Lenovo Yoga Book é um notebook com duas telas e teclado e-ink

Yoga Book C930 possui tela e-ink que funciona como teclado e como caderno de anotações

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

A Lenovo anunciou, na feira IFA 2018, a segunda geração de seu laptop Yoga Book. Ele possui uma tela LCD e outra tela e-ink, que serve como teclado e como bloco de notas. Você pode escrever em ambas as telas usando uma caneta Wacom. E a dobradiça de 360 graus permite alternar entre modos notebook e tablet.

A tela e-ink de 10,8 polegadas tem resolução Full-HD. Por padrão, ela funciona como um teclado. A Lenovo embutiu vibração e som, para dar a sensação de que você está pressionando cada tecla.

Há um botão oval na parte inferior, que você pode tocar para abrir o touchpad virtual. Ele fica oculto para dar mais espaço para as teclas; quando está ativo, ele substitui a tecla Espaço. Toque fora dele, e o touchpad some.

Você também pode tocar na tela IPS de 10,8 polegadas que fica na parte de cima. E é possível escrever com a Wacom Active Pen: ela tem Bluetooth, suporta 4.096 níveis de pressão, e detecta inclinação. Sua autonomia é de 400 dias com uma pilha AAAA.

Yoga Book C930 permite escrever e desenhar na tela e-ink

A tela e-ink funciona como um caderno digital se você usar a caneta Wacom. Anotações, fórmulas matemáticas e desenhos podem ser transferidos para alguns programas do Windows 10. Por exemplo, o OneNote consegue converter sua escrita cursiva em texto.

Além disso, você pode ler e anotar PDFs. Ele vai ganhar suporte aos formatos MOBI e ePub no futuro. No entanto, não espere rodar qualquer aplicativo na tela e-ink — seu uso é mais restrito.

É possível girar a tela do Yoga Book em 360 graus para alternar entre os modos laptop ou tablet. E para abri-lo, é preciso usar um gesto especial: bata gentilmente com os nós dos dedos, e a tampa se abre um pouco para você puxar. A caneta se prende magneticamente na lateral.

Por dentro, temos um processador Intel m3-7Y30 ou Core i5-7Y54, 4 GB de RAM e até 256 GB de armazenamento. Há um leitor de digitais acima da tela e-ink. A bateria dura até 8,6 horas e pode ser carregada via USB-C.

O Yoga Book C930 começa a ser vendido nos EUA a partir de US$ 999, em modelos Wi-Fi e 4G.

A Intel apresentou, em junho, um conceito semelhante ao Yoga Book: o Tiger Rapids possui uma tela LCD e outra tela e-paper para escrever e desenhar; ela também funciona como teclado. A empresa diz que a Lenovo se inspirou nesse design.

Especificações – Lenovo Yoga Book C930

  • Telas: touchscreen LCD IPS de 10,8 polegadas (2560 x 1600); e-ink de 10,8 polegadas (1920 x 1080)
  • Processador: Intel m3-7Y30 (7ª geração) ou Intel i5-7Y54 (7ª geração)
  • RAM: 4 GB
  • Armazenamento: SSD de até 256 GB
  • Bateria: 35,8 Wh, até 8,6 horas
  • Sistema operacional: Windows 10
  • Outros recursos: duas portas USB-C 3.1, leitor de impressão digital, Wacom Active Pen com 4.096 níveis de pressão
  • Dimensões: 260,4 x 179,44 x 9,9 mm; 775 g

Com informações: Ars Technica, SlashGear.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados