Samsung mostra suas primeiras TVs com resolução 8K

Novos modelos fazem upscalling com inteligência artificial de qualquer conteúdo que chega na TV

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

Ter uma TV 4K ainda não é para todo mundo, mas a Samsung resolveu que era hora de lançar um aparelho que trabalha com resolução ainda maior. Durante a IFA, que acontece nesta semana em Berlim, a empresa sul-coreana apresentou a primeira linha de telas que trabalham com 8K e com tecnologia QLED.

Como já aconteceu com a resolução anterior, o conteúdo em 8K é raro e a Samsung sabe disso. Para contornar este problema inicial, a marca inseriu uma nova forma de fazer upscalling que, segundo ela, utiliza inteligência artificial e um processador chamado Quantum Processor 8K, para aumentar a quantidade de pixels de qualquer coisa que chega até a TV, para espalhar em 7680 x 4320 pixels que o painel consegue exibir – ou 4320p, muito maior do que o 2160p do 4K.

Ao todo serão quatro modelos de televisores com esta resolução, indo de 65, passando por 75, 82 e chegando em 85 polegadas. Todos os tamanhos contam com HDR 10+ e que chega em 4 mil nits de brilho, conexões HDMI, USB, fibra ótica para áudio e utilizam um único cabo que é quase transparente e que leva toda a energia e conexões para uma base externa, igual ao que existe no modelo Q8CN que testamos por aqui.

A previsão de lançamento para a nova linha está marcada para o fim de setembro, mas a Samsung não disse quanto que cada um dos modelos custará – tenha certeza que não será pouco.

Com informações: Samsung.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Canal Exclusivo

Relacionados