Quantas denúncias são necessárias para excluir um Facebook impostor?

Páginas e contas que imitam outras pessoas não são permitidas no Facebook; denuncie e acompanhe o resultado

Melissa Cruz Cossetti
Por
• Atualizado há 10 meses
Denúncia / Facebook / Pixabay

É comum ver perfis de impostores no Facebook, gente querendo se passar por outra pessoa em perfis falsos ou páginas em que simulam ser uma pessoa pública na rede social. Para tirar esses perfis e páginas do ar, é necessário denunciar ao próprio Facebook e esperar até que a plataforma faça a análise do caso e decida por suspender a conta. Mas, quantas denúncias são necessárias para excluir um Facebook impostor?

A resposta é: uma só. De acordo com a rede social, “o número de vezes que algo é denunciado não influencia o fato de o conteúdo ser ou não removido do Facebook”. A plataforma completa afirmando que denunciar não implica remoção garantida. “Apenas removeremos o conteúdo se ele violar os Padrões da Comunidade do Facebook”, dizem.

Sendo assim, denunciar um perfil, mesmo que aos montes, não garante a remoção do conteúdo. É possível que você encontre algo com o qual não concorda, mas que a rede social entende que não viola os seus termos de uso ou os padrões da sua comunidade.

Portanto, basta um aviso.

A rede social não tem um prazo determinado para as revisões de denúncias, mas garante que o processo é feito o mais rápido possível. Mesmo quem não tem uma conta no Facebook pode denunciar (ideal para quem não usa a rede social mas encontrou alguém tentando se passar pela sua identidade). Veja como denunciar e acompanhar.

Facebook / Denuncia / Pixabay

Como denunciar o Facebook de um impostor

Páginas e contas que imitam outras pessoas não são permitidas no Facebook; denuncie.

denunciar perfil fake facebook
  1. Vá até o perfil da conta do impostor;
  2. Clique em no botão com três pontos […] na foto da capa;
  3. Selecione “Dar Feedback ou Denunciar este perfil”;
  4. Siga as instruções na tela para enviar a denúncia sobre imitação de identidade.

O Facebook vai perguntar se o perfil está tentando se passar por você, um amigo ou pessoa pública. Você pode acompanhar a denúncia na caixa de entrada do suporte. Lá você pode cancelar uma denúncia e ver o que foi feito após o seu aviso na plataforma.

Dar Feedback sobre um perfil Facebook

Se você não tiver uma conta do Facebook, precisa preencher um formulário. A rede social vai pedir uma série de informações e, para verificar a identidade do usuário, como o envio de documentos que comprovem quem é o legítimo dono da conta.

Se o problema é com uma página, basta seguir os passos, na página de fãs. Lá você deve informar que se trata de fraude, violação de direito autoral ou marca comercial.

Facebook / Denuncia / Pixabay

Vale o reforço que, denunciar não implica em remoção imediata. A rede social vai analisar, conforme seus termos de uso, e pode solicitar documentos para comprovar a denúncia. No histórico do suporte, você será avisado sobre o andamento do processo.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Facebook na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Melissa Cruz Cossetti

Melissa Cruz Cossetti

Ex-editora

Melissa Cruz Cossetti é jornalista formada pela UERJ, professora de marketing digital e especialista em SEO. Em 2016 recebeu o prêmio de Segurança da Informação da ESET, em 2017 foi vencedora do prêmio Comunique-se de Tecnologia. No Tecnoblog, foi editora do TB Responde entre 2018 e 2021, orientando a produção de conteúdo e coordenando a equipe de analistas, autores e colaboradores.

Relacionados