Início » Brasil » Correios passam a cobrar taxa de R$ 15 para todas as encomendas internacionais

Correios passam a cobrar taxa de R$ 15 para todas as encomendas internacionais

É o fim do frete grátis das lojas chinesas. Até então, despacho postal era cobrado apenas de pacotes tributados pela Receita.

Paulo Higa Por

Os Correios anunciaram na segunda-feira (27) que passaram a cobrar pelo serviço de despacho postal em todas as encomendas vindas do exterior. A taxa, de R$ 15, era aplicada somente aos pacotes tributados pela Receita Federal, mas precisou ser estendida devido ao aumento das importações nos últimos anos, segundo a estatal.

A taxa de despacho postal era cobrada desde 2014 para encomendas tributadas pela Receita Federal, independente do peso, medida ou tipo de produto. Esse serviço, segundo os Correios, se refere ao recebimento dos objetos, inspeção por raio X, formalização da importação, tratamento de eventuais inconformidades, recolhimento e repasse dos impostos, entre outras atividades.

Foto por Antonio Thomás Koenigkam Oliveira Follow/Flickr

A estatal afirma que estendeu a cobrança a todos os pacotes porque “com o aumento das importações, a empresa precisou injetar mais recursos na operação para manter o padrão do serviço”. Em novembro de 2017, os Correios já acusavam as lojas chinesas de burlarem as regras postais para pagar tarifas mais baixas. No começo do ano, a empresa anunciou que acabaria com a gambiarra do frete grátis.

Segundo os Correios, a taxa de despacho postal cobrada pela empresa, de R$ 15, é “quatro vezes menor que a média praticada por outros operadores logísticos para realizar procedimentos similares”. O valor pode ser pago por boleto bancário ou cartão de crédito, e o prazo de entrega passa a contar a partir da data da confirmação do pagamento.

Na prática, a medida dos Correios torna pouco atraente a compra de produtos de baixo custo em lojas do exterior, que muitas vezes desembarcavam no Brasil com frete grátis. Como a taxa é aplicada inclusive na modalidade Pequenas Encomendas Simples, a mais utilizada em compras internacionais, sem código de rastreamento, o “frete mínimo” em qualquer site chinês passa a ser de R$ 15.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Sandrico da Silva

Por 5 anos seguidos ,os correios deram prejuízo de bilhões.De onde tu acha que saiu o dinheiro pra cobrir esses rombos?

Sandrico da Silva

A taxa não é de entrega, essa VC ou o vendedor, quando é frete grátis, já pagou. É taxa de despacho, eles " sequestram" tua encomenda e só liberam ( despacham) se VC pagar o resgate, no caso , R$ 15,00, por isso é taxa fixa, é só pra liberar independente do que for. É o famoso ágio, cobram uma taxa nova ,sem necessidade, pra arrecadar mais e depois dizer que o correio deu lucro.

Gabriel Ueta

Seu retardado, o serviço era ineficiente e estatal porque, quem realmente governo o Brasil determinou que fosse assim para que, quando fosse realizada a privatização, tudo fosse entregue ao poder financeiro internacional. O sistema de telefonia foi entregue aos mesmos donos da Vale do Rio Doce. Observe o que eu disse, seu asno: FOI ENTREGUE. Não venderam. A família Rothschild é dona, através de testas de ferro de tudo o que o Fernando Henrique privatizou. Não há concorrência no Brasil, seu jumento, eles são donos de todas as empresas laranja, como a Vivo, Oi, Tim etc. Veja os planos de celular dessas empresas, são todos iguais. E quando você quer migrar para uma outra empresa, eles mesmos facilitam tudo, porque você não está realmente não escolhe nada. E continua sempre a mesma merda. Você é um idiota, só abre esta latrina para falar merda.

lagz89
lagz89
lagz89
lagz89
lagz89
lagz89
lagz89
lagz89
lagz89
lagz89
lagz89
lagz89
Exibir mais comentários