Pesquisa mostra desconfiança em urnas eletrônicas usadas no Brasil

Para os entrevistados, as máquinas podem ser violadas para fraudar resultado de eleições

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

A segurança das urnas eletrônicas volta a ser colocada em discussão a cada período eleitoral. Para boa parte dos brasileiros, elas podem ser violadas. De acordo com a Avast, o grupo que desconfia das máquinas pode chegar a 91,8% da população.

Uma pesquisa realizada pela empresa indica que o grupo teme invasões ao sistema com o fim de fraudar o resultado das eleições. E esta não é a única preocupação dos eleitores. O levantamento indicou a percepção sobre outras questões ligadas a segurança digital.

Entre os entrevistados, 96,1% mostram preocupação com a possibilidade de políticos e partidos serem alvos de cibercriminosos. Para 94,3% deles, possíveis vazamentos de informações podem ter impacto na opinião dos eleitores e até mesmo influenciar no resultado nas urnas.

A pesquisa da Avast foi realizada em julho com 1.595 pessoas, mas pode não corresponder à totalidade da população brasileira. Dos entrevistados, 84,4% são homens e apenas 15,6% são mulheres. Além disso, 68% têm ensino superior.

Para aumentar a segurança das urnas eletrônicas, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realiza testes públicos que buscam possíveis brechas. Neste ano, os equipamentos passarão por auditoria em tempo real no dia da eleição.

A 20 dias do pleito, haverá um sorteio para definir seções nos 26 estados e o Distrito Federal que serão avaliadas antes do início da votação. Para o TSE, a auditoria servirá para confirmar que as assinaturas digitais dos sistemas do tribunal conferem com as assinaturas das urnas.

Com informações: UOL.

Atualizado às 12h35 de quinta-feira (23).

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Relacionados