Início » Internet » Como ter uma conta verificada no Instagram [todos os requisitos]

Como ter uma conta verificada no Instagram [todos os requisitos]

Instagram facilita o acesso a pedidos de contas verificadas para novos VIPs; se você "não é todo mundo" veja como fazer

Melissa Cruz Cossetti Por
1 ano atrás

Após anos, o Instagram anunciou que está "aumentando o acesso à verificação" de contas. O selo verificado azul (✔️) é uma maneira de você saber que a conta com a qual está interagindo é a presença autêntica de uma figura pública, celebridade, marca ou entidade notável. Diante de tantos perfis falsos, roubo de contas e outros problemas, o Instagram implementou mudanças e agora permite aos seus usuários solicitar o selo.

"Estamos dando a chance para contas que atingem grandes públicos e atendem a nossos critérios para solicitar a confirmação por meio de um formulário no aplicativo do Instagram", explicou Mike Krieger, Co-Founder & CTO do Instagram, em comunicado.

Conta verificada / Pixabay

Certamente, a mudança de política é um marco e isso fez brilhar os olhos de muitos usuários. Mas, para ser verificado, uma conta deve estar em conformidade com os Termos de Serviço e as Diretrizes da Comunidade do Instagram. Sendo assim, não é seguro dizer que a rede social "abriu a verificação de contas para todo mundo".

O que aconteceu, então? O Instagram facilitou o acesso a pedidos de contas verificadas.

Agora, uma opção nas configurações do aplicativo vai permitir que "qualquer um" peça o selo de verificação na conta. Mas não é bem assim que funciona, diz Kireger. A opção está aparecendo aos poucos para os usuários (em especial para quem usa em inglês).

"Vamos analisar os pedidos de verificação para confirmar a autenticidade, exclusividade, integralidade e notabilidade de cada conta", fechou o executivo, deixando dúvida no ar.

Como ter uma conta verificada no Instagram

Parece simples, para acessar o formulário de solicitação de verificação, vá até o seu perfil, toque no ícone do menu, selecione "Configurações" na parte inferior e escolha "Solicitar verificação". Você precisará fornecer o nome de usuário da conta, o nome completo e uma cópia do documento de identificação (similar a recuperação pós-hack). 

  1. Verifique se você está conectado à conta para a qual está solicitando o selo;
  2. Vá para o seu perfil e toque no menu;
  3. Em "Configurações, role a tela até encontrar "Solicitar verificação";
  4. Digite seu nome completo e forneça o formulário de identificação exigido.

Conta Verificada Instagram

É só isso?

Enviar uma solicitação de verificação não garante que sua conta seja verificada. Depois de analisada, você receberá uma notificação confirmando ou recusando na guia "Notificações". O Instagram lembra que nunca solicitará o pagamento pela verificação de uma conta ou entrará em contato para solicitar a confirmação do seu pedido.

O que a sua conta precisa para ser verificada no Instagram

Agora, a pergunta do milhão de dólares: quais são os requisitos para se candidatar?

De acordo com a plataforma, seus analistas vão analisar uma série de fatores ao avaliar as contas do Instagram para determinar se: são de interesse público e atendem aos critérios internos de verificação. Além de seguir os Termos de Serviço e as Diretrizes da Comunidade do Instagram, uma conta candidata a verificação também precisa ser:

  1. Autêntica: deve representar uma pessoa real, empresa ou entidade registrada.
  2. Exclusiva: deve ser a presença exclusiva da pessoa ou empresa que representa.
  3. Completa: deve ser pública e ter foto de perfil, biografia e pelo menos um post.
  4. Notável: deve representar pessoa, marca ou entidade conhecida e pesquisada."Analisamos as contas apresentadas em várias fontes de notícias e não consideramos conteúdo pago ou promocional como fontes para análise", explicam.

    *O Instagram não especifica uma quantidade mínima de seguidores para definir "notável". 

Instagram Verificado Perfil

O que a sua conta não pode ter de jeito nenhum

Seu perfil não pode conter links "add me" para outras redes sociais e apenas uma conta por pessoa ou empresa pode ser verificada, com exceções para contas específicas do idioma. Se a solicitação for negada, poderá enviar uma nova solicitação após 30 dias.

Caso você forneça informações falsas ou enganosas durante o processo de verificação, o Instagram pode remover seu selo e tomar medidas adicionais para excluir a sua conta. A rede social também não verifica contas de interesse geral, ex: @puppymemes.

O Instagram pode remover o selo ou desativar sua conta se você:

  1. Anunciar, transferir ou vender seu selo verificado (mudando nome de usuário).
  2. Usar sua seção de foto de perfil, biografia ou nome para promover outros serviços.
  3. Tentar verificar sua conta por meio de terceiros (a rede social não detalhou isso).

O Instagram sugere que, se sua conta não ganhar um selo de verificado, há outras maneiras de informar as pessoas que você é você. Por exemplo, basta vincular a sua conta do Instagram ao seu site oficial, página do Facebook, conta do YouTube ou Twitter (e aí, perde a chance da conta ser verificada, com links para outras mídias sociais).

Página verificada no Facebook não vale no Instagram

Ter um selo de verificação no Facebook não implica em uma certificação imediata no Instagram. "Nem todas as páginas do Facebook com selos verificados receberam o mesmo selo em suas contas do Instagram. Atualmente, apenas as contas do Instagram com alta probabilidade de serem representadas têm crachás verificados", novamente.

Mais sobre: ,