Início » Celular » Instagram tenta explicar por que IGTV ainda não deu certo

Instagram tenta explicar por que IGTV ainda não deu certo

É fácil ignorar o IGTV, e formato vertical é pouco usado em vídeos longos; CEO do Instagram diz que "temos que esperar"

Felipe Ventura Por

Você se lembra do IGTV? Essa é a investida do Instagram para concorrer com o YouTube, oferecendo vídeos verticais de até uma hora. Ele foi lançado há dois meses, mas não decolou da mesma forma que os Stories. O que aconteceu? O CEO Kevin Systrom tenta explicar.

São basicamente três problemas: o formato vertical é pouco usado para conteúdo longo; o Instagram não ensinou suas estrelas a gerar esse tipo de vídeo; e o IGTV pode ser facilmente ignorado na interface.

IGTV

Em entrevista ao TechCrunch, o CEO do Instagram diz: “este é um novo formato. É diferente. Temos que esperar que as pessoas o adotem e isso leva tempo”. Systrom compara o IGTV a uma nova startup: “é como o Instagram era nos primeiros dias”.

O IGTV foi lançado em junho com um grande evento; a empresa não fazia isso desde 2013. Ela anunciou parceria com diversos criadores, que haviam recebido acesso antecipado à plataforma de vídeos verticais.

No entanto, seis desses criadores “early adopters” conseguem 6,8 vezes mais visualizações no feed, em média, que no IGTV. Por exemplo, a dançarina de k-pop Susie Shu publicou momentos diferentes de uma apresentação nos dois lugares: ela obteve 273 mil visualizações no feed, e só 27 mil no IGTV.

IGTV rende poucas visualizações

“É bastante difícil simplesmente pegar vídeos que já existem e simplesmente repostá-los. Isso não é verdade no feed. Isso basicamente força todos a criarem coisas novas”, diz Systrom.

O problema é que, rendendo poucas visualizações, não há muito incentivo para criar conteúdo no IGTV. Além disso, o Instagram não ensinou os canais a criar conteúdo longo na vertical. É fácil entreter seguidores durante stories de dez segundos; e quanto a vídeos de dez minutos?

Tem mais: é muito fácil ignorar o IGTV. Sua presença na interface se resume a um botão laranja na barra superior. Aparece uma barra de notificação quando há um vídeo de contas que você segue, mas só.

Há um aplicativo separado para o IGTV, que acumula 2,5 milhões de downloads no iOS e Android. No entanto, o número de instalações por semana despencou 94% desde seu lançamento, segundo o Sensor Tower. Só na App Store americana, ele caiu da posição 25 para 1.497 nesse período.

Conteúdo do IGTV é muito aleatório

Eu praticamente nunca entrei no IGTV. Dei uma olhada agora, e o conteúdo não me interessou: trecho de debate dos candidatos à presidência (originalmente na horizontal); várias dicas da OnePlus (meu celular é da Motorola); desodorante caseiro da Bela Gil; a cantora Kelly Clarkson se preparando para jogar tênis etc.

“O IGTV parece muito aleatório, com virais inúteis e vídeos mal cortados para caberem na vertical aparecendo na seção Popular, ao lado de alguns criadores que tentam produzir talk shows e tutoriais de culinária feitos para o IGTV”, escreve o TechCrunch.

Ainda é cedo para declará-lo um fracasso, mas está longe do sucesso imediato que foi o Instagram Stories — ele já tinha 100 milhões de usuários em dois meses. (Foi mais fácil porque eles copiaram o Snapchat, mas ainda assim.) Quanto ao IGTV, a empresa não revela números. Será que ele vai, um dia, realmente competir com o YouTube?

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Matheus Palma

A galera prefere fazer video ao vivo para deixar registrado ao invés de fazer vários stories.. então não decolou mesmo

Sergio Biasi

Essa desgraça não deu certo pq tá cheia de bug assim como o Instagram. Estou tentando há 3 dias fazer upload de conteúdo e a única mensagem que aparece é "Falha ao Carregar". Já tentei de tudo, renderizar o vídeo novamente, mudar resolução, mudar imagem da capa, mudar titulo e descrição do vídeo e nada que eu faço resolve, NADA. E a Empresa DESGRAÇADA, IMUNDA, NOJENTA DO CARALHO não tem uma MISÉRIA de um canal de suporte para comunicar e resolver o problema. Pq a única opção no app de reportar um erro além de demorar quase 1 SEMANA para receber uma resposta ainda recebe uma MENSAGEM AUTOMÁTICA FODIDA DO CARALHO. INFERNO DE REDE SOCIAL! INSTAGRAM LIXO. É ASSIM UE VOCÊS QUEREM COMPETIR COM O YOUTUBE?

rhemfur

IGTV é uma bagunça, você não escolhe o conteúdo como no YouTube, além de ser uma grande mentira o de vídeos na Vertical, nós temos olhos na horizontal e não na vertical, isso nunca vai acontecer!

zoiuduu .

faz diferença sim oras, eu e o doors não vemos vídeos longos na vertical. Já aquele mesmo vídeo se tivesse na horizontal a gente veria.

zoiuduu .

podia ter um programa especial que mesmo vc filmando com o cel em longscreen, a imagem é gravada em widescreen

Renan Araújo

"O desodorante caseiro da Bela Gil"

Hueheueheueheu

Mas eu digo que ainda pega! Vai ser questão de tempo.

Thiago Mocci

O Facebook tem que investir no seu Watch e transformar em app solto, não nesse IGTV. Aumenta de vez o tempo dos stories, por exemplo e pronto. Ai, ataca o Youtube de igual pra igual com o Facebook Watch.

Vitor Gyn

Sei la, com a existência dos stories, acho meio desnecessário. Pessoal ainda prefere postar vídeos grandes nos stories. Mais prático e rápido.

Land

Eu raramente entrou no IGTV pq aparece uns conteúdos bem aleatórios lá que não me agradam, prefiro mais o Youtube que "aprendeu" o que eu gosto de assistir e sempre me recomenda vídeos mais interessantes que o IGTV.

Highlander

Pois eu não suporto assistir vídeos na vertical, essa é a razão de eu não aderir a esse IGTV!

Highlander

Eu nunca vou aderir a isso por causa dos vídeos na vertical, me dá nervoso vídeos nessa posicao!

Felipe Liʍa

usar o mesmo "otimizador de video" do IGTV no Stories!!! Pelo menos pra mim os videos do IGTV sao melhores na qualidade tec. q dos Stories!!!!

Felipe Liʍa

na vdd os instagramer usam o IG como uma parte de VLOG diario deles!! Ai faz sentido videos curtos na vertical, pq a maior parte do tempo esta gravando o rosto da pessoa mesmo!!!

Felipe Liʍa

acho q com o tempo eles vao aderir os recursos de videos longos no Stories! Faz muito mais sentido, principalmente para as marcas e famosos, q podem produzir videos maiores!

Felipe Liʍa

acrescenta ele aos STORIES, ai sim as pessoas farão videos maiores pra la!

Exibir mais comentários