Facebook dá nota para usuários que denunciam fake news

Objetivo da rede de Zuckerberg é de ajudar no trabalho das agências de checagem

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Facebook

O Facebook já demonstrou estar preocupado com a disseminação de fake news, principalmente no período eleitoral brasileiro. Como forma de dificultar ainda mais a propagação de notícias falsas, a rede social pontuará os usuários com base na quantidade de vezes que avisarem se um material denunciado é verdadeiro ou falso.

A avaliação dos usuários será feita em uma escala de 0 até 1, que vai depender da confiabilidade do conteúdo sinalizado como fake news. Porém, no lugar de mostrar a pontuação de cada um para todos, o objetivo é de deixar claro quem é troll para as agências de checagem de notícias que o Facebook utiliza. O objetivo é de, internamente, rankear e descobrir pessoas que sinalizam um conteúdo como fake news, mas que na verdade não é.

A novidade pretende diminuir o trabalho pesado das agências, pois elas saberão de antemão que o conteúdo sinalizado vem de uma pessoa que sinaliza tudo que é contrário ao que pensa, mas que sempre é confirmado como verdadeiro. Com base na pontuação de reputação, as agências poderão dar mais ou menos atenção ao que chega na lista de denúncias.

“Não é incomum que as pessoas nos digam que algo é falso simplesmente porque não estão de acordo com a história ou porque intencionalmente tentam atingir uma publicação específica”, diz Tessa Lyons, gerente de produtos do Facebook. “Não é raro que as pessoas nos digam que algo é falso simplesmente porque elas não concordam com a premissa de uma história”, completa a executiva.

Além da pontuação, uma série de aspectos da interação da pessoa também será levado em consideração na avaliação automática. Lyons não declarou quais são os pontos levados em conta de cada usuário, para ajudar na pontuação interna da empresa.

Com informações: The Wall Street Journal.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Canal Exclusivo

Relacionados