O Departamento de Justiça dos Estados Unidos está investigando a Apple por conta de acusações de práticas anticompetitivas e abuso de poder econômico em sua loja de músicas online iTunes Store.

De acordo com informações do jornal New York Times o órgão pretende analisar as táticas da empresa da maçã no mercado musical e até o momento as investigações “estão dando seus primeiros passos”, com os oficiais colhendo informações junto a gravadoras e outros serviços de música na web. A publicação afirma que a intenção do governo é investigar as acusações de que a Apple tem usado sua posição dominante do mercado de distribuição de música para persuardir artistas a se recusarem a fechar acordos com serviços concorrentes.

O estopim para o cerco foi uma matéria da revista Billboard publicada no último mês de março em que a Amazon afirmava enfrentar dificuldades para fechar acordos de promoção junto a gravadoras porque a Apple teria como política “punir” aqueles que fecham acordos com outros canais de distribuição na rede. Os castigos podem variar de ausência de propagandas a até mesmo exclusão de conteúdo da loja online.

“Se o Departamento de Justiça de envolver demais a Apple tem grandes chances de ter grandes problemas”, afirma Daniel L. Brown, advogado especializado em processos anti-truste ao NYT. “Sem conhecer exatamente quais são seus atos e práticas, é difícil estimar quão graves esses problemas serão mas provavelmente a Apple já têm consciência da gravidade da coisa”, completou.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
João Brunelli Moreno

João Brunelli Moreno

Ex-redator

Formado em comunicação e jornalismo pela Universidade Metodista de Piracicaba, João Brunelli Moreno é redator, blogueiro, roteirista e produtor de conteúdo. Venceu mais de 100 prêmios de publicidade, incluindo o 40° Profissionais do Ano realizado em 2018. Foi autor no Tecnoblog entre 2009 e 2012 cobrindo assuntos relacionados a gadgets, computadores, Apple, Google, Microsoft, entre outros.

Relacionados