Início » Telecomunicações » Nextel ativa rede 4G na Baixada Santista

Nextel ativa rede 4G na Baixada Santista

Santos, São Vicente, Praia Grande e Guarujá são as novas cidades com cobertura 4G da Nextel. Campinas e São José dos Campos já possuem cobertura parcial

Por
1 ano atrás

Aos poucos, a Nextel expande sua rede própria: a operadora anunciou a ativação do 4G em quatro cidades da Baixada Santista, no interior de São Paulo. Quem está em Santos, São Vicente, Praia Grande e Guarujá poderá aproveitar uma conexão com melhores velocidades.

O 4G nessas cidades foi possível por conta da redistribuição da frequência de 2.100 MHz, utilizada pela operadora para oferecer serviços em 3G. A Nextel possui 10 MHz de espectro, e afirmou ao Tecnoblog que destinou metade para a rede de quarta geração.

Para utilizar o 4G da Nextel nessas cidades, é necessário possuir um dispositivo compatível com a banda 1. Boa parte dos celulares atualmente vendidos no Brasil suportam a frequência; no entanto, modelos importados, mais básicos ou antigos podem ficar de fora.

De acordo com a Nextel, 66% das linhas habilitadas no DDD 13 contam com aparelhos compatíveis com a tecnologia; os demais ficarão na rede 3G.

Para Estevam Araújo, diretor-executivo de engenharia, o 4G contribuirá para que “o cliente que utiliza nossa rede na Baixada Santista perceba a Nextel como a operadora que facilita sua vida e oferece o melhor custo-benefício”.

A operadora também iniciou a redistribuição de suas frequências nas regiões dos DDDs 12 e 19. Até o momento, 52 antenas localizadas em regiões centrais de Campinas e São José dos Campos já estão funcionando com 4G LTE, e a conversão dos demais equipamentos será concluída em 2019.

Atualmente, a Nextel só possui rede própria no Rio de Janeiro e São Paulo, com 4G em 40 municípios. Nos demais estados e cidades que a rede própria não atinge, os clientes não ficam sem comunicação graças a um acordo com a Vivo, que permite roaming nas tecnologias 2G e 3G.

Mais sobre: , , ,