Fruto da parceria entre Intel e Nokia, o Meego é um sistema operacional baseado em Linux que servirá tanto para celulares, netbooks, televisores e carros, como também para cafeteiras e microondas, futuramente. E se você quiser ter um gostinho do que será esse sistema, já pode testar a versão para netbooks, anunciado no blog oficial do MeeGo no dia 25.

Pelas screenshots disponíveis no site, é possível perceber um sistema enxuto, leve e com grande integração com comunicadores instântaneos e redes sociais. Pessoalmente, gostei da barra no topo, e da distribuição de elementos na tela. O Meego parece aproveitar bem o tamanho pequeno dos monitores de netbooks.

A MeeGo é coisa pra se guardar....

Mas calma, não saia baixando ainda o arquivo de instalação! Para essa primeira versão, apenas alguns poucos netbooks são compatíveis e ainda assim há uma série de requerimentos: apenas processadores Intel Atom ou com suporte a SSSE3 são suportados e equipamentos com placas de vídeo GMA-500, Nvídia ou ATI não são compatíveis. Se você tem um netbook e não tem a menor ideia do que acabei de falar, mas que saber se ele suporta o MeeGo, a lista abaixo mostra todos os equipamentos compatíveis com o sistema:

  • Asus EeePC 901, 1000H, 1005HA, 1008HA, EeePC 1005PE, Eeetop ET1602
  • Dell mini10v, Inspiron Mini 1012
  • Acer Aspire One D250, AO532-21S, Revo GN40, Aspire 5740-6025
  • Lenovo S10
  • MSI U130, AE1900HP mini 210-1044
  • Toshiba NB302

Obviamente, você não está preso a instalações em netbooks, desde que os pré-requisitos sejam satisfeitos o Meego deve rodar até em um PC comum. Um passo-a-passo de como instalar pode ser encontrado no próprio site, mas não há muito segredo: basta baixar a imagem, copiar  para um pendrive, espetar no netbook, e rezar para nada explodir durante o processo.

Pessoalmente não tive tempo de testar o sistema, tenho um netbook compatível mas espero poder rodá-lo antes em uma máquina virtual. Em caso positivo, aguardem um review por aqui em breve. 🙂

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Sr. Sem Papo
concorrência é sempre bom..para melhorar cada produto..
Matheus Bonela
Vamos lá. Baixando pra testar. Interessante que ele tem uma versão com e outra sem o Google Chrome (Devido aos termos de uso do mesmo).
JoseRenan
pela imagem ele parece mais amigável que o Chrome OS
JoseRenan
hum hum..
Alexandre
Se seguir a proposta de pesar o minimo possivel nos netbook, serei obrigado a testar. O problema é a compatibilidade com aquilo que ja tem instalado no bixinho...
Hernani
Muito bonito, no netbook seria interessante ter essa interface suportada com apps
@JeffersonDantas
Estou baixando para instalar no Asus 1000H. Depois comento minha opinião do software... atualmente uso o Ubuntu Netbook Remix 10.04!!
tplayer
Gostei bastante da interface, enfim parece que vai surgir algo bom e original no mundo Linux.
Thales
Sim... o 901 e o 701 tem o mesmo processador celeron e não Atom... o 1000H tb é celeron se não me engano
Thales
Queria testar ele no meu eeePC 701 ... mas nem ta na lista... o problema é no SSD de 4GB ou na Tela 800x480 ???
@Marcus_Cabral
Concorrência para o Chrome OS e android.
@kyabocru
Bom, essa é uma boa notícia, pq num dá pra rodar essas versões enxutas do Windows nesses netbooks sem passar raiva pela demora, mas eu ainda sou da linha que acredita numa outra plataforma mais forte ... oh Android... puxa as manguinhas ai e assume sua posição pô