Netflix testa anúncios no Brasil entre episódios de série

Netflix colocou anúncios de seu próprio catálogo entre episódios de série, com recomendação em tela cheia, e recebeu críticas dos usuários

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos

A Netflix está colocando anúncios de seu próprio catálogo entre episódios de série, conforme vimos na semana passada. Quando você termina um episódio, aparece uma recomendação em tela cheia sobre outra série ou filme. O teste vem sendo realizado com uma pequena porcentagem de assinantes ao redor do mundo — inclusive no Brasil.

Paulo Barba, que edita os vídeos do Tecnoblog e o Tecnocast, viu esses anúncios pela primeira vez há uma semana. Eles geralmente recomendam o título Discomfort Zone, comédia stand-up do coreano Yoo Byung-jae, uma sugestão que nunca apareceu na tela inicial da Netflix.

“A gente assiste Brooklyn 99 na conta da minha esposa, e o mais bizarro é que esse Discomfort Zone foge COMPLETAMENTE do perfil de coisa que ela assiste”, diz Barba. A Netflix também sugeriu uma série asiática nos intervalos entre um episódio e outro.

Segundo a empresa, esses anúncios podem promover qualquer conteúdo do catálogo, inclusive de terceiros; mas o Barba só recebeu recomendação de títulos “Original Netflix”.

Os vídeos promocionais aparecem somente na TV, não no notebook, e substituem a prévia sobre o próximo episódio. “A gente não gostou pelo simples fato de que, quanto MAIOR a TV, parece mais agressivo ainda”, segundo Barba. “Se fosse algo realmente minimalista ou que ocupasse 1/4 da tela como é na TV por assinatura, eu não me incomodaria.”

Netflix recebe críticas de usuários

Diversos usuários recorreram ao Twitter e Reddit para criticar o teste da Netflix. Os clientes dizem que não esperam ver anúncios, porque isso não acontecia antes e porque eles pagam uma assinatura. Além disso, esses vídeos em tela cheia interrompem maratonas de série.

A página inicial da Netflix já chegou a dizer em inglês: “sem comerciais, nunca”. Em uma foto de 2014 no banco de imagens Alamy, há o seguinte texto: “Entretenimento do seu jeito. Sem anúncios. Sem obrigações.”

Em comunicado ao TechCrunch, a Netflix diz: “estamos testando se oferecer recomendações entre episódios ajuda os membros a descobrir mais rapidamente histórias das quais gostarão. É importante observar que, se não estiver interessado, o membro pode pular essas prévias a qualquer momento”.

Você também viu esses anúncios da Netflix entre episódios de série?

No computador, você ainda verá o título, descrição e miniatura do que está por vir:

Você pode se interessar por:

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados