Microsoft liberou atualização bugada para chips Intel (inclusive para quem tem AMD)

Computadores deixam de ligar ou têm problemas de desempenho após instalação do patch que mitiga Spectre

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Foto por comedynose/Flickr

A Microsoft liberou uma atualização de segurança para mitigar as vulnerabilidades Spectre, que afeta os processadores da Intel. Problema: alguns computadores com Windows 10 deixaram de inicializar ou tiveram queda de desempenho após a instalação da correção. Outro problema: ela foi distribuída inclusive para usuários com chips da AMD.

Como informa o Bleeping Computer, a correção KB4100347 foi lançada inicialmente em maio de 2018 para Windows 10 e Windows Server 2016 com a finalidade de atualizar o microcódigo de processadores Intel e blindá-los contra o Spectre. Em 21 de agosto, a Microsoft atualizou essa correção — sem informar exatamente o que mudou. É essa revisão que está causando os problemas.

Um usuário no Reddit reclama que cinco máquinas, a maioria workstations com processadores Intel Xeon E5 v4, não inicializavam mais após a atualização. Não adiantou voltar para um ponto de restauração anterior; foi necessário entrar no modo de recuperação do Windows e executar uma sequência de comandos para desfazer as alterações causadas pelo KB4100347.

Alguns computadores com Windows 10 e processadores Intel Core i3, i5 ou i7 “ficam sem capacidade de dar boot, presos em um loop infinito de reparação automática, ou têm problemas de desempenho ao reproduzir música, utilizar o Chrome ou outros aplicativos”. Se isso estiver acontecendo com você, uma solução temporária é reverter o patch seguindo estas instruções.

O estranho é que a atualização foi distribuída mesmo para máquinas com processadores da AMD — que não rodam um microcódigo da Intel, claro. A boa notícia é que ainda não há relatos de que esses PCs estejam apresentando os mesmos problemas.

Esta é mais uma trapalhada da novela Meltdown e Spectre, as falhas que afetam quase todos os processadores feitos nos últimos 20 anos. No passado, computadores com AMD também deixaram de dar boot após uma atualização da Microsoft; a Intel chegou a pedir para que os usuários não instalassem as correções; e as primeiras versões davam tela azul da morte, além de reduzirem o desempenho.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados