Instagram melhora autenticação por dois fatores após invasões de conta

Instagram reforça segurança, libera formulário para obter selo azul de conta verificada, e ganha seção Sobre Esta Conta

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

O Instagram anunciou algumas mudanças nesta terça-feira (28). Você poderá usar apps de terceiros, em vez de SMS, para a autenticação em duas etapas; poderá solicitar o selo azul de contas verificadas preenchendo um formulário; e poderá ver mais detalhes sobre cada perfil na nova seção Sobre Esta Conta.

O cofundador Mike Krieger explica em blog oficial que será possível usar apps de terceiros — como o Google Authenticator e o Duo Mobile — para autenticar seu login no Instagram. Isso começou a ser lançado hoje, e estará disponível para todos “nas próximas semanas”.

Para ativar a autenticação por dois fatores sem SMS, vá até seu perfil e toque em Menu ≡ > Configurações > Autenticação de dois fatores. Escolha a nova opção Aplicativo de autenticação.

Se você já tiver o app instalado, o Instagram vai encontrá-lo automaticamente e enviar um código de login para ele. Senão, você será levado para a App Store ou Google Play para baixar um autenticador.

O Instagram prometeu que iria adicionar novas formas para autenticação em dois fatores. Nos últimos meses, algumas contas foram hackeadas e ligadas a e-mails russos — mesmo com o 2FA ativado. Elas são alteradas para promover sites adultos.

Formulário para selo azul de verificação no Instagram

Ficará mais fácil obter o selo azul de verificação no Instagram. Ele permite “saber que a conta com a qual você está interagindo é a presença autêntica de uma figura pública, celebridade, marca global ou entidade notável”, diz Krieger.

Para tanto, é necessário preencher um formulário: vá até seu perfil e toque em Menu ≡ > Configurações > Solicitar verificação”. É preciso fornecer o nome de usuário, seu nome completo, e cópia de um documento que identifique você ou sua empresa.

O formulário de solicitação estava em testes desde o mês passado. O app avisa que o pedido não garante que sua conta será verificada. E, em um artigo de ajuda, a empresa explica que a verificação vale apenas para “figuras públicas, celebridades e marcas” — não é para qualquer um.

“Sobre esta conta” para perfis com muitos seguidores

A nova seção Sobre Esta Conta também não é para qualquer um. Ela estará presente em perfis “que alcançam grandes públicos” — ou seja, com muitos seguidores — para avaliar sua autenticidade.

Você verá a data em que a conta foi criada no Instagram, o país onde ela está localizada, contas com seguidores compartilhados, alterações de nome de usuário no último ano, e seus anúncios ativos.

As contas terão até setembro para conferir se os dados estão certos. Então, essa informação estará disponível ao abrir o perfil, tocar em Menu (…) e selecionar “Sobre esta conta”. A ideia é impedir que contas falsas influenciem usuários. O Instagram removeu mais de 100 contas criadas no Irã e na Rússia que promoviam “comportamento não-autêntico coordenado”.

Com informações: Instagram.

Receba mais sobre Instagram na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados