Início » Celular » Instagram tenta explicar por que IGTV ainda não deu certo

Instagram tenta explicar por que IGTV ainda não deu certo

É fácil ignorar o IGTV, e formato vertical é pouco usado em vídeos longos; CEO do Instagram diz que "temos que esperar"

Felipe Ventura Por

Você se lembra do IGTV? Essa é a investida do Instagram para concorrer com o YouTube, oferecendo vídeos verticais de até uma hora. Ele foi lançado há dois meses, mas não decolou da mesma forma que os Stories. O que aconteceu? O CEO Kevin Systrom tenta explicar.

São basicamente três problemas: o formato vertical é pouco usado para conteúdo longo; o Instagram não ensinou suas estrelas a gerar esse tipo de vídeo; e o IGTV pode ser facilmente ignorado na interface.

IGTV

Em entrevista ao TechCrunch, o CEO do Instagram diz: "este é um novo formato. É diferente. Temos que esperar que as pessoas o adotem e isso leva tempo". Systrom compara o IGTV a uma nova startup: "é como o Instagram era nos primeiros dias".

O IGTV foi lançado em junho com um grande evento; a empresa não fazia isso desde 2013. Ela anunciou parceria com diversos criadores, que haviam recebido acesso antecipado à plataforma de vídeos verticais.

No entanto, seis desses criadores "early adopters" conseguem 6,8 vezes mais visualizações no feed, em média, que no IGTV. Por exemplo, a dançarina de k-pop Susie Shu publicou momentos diferentes de uma apresentação nos dois lugares: ela obteve 273 mil visualizações no feed, e só 27 mil no IGTV.

IGTV rende poucas visualizações

"É bastante difícil simplesmente pegar vídeos que já existem e simplesmente repostá-los. Isso não é verdade no feed. Isso basicamente força todos a criarem coisas novas", diz Systrom.

O problema é que, rendendo poucas visualizações, não há muito incentivo para criar conteúdo no IGTV. Além disso, o Instagram não ensinou os canais a criar conteúdo longo na vertical. É fácil entreter seguidores durante stories de dez segundos; e quanto a vídeos de dez minutos?

Tem mais: é muito fácil ignorar o IGTV. Sua presença na interface se resume a um botão laranja na barra superior. Aparece uma barra de notificação quando há um vídeo de contas que você segue, mas só.

Há um aplicativo separado para o IGTV, que acumula 2,5 milhões de downloads no iOS e Android. No entanto, o número de instalações por semana despencou 94% desde seu lançamento, segundo o Sensor Tower. Só na App Store americana, ele caiu da posição 25 para 1.497 nesse período.

Conteúdo do IGTV é muito aleatório

Eu praticamente nunca entrei no IGTV. Dei uma olhada agora, e o conteúdo não me interessou: trecho de debate dos candidatos à presidência (originalmente na horizontal); várias dicas da OnePlus (meu celular é da Motorola); desodorante caseiro da Bela Gil; a cantora Kelly Clarkson se preparando para jogar tênis etc.

"O IGTV parece muito aleatório, com virais inúteis e vídeos mal cortados para caberem na vertical aparecendo na seção Popular, ao lado de alguns criadores que tentam produzir talk shows e tutoriais de culinária feitos para o IGTV", escreve o TechCrunch.

Ainda é cedo para declará-lo um fracasso, mas está longe do sucesso imediato que foi o Instagram Stories — ele já tinha 100 milhões de usuários em dois meses. (Foi mais fácil porque eles copiaram o Snapchat, mas ainda assim.) Quanto ao IGTV, a empresa não revela números. Será que ele vai, um dia, realmente competir com o YouTube?

Mais sobre: , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Matheus Palma
A galera prefere fazer video ao vivo para deixar registrado ao invés de fazer vários stories.. então não decolou mesmo
Sergio Biasi
Essa desgraça não deu certo pq tá cheia de bug assim como o Instagram. Estou tentando há 3 dias fazer upload de conteúdo e a única mensagem que aparece é "Falha ao Carregar". Já tentei de tudo, renderizar o vídeo novamente, mudar resolução, mudar imagem da capa, mudar titulo e descrição do vídeo e nada que eu faço resolve, NADA. E a Empresa DESGRAÇADA, IMUNDA, NOJENTA DO CARALHO não tem uma MISÉRIA de um canal de suporte para comunicar e resolver o problema. Pq a única opção no app de reportar um erro além de demorar quase 1 SEMANA para receber uma resposta ainda recebe uma MENSAGEM AUTOMÁTICA FODIDA DO CARALHO. INFERNO DE REDE SOCIAL! INSTAGRAM LIXO. É ASSIM UE VOCÊS QUEREM COMPETIR COM O YOUTUBE?
rhemfur
IGTV é uma bagunça, você não escolhe o conteúdo como no YouTube, além de ser uma grande mentira o de vídeos na Vertical, nós temos olhos na horizontal e não na vertical, isso nunca vai acontecer!
zoiuduu .
faz diferença sim oras, eu e o doors não vemos vídeos longos na vertical. Já aquele mesmo vídeo se tivesse na horizontal a gente veria.
zoiuduu .
podia ter um programa especial que mesmo vc filmando com o cel em longscreen, a imagem é gravada em widescreen
Renan Araújo
"O desodorante caseiro da Bela Gil"HueheueheueheuMas eu digo que ainda pega! Vai ser questão de tempo.
Thiago Mocci
O Facebook tem que investir no seu Watch e transformar em app solto, não nesse IGTV. Aumenta de vez o tempo dos stories, por exemplo e pronto. Ai, ataca o Youtube de igual pra igual com o Facebook Watch.
Vitor Gyn
Sei la, com a existência dos stories, acho meio desnecessário. Pessoal ainda prefere postar vídeos grandes nos stories. Mais prático e rápido.
Land
Eu raramente entrou no IGTV pq aparece uns conteúdos bem aleatórios lá que não me agradam, prefiro mais o Youtube que "aprendeu" o que eu gosto de assistir e sempre me recomenda vídeos mais interessantes que o IGTV.
Highlander
Pois eu não suporto assistir vídeos na vertical, essa é a razão de eu não aderir a esse IGTV!
Highlander
Eu nunca vou aderir a isso por causa dos vídeos na vertical, me dá nervoso vídeos nessa posicao!
Felipe Liʍa
usar o mesmo "otimizador de video" do IGTV no Stories!!! Pelo menos pra mim os videos do IGTV sao melhores na qualidade tec. q dos Stories!!!!
Felipe Liʍa
na vdd os instagramer usam o IG como uma parte de VLOG diario deles!! Ai faz sentido videos curtos na vertical, pq a maior parte do tempo esta gravando o rosto da pessoa mesmo!!!
Felipe Liʍa
acho q com o tempo eles vao aderir os recursos de videos longos no Stories! Faz muito mais sentido, principalmente para as marcas e famosos, q podem produzir videos maiores!
Felipe Liʍa
acrescenta ele aos STORIES, ai sim as pessoas farão videos maiores pra la!
Felipe Liʍa
mais facil aderir ao STORIES q deixar ele separado ao fracasso!
Marcus Araújo
O Facebook querendo que instagramer vire youtuber e comece a vomitar conteúdo de 1 hora... No YouTube ok, eles já sabem disso e se preparam para isso (embora muitas vezes o conteúdo acabe sendo de qualidade bastante questionável), já o instagramer posta conteúdo efêmero, de rápida e fácil digestão, acompanhado de no máximo um textão filosófico tirado de algum livro de autoajuda ou uma indireta para outra @. Não creio que vai dar certo mesmo, pelo menos não a curto prazo, enquanto uma nova geração de instagramers não aparecerem para pensar em coisas geniais como se lambuzar numa banheira besuntada de Nutella.
Carlin
Eu achei que ia dar certo logo de cara! HAHAHAHA Enfim, agora é vê o que o Instagram pode fazer pra tornar viável a permanência do IGTV ali encima. Imagino que o próprio concorre com os stories e o próprio feed, é necessário rever a proposta do IGTV, enquanto no Youtube só é "possível" ver videos, torna bem menor a distração comparado ao app do Instagram e suas múltiplas funcionalidades embargadas!
doorspaulo
Bom, questão de gosto. Eu prefiro fazer o esforço de por o celular na horizontal e assistir o que for.Odeio vídeo na vertical xD
Fabrício Camargo
Essa aberração de formato tem mais é que dar errado mesmo. <3
Rafael Moreira
YouTube tem bastante canais de diversos conteúdos, entre eles vídeo clipes, tutoriais e cursos. Isso torna a ferramenta bastante atrativa.
tuneman
Não tem como haver um concorrente para o YouTube sem queimar muito dinheiro. O mesmo levou anos operando no vermelho e mesmo tão evoluído ainda possui algumas coisas capengas... Boa sorte pra quem quiser tentar
Porto Velho
Vídeo longo ou curto não faz diferença ser vertical ou horizontal. Mas digo que na vertical fica melhor porque o celular foi projetado pra isso, ser segurado na vertical. Até vídeo do YouTube eu costumo ver na vertical quando uso o celular, mesmo que o quadro do mesmo fique pequeno.
Will
O que deveria fazer é disponibilizar controle de vídeo no feed, além de dar suporte aos vídeos verticais, pq as vezes acabo perdendo o início do vídeo e tenho que esperar ele acabar para ver desde o início, fazendo perder tempo, e muitas vezes acabo pulando o vídeo, não retendo o usuário.
doorspaulo
Funciona para vídeos curtos.Eu nunca assisto nada longo na vertical, e creio que a maioria também não.
𝕵𝖆𝖈𝕶 ⚡𝖎𝖑𝖘𝖆𝖓
Não deu certo ainda porque as pessoas abrem o Instagram pra verem fotos e stories, e abrem o YouTube pra verem vídeos. O Instagram tem vídeos e tem milhões de usuários, mas não se associa o Instagram à vídeos. Simples assim.
Marcus VBP
IGTV não decola pq é um lixo...O Tempo máximo que passei no IGTV foi uns 5 segundos, tempo suficiente pra ele abrir um vídeo aleatório que eu não solicitei, com volume ativado. Fechei e nunca mais voltei.
Porto Velho
No celular não tem forma melhor de ver vídeos do que segurando na vertical. Mas ao meu ver o Instagram errou por colocar mais uma função separada. Era só aumentar o tempo de duração dos stories que faria sucesso.
germanolsd
Vídeos na vertical, só tem como ver no celular, nada de versão web ou de rodar na smarttv.Mas o pior de tudo é que o instagram até hoje não corrigiu as stories (e nem a igtv) pra suportar aparelhos android com proporção de tela maior que 16:9. As stories ficam com as laterais cortadas até hoje, e o formato 18:9 (ou maior) está cada dia mais popular.Em comparação, no iphone X resolveram esse problema com menos de 1 mês de lançamento do aparelho
leoleonardo85
Torcendo pra dar errado, o formato não faz sentido
Anakin
Eu posso morder minha língua, mas acho que não decola. Até porque o YouTube está muito consolidado, tem uma ferramenta de busca muito boa e já tem suporte a vídeos verticais também. Acho que o fracasso foi por ser ideia deles né haha Tio Mark está acostumado a copiar desde o início (segundo a biografia) rs
Roger Costa
Assisti um documentário fantástico da National Geografic de 40 minutos no igtv nesse formato e achei sensacional. O problema e que o aplicativo ainda e muito simples e bagunçado.
X-Tudãoᴳᴼᵀ
Videos na vertical...