O WhatsApp está tomando algumas medidas para conter informações falsas que se espalham pelo aplicativo. A empresa publicou um anúncio de página inteira na edição desta segunda-feira (27) dos jornais Folha de S. Paulo, O Globo e Metro com dicas para os usuários.
Para o WhatsApp, um dos sinais de fake news são “mensagens encaminhadas de fonte desconhecida”. O aplicativo avisa se uma mensagem foi repassada para você — há uma etiqueta “Encaminhada” acima dela — e limita o encaminhamento para até 20 contatos ou grupos por vez no Brasil.
O anúncio também avisa que “fotos, vídeos e até áudios podem ser manipulados para tentar te enganar”. Para ter certeza de que algo é verdadeiro, a empresa recomenda fazer uma busca e checar o dado em fontes confiáveis.
Por fim, o WhatsApp faz um apelo: “não compartilhe uma mensagem só porque alguém te pediu para compartilhar”. E caso você se depare com algo falso, avise no grupo ou para seu contato.
São três pontos principais:
- observe sinais indicando que a notícia pode ser falsa;
- consulte outras fontes;
- ajude a conter a desinformação.
WhatsApp toma medidas para combater fake news
Este mês, o WhatsApp também divulgou um anúncio em vídeo no Facebook para restringir o encaminhamento de boatos no Brasil. “Verifique os fatos quando você não souber quem criou a mensagem original”, sugere a empresa.
O WhatsApp vem se esforçando contra fake news desde o mês passado, após linchamentos na Índia motivados por boatos espalhados pelo aplicativo. Lá, a empresa divulgou um anúncio em jornais locais com dez dicas para detectar notícias falsas.
O governo da Índia perguntou se seria possível rastrear o autor original de uma mensagem para responsabilizá-lo em caso de notícias falsas. A empresa diz que não, porque isso “enfraqueceria a criptografia de ponta a ponta” e criaria “um potencial de uso inadequado”.
Próximo das Eleições, #Whatsapp faz anúncio em jornais “para evitar que boatos e notícias falsas se espalhem”. pic.twitter.com/1uDayo0byQ
— Alan Mansur (@AlanMansur) August 27, 2018
WhatsApp comprou um anúncio de página inteira do Globo pra falar de fake news
chocado pic.twitter.com/O5FI8vgkwu
— Eduardonther Paes (@konther) August 27, 2018
Tem um anúncio do WhatsApp sobre notícias falsas no Metro de hoje… pic.twitter.com/jiwtvZd16d
— ㅤ (@RenatoJG) August 27, 2018
Com informações: Mobile Time.
Comentários
Envie uma perguntaOs mais notáveis
Não, pois eu estava brincando. Deveriam mandar para todo mundo. Melhorou?
mas isso não seria revelar que eles tem acesso as nossas conversas?
Também pensei nisso.
O complicado é que poucas pessoas hoje em dia compram jornal impresso, mas salvei a imagem e já mandei no grupo da família.
Provavelmente. É que em período eleitoral a coisa fica mais grave e fora de controle.
Mas acho que não vai desaparecer por completo, só não terá tanto destaque e importância assim.
Não seria mais fácil enviar essa mensagem direto nos grupos de família no whatsapp?
Achei uma boa da parte deles.
Atualmente o WhatsApp realmente é um dos principais canais de disseminação de fake news. Muita gente acredita em tudo que lê por ali(de correntes à fakes news). Checar? A maioria não quer saber é já sai repassando.
É absurdo, mas tbm dado à importância que ele tem hje na vida do brasileiro, claro que isso iria acontecer. Se não fosse por ele, seria por outro. Tempos sombrios...