Fruto da parceria entre Intel e Nokia, o Meego é um sistema operacional baseado em Linux que servirá tanto para celulares, netbooks, televisores e carros, como também para cafeteiras e microondas, futuramente. E se você quiser ter um gostinho do que será esse sistema, já pode testar a versão para netbooks, anunciado no blog oficial do MeeGo no dia 25.

Pelas screenshots disponíveis no site, é possível perceber um sistema enxuto, leve e com grande integração com comunicadores instântaneos e redes sociais. Pessoalmente, gostei da barra no topo, e da distribuição de elementos na tela. O Meego parece aproveitar bem o tamanho pequeno dos monitores de netbooks.

A MeeGo é coisa pra se guardar….

Mas calma, não saia baixando ainda o arquivo de instalação! Para essa primeira versão, apenas alguns poucos netbooks são compatíveis e ainda assim há uma série de requerimentos: apenas processadores Intel Atom ou com suporte a SSSE3 são suportados e equipamentos com placas de vídeo GMA-500, Nvídia ou ATI não são compatíveis. Se você tem um netbook e não tem a menor ideia do que acabei de falar, mas que saber se ele suporta o MeeGo, a lista abaixo mostra todos os equipamentos compatíveis com o sistema:

  • Asus EeePC 901, 1000H, 1005HA, 1008HA, EeePC 1005PE, Eeetop ET1602
  • Dell mini10v, Inspiron Mini 1012
  • Acer Aspire One D250, AO532-21S, Revo GN40, Aspire 5740-6025
  • Lenovo S10
  • MSI U130, AE1900HP mini 210-1044
  • Toshiba NB302

Obviamente, você não está preso a instalações em netbooks, desde que os pré-requisitos sejam satisfeitos o Meego deve rodar até em um PC comum. Um passo-a-passo de como instalar pode ser encontrado no próprio site, mas não há muito segredo: basta baixar a imagem, copiar  para um pendrive, espetar no netbook, e rezar para nada explodir durante o processo.

Pessoalmente não tive tempo de testar o sistema, tenho um netbook compatível mas espero poder rodá-lo antes em uma máquina virtual. Em caso positivo, aguardem um review por aqui em breve. 🙂

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Graveheart

Paulo Graveheart

Ex-redator

Paulo Henrique "Graveheart" é formado em Ciências da Computação e fez parte da equipe do Tecnoblog entre 2010 e 2014, como redator. Participou da cobertura de lançamentos no mundo do desenvolvimento de software, PCs, mobile e games. Também tem experiência profissional como desenvolvedor full-stack e technical lead.

Relacionados