Início » Celular » Facebook dá nota para usuários que denunciam fake news

Facebook dá nota para usuários que denunciam fake news

Objetivo da rede de Zuckerberg é de ajudar no trabalho das agências de checagem

Por
1 ano atrás

O Facebook já demonstrou estar preocupado com a disseminação de fake news, principalmente no período eleitoral brasileiro. Como forma de dificultar ainda mais a propagação de notícias falsas, a rede social pontuará os usuários com base na quantidade de vezes que avisarem se um material denunciado é verdadeiro ou falso.

A avaliação dos usuários será feita em uma escala de 0 até 1, que vai depender da confiabilidade do conteúdo sinalizado como fake news. Porém, no lugar de mostrar a pontuação de cada um para todos, o objetivo é de deixar claro quem é troll para as agências de checagem de notícias que o Facebook utiliza. O objetivo é de, internamente, rankear e descobrir pessoas que sinalizam um conteúdo como fake news, mas que na verdade não é.

Facebook

A novidade pretende diminuir o trabalho pesado das agências, pois elas saberão de antemão que o conteúdo sinalizado vem de uma pessoa que sinaliza tudo que é contrário ao que pensa, mas que sempre é confirmado como verdadeiro. Com base na pontuação de reputação, as agências poderão dar mais ou menos atenção ao que chega na lista de denúncias.

“Não é incomum que as pessoas nos digam que algo é falso simplesmente porque não estão de acordo com a história ou porque intencionalmente tentam atingir uma publicação específica”, diz Tessa Lyons, gerente de produtos do Facebook. “Não é raro que as pessoas nos digam que algo é falso simplesmente porque elas não concordam com a premissa de uma história”, completa a executiva.

Além da pontuação, uma série de aspectos da interação da pessoa também será levado em consideração na avaliação automática. Lyons não declarou quais são os pontos levados em conta de cada usuário, para ajudar na pontuação interna da empresa.

Com informações: The Wall Street Journal.

Mais sobre: ,
Participe das conversas do Tecnoblog

Leia o post inteiro antes de comentar
e seja legal com seus amiguinhos.

Carregar Comentários Conheça nossa política de comentários aqui.