Início » Legislação » Venezuela obriga bancos a adotarem criptomoeda Petro

Venezuela obriga bancos a adotarem criptomoeda Petro

Criptomoeda vale o equivalente a um barril de petróleo e convive com o bolívar soberano

Paulo Higa Por

O governo Nicolás Maduro ordenou na segunda-feira (27) que os bancos públicos e privados da Venezuela adotem o petro como unidade de conta. A criptomoeda tem valor equivalente a um barril de petróleo (cerca de 60 dólares) e foi criada para tentar superar uma crise econômica que vem se arrastando desde 2013 no país.

Bandeira da Venezuela (Foto: Pixabay)

Com a determinação, os bancos terão que fazer adaptações tecnológicas para suportar as duas moedas da Venezuela: a criptomoeda petro e o bolívar soberano, que começou a circular em 20 de agosto. Todas as transações deverão ser exibidas nas duas unidades, tanto nos sites das instituições financeiras quanto em comunicações com os clientes, como em mensagens de texto e extratos bancários.

O petro (PTR) não é uma criptomoeda tradicional como o bitcoin ou ether: ele é emitido por uma autoridade central (o governo da Venezuela), tem preço fixado em 1 barril de petróleo venezuelano e todos os 100 milhões de tokens já foram “minerados” em sua criação. A ideia é que o petro seja negociado em casas de câmbio, como outras criptomoedas, mas isso não aconteceu até o momento.

A Venezuela também determinou que o petro seja vinculado à nova moeda do país: atualmente, 1 barril de petróleo venezuelano vale 1 petro, que vale 3.600 bolívares soberanos. Essa moeda substituiu o antigo bolívar, que passou por uma forte desvalorização: 100.000 bolívares foram trocados por um único bolívar soberano na semana passada.

Enquanto isso, o salário mínimo na Venezuela é de 0,5 petro, o equivalente a R$ 123, e a inflação bateu recorde em julho de 2018, com uma taxa anual de 82.766%.

Com informações: AFP, The Next Web.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

 david

huhun sei

 david

isso que da colocar militar no poder, pediu para se lascar mesmo!!!

Nicolas_RS

Nofa, está nervosinha é?

Nicolas_RS

Foi o STM que fez os testes sua anta medonha! Voces são patéticos! Parece crianças, quando são encurraladas, tapam os ouvidos.

Nicolas_RS

Provas????? Quando ele desviou verbas, quando ele usou dinheiro publico de forma proibida?

Nicolas_RS

Mano fica calado, tu só bosteja, PT é de centro esquerda? Pqp! Temer de centro direita? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Nicolas_RS

Procure no Youtube "CONHEÇA A WAL.", de 10:31 segundos, tu vai conhecer o Eduardo Bolsonaro e a Wal! Elem de explicar coisas que acéfalos como você não entendem!

É cada jumento que eu tenho que lidar...

Nicolas_RS

Cara, tu tem a cara de pau de falar Fake News, mas tu mesmo fica espalhando, Bolsonaro não tentou explodir NADA, o Superior Tribunal Militar (STM) o ABSOLVEU depois de longo processo e comprovação de EXAMES GRAFOTÉCNICOS que ISENTARAM Bolsonaro de ter DESENHADO tal plano. A maior prova contra esta falácia é a que Jair continua até hoje sendo Capitão da Reserva do Exército Brasileiro.

Sua anta patética medonha!

Nicolas_RS

Não sabe contar? Não sabe o que é investimento? Inflação e aumento? É piada né?

Keaton

Sabe o que leva à inflação ridicula de 20% ao mes? Uma moeda fraca.
Para uma moeda ser forte, o pais tem de ter um bom ratio de ouro/numero da moeda em circulação. (pode ter outras coisas junto com o ouro, como exportação boa, etc.)
Mas esse definitivamente não é o caso da Venezuela... o desgoverno do Maduro tá fazendo uma cagada atras da outra...

A mesma coisa acontece no Zimbabwe.

Gesonel o Mestre dos Disfarces

Menos, cara. Veja a (não) presença de um estado na Somália e... bem, as coisas não estão melhorando lá. Já nos países europeus, por outro lado...

Gesonel o Mestre dos Disfarces

Quem é Wal? :D

SiouxBR

não era nem próximo disso: a inflação era "só" de 20% a 30% ao mês e os assalariados tinham "gatilhos" que davam aumento do salário toda vez que a inflação ultrapassasse 20% (ou seja, todo mês).

Além disso, tínhamos o "overnight" que permitia aplicar em renda fixa com rendimentos de mais de 1% ao dia (trabalhei na mesa financeira de um grande banco na década de 80).

Claro que os pobres que não tinham conta em banco se ferravam. Mas mesmo assim aquilo era uma paraíso perto da situação atual da Venezuela... :(

Sergio Rainor

Mais um estelionato do ditador Maduro. Além dessa criptomoeda (que nem existe) eles agora estão vendendo umas barrinhas de ouro. Enquanto isso o povo passa fome e deixa o país aos milhões.

Nicolas_RS

Esperando aqui.

Exibir mais comentários