Huawei promove câmera do smartphone Nova 3i com foto de DSLR

Huawei divulgou vídeo dando a entender que fotos de uma câmera profissional foram tiradas com o Nova 3i

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

A Huawei foi flagrada mais uma vez usando fotos de câmera profissional como se fossem selfies de celular. Segundo o Android Police, os bastidores de um vídeo sobre o Nova 3i mostram que uma foto supostamente tirada pelo smartphone na verdade saiu de uma DSLR.

No anúncio da Huawei Egito, vemos um casal tirando selfies com o Huawei Nova 3i. Em uma cena, o rapaz está segurando o celular; na outra, aparece a perspectiva do que a câmera frontal está (supostamente) vendo. E então temos uma “selfie” extremamente nítida dos dois.

O vídeo promove alguns recursos do Nova 3i, como o modo automático de inteligência artificial, o filtro para melhorar rostos, e o modo HDR. A câmera frontal é dupla, com sensores de 24 megapixels e 2 MP.

Então vemos como tudo foi feito. Sarah Elshamy, a atriz do anúncio, postou algumas fotos dos bastidores das filmagens no Instagram. Como você pode ver, o ator não estava segurando nada — a “selfie” veio de uma DSLR.

Durante todo o vídeo, a Huawei dá a entender que as fotos foram tiradas com o Nova 3i. Por isso, usar fotos de uma câmera profissional parece enganoso. A empresa ainda não se pronunciou.

Huawei P9 ou câmera da Canon?

Não é a primeira vez que a Huawei usa fotos de DSLR como se fossem de um smartphone. Em 2016, ela postou uma imagem no Google+ sugerindo que ela foi capturada com o P9, com câmera dupla que leva a marca Leica.

“Conseguimos capturar um lindo amanhecer com Deliciously Ella. As câmeras duplas Leica do #HuaweiP9 fazem com que seja um prazer tirar fotos em condições de pouca luz como essa”, dizia o post. No entanto, as informações EXIF mostram que ela foi tirada com uma Canon EOS 5D Mark III.

A empresa pediu desculpas, afirmando que a foto “foi compartilhada para inspirar nossa comunidade”. Ela também disse que “deveríamos ter sido mais claros”, e que “nunca foi nossa intenção enganar”. O post foi removido.

Samsung promoveu Galaxy S9 e A8 com fotos de DSLR

A Samsung se envolveu em uma polêmica semelhante no Brasil. Um usuário do Twitter descobriu que fotos supostamente tiradas com o Galaxy A8 na verdade vieram de um banco de imagens. Ela foi tirada com uma Canon EOS 5D Mark III.

O Tecnoblog encontrou alguns casos em que fotos de DSLR eram usadas para promover o Galaxy S9 no Facebook e no Twitter. Os posts foram removidos. A coreana disse em comunicado que usa fotos de bancos de imagens “em alguns casos”, se elas estiverem “alinhadas com a identidade visual da campanha de marketing dos produtos”.

Com informações: Android Police, Engadget.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados