porque muitas vezes temos o "mesmo smartphone" no mercado, mudando pouca coisa da versão anterior, mas por preguiça das fabricantes (vulgo Motorola, Samsung e LG) ele fica com um sistema obsoleto, e a demora na liberação dos patches de segurança que muitas vezes não chegam a 3 anos
Se informe melhor...
Samsung fazer um SO como o IOS pq o Android é limitado? Está fumando? Realmente está falando merd**!
E procure sobre o Tizen!
Eu posso estar falando merd***, mas a Samsung poderia ter começado um próprio SO desde o Galaxy S5, casamento hardware/software como o iOs, já estaria muito avançado. Não adianta nada estar sempre a frente mas o Android limitando o smartphone.
Não adianta, android atualizado é sinônimo de "pixel". Fabricante nenhuma vai se dar ao trabalho de atualizar e manter toda sua linha de aparelhos.
O tempo que foi gasto fazendo esse infográfico bonitinho podia tá sendo usado pra agilizar o update
Projeto treble só veio pra mostrar os descasos das fabricantes, porque lançaram o android beta e no outro dia eu ja tava testando custom rom do android 9 no meu smartphone.
Pra mim estando em uma rom completa como Samsung xperience zenui miui oxygenos nao preciso de mais nada. ja possui uma diversidade de opçoes enorme em stock sem precisa fica baixando ou fazendo root e xposed .
Agora se a pessoa usa android puro ou o falso android puro como no caso da lenovo , ai meu irmao é rezar pra atualiza pq se nao fica sem recurso nenhum ja que o android puro é tao cru quanto o iphone
Pela minha experiência, explicar isso não adianta nada porque a maioria das pessoas não entende e não sabe como funciona o processo (e não quer saber também).
"Ahhh mas porque fabricante X conseguiu lançar primeiro?"
Simples, eles pulam a parte 6 e 7 da fase 1 e ignoram a fase 2, deixando para o próprio X-fãns testarem e postarem no fórum dela, economizando bastante e ainda ganhando uma cara de "ágil".
Novamente, atualizar sistema não é dar apt-get upgrade.