Por que a Netflix tira filmes e séries do seu catálogo todos os meses
Isso acontece porque a Netflix licencia conteúdo de estúdios de cinema no mundo todo e esses contratos vencem
TB Responde
Entra mês e sai mês a Netflix adiciona e também retira filmes e séries do seu catálogo em todos os mais de 190 países em que opera ao redor do mundo. Mas, por que isso acontece? É simples de entender, e você pode chorar suas pitangas antes que ocorra para tentar impedi-la de remover conteúdo. Isso explica porque certas produções, como “Game of Thrones” ou “Mr. Robot” não estão na Netflix. E é, por isso, também, que não é possível saber exatamente “quantos filmes tem na Netflix“.
Isso acontece porque a Netflix licencia conteúdo de vídeo de estúdios no mundo todo. Essas licenças de exibição vencem se não forem renovadas (com um novo pagamento).
“Sempre tentamos manter os conteúdos de interesse do público, mas adquirimos as licenças de séries e filmes por um período determinado, não para sempre. Por isso, alguns títulos acabam deixando a Netflix”, explica o serviço de streaming global.
Ainda de acordo com a Netflix, se uma série ou filme que você gosta estiver saindo, é porque o contrato de licença está prestes a terminar e, nesse caso, você pode pedir para o conteúdo voltar ou sugerir filmes e séries adicionais para compor o catálogo.
O licenciamento de conteúdo — que chacoalha o catálogo praticamente toda semana — inclui vídeos traduzidos para diversas línguas, e também costuma ter cláusulas locais. E isso é uma das coisas que faz com que o catálogo seja diferente de país para país. Por essa razão, o uso de VPN é polêmico, já que os contratos podem prever apenas a exibição para um país e não para outros. Essa mudança de IP tem sido bloqueada.
Quando uma série ou filme está prestes a ter seus contratos vencidos, a empresa precisa decidir se o título será renovado. Como ela faz isso? Usando os mesmos critérios da seleção de novos conteúdos. São levados em conta fatores importantes como:
Essas e outras perguntas são feitas e analisadas pela Netflix todos os meses. Se uma série ou filme for renovado, continuará na Netflix. Se não for renovado, vai deixar o catálogo. Se seus direitos forem de outros serviços de streaming, como Amazon Prime Video, HBO GO, FOX+, Crackle, Globo Play, entre outros, será de exclusividade de quem garantiu esses direitos de exibição (e pagou bem por isso). Ou, se forem conteúdo original da própria Netflix, não darão adeus a menos que a empresa desista de fornecê-los aos seus usuários aqui e ali. É um jogo de contratos e calendários.
Estes últimos são produzidos internamente e com direitos exclusivos para transmitir na Netflix como “Orange Is the New Black”, “Stranger Things”, “BoJack Horseman”, “Unbreakable Kimmy Schmidt” e muitos outros, chamados “Produções de Originais”.
Comentários
Envie uma perguntaOs mais notáveis
Acessando o NET NOW pelo decodificador, aparece "disponível até xx/xx/xxxx" nos títulos, não seria difícil pra Netflix fazer o mesmo.
Fiquei triste qd acabou a scorpion
Mal tenho tempo de ficar passeando na galeria para botar na lista, se não estiver na primeira página já nem tenho esperanças de assistir.
É bem o contrário né... pensa um pouco. Se eu tivesse tempo disponível ela estaria é vazia.
Pelo menos o serviço de streaming da Disney não terá esse problema de licenciamento temporário de conteúdo de terceiros!
Quando a atração tem data pra sair do catalogo, aparece no inicio do episodio até quando estará disponível.
onde
Mas tem isso
Se tu tem uma watchlist com 40 filmes então deve ter bastante tempo disponível eihn.
Amazon prime é mais barato e melhor.
Não ajuda e o porquê já escrevi e você ignorou. Se você monitora toda sua whatchlist semanalmente, parabéns pelo tempo livre e disposição. Eu não tenho. O objetivo da Netflix é facilitar, é praticidade, se não é mais fácil baixar no torrent mesmo.
Sobre a data de "validade" desde o início, é óbvio que seria útil. Se vai renovar ou não, não importa, o que importa é que eu tenho uma previsão de até quando devo me programar pra ver. Se renovar, ótimo; se não, não me frustra como usuário.
Não é tão difícil de entender assim. Não entendo porque defender a falta de transparecia de uma empresa.... A questão do email dá pra resolver esse problema com um simples cadastramento de email ou inúmeras outras soluções, é só pensar um pouco. Outra, não entendi seu argumento, você coloca filmes e séries ruins que você não quer ver mais na sua lista???
Exato. Como ignorar mais de 3 bilhões de pessoas só India e China. E a China está financiando filmes de Hollywood.
Como que não ajuda em nada? Aparece com 30 dias de antecedência que a série vai sair do Netflix.
Não, não é simples nem óbvia, colocar no catálogo desde que entra é inútil pois o mesmo pode ser renovado e avisar por e-mail semanas antes, ou seja, o Netflix família vai mandar pra 1 e-mail (titular da conta) vários e-mails listando todos os filmes e séries que sua família assiste, fora quando se trata de crianças que ficam o dia todo assistindo, ah e não menos importante, aqueles filmes que você abre e não gosta, séries que para de assistir e etc...
O mercado asiático é enorme. A Netflix não pode se dar ao luxo de simplesmente ignorá-los.
De 10 séries 2 o ficam populares* FTFY.
Quero ver a cara do povo qdo a Disney lançar seu streaming também. Vai virar um se vira nos 30 pra assinar tudo.
E isso não ajuda em nada... pelo menos permite os sites por aí criarem uma lista pra gente, pois ninguém vai conseguir monitores 40 filmes ou séries que estão na própria watchlist toda semana.
Acho má fé e falta de transparecia e compromisso com o usuário. Se eu não tivesse com o plano da família, não pagaria exatamente por isso. Já me irritei muito com séries e filmes que estava guardando pra ver que de repente não estavam mais lá.
A solução é simples e óbvia. Coloca o tempo do contrato no filme desde quando entrou no catalogo, ou avisa por email semanas antes de sair. É questão de respeito ao usuário.
E tem cada produção bizarra. Eu não aguento filme indiano, japonês, tawano, argentino. O eixo EUA/ Europa é insuperável e deveria a Netflix restringir- se a ele ou pelo menos não comprar qualquer coisa e anunciar como "os mais populares da Netiflix"
A plataforma erra em pontos que a concorrência está começando a acertar e logo vai ganhar a parada.
E entao, a Netiflix deveria ir atrás de títulos mais interessantes. Já houve ocasiões em que euzinho da Silva passei mais tempo buscando um bom filme do que assistindo um que realmente me agradasse. E s
O que me incomodou é acreditei que pelo menos as séries anunciadas como originais Netflix ficariam sempre disponíveis no catálogo. Percebi que a Netflix está comprando licenças de série e anunciando como originais e na verdade também tem licenças que vencem e saem do catálogo
Pense assim, de cada 10 gostos, o seu se assemelha a 2.
Simples, mandam outra notificação dizendo que a série vai ser renovada.
Outro dia fui ver um filme para tirar uma dúvida, cade o filme? Sumiu! Tive que baixar.
OK.
Acho que eles pensam em diversificar o conteúdo também, aí acabam decidindo tirar alguns filmes e séries pra colocarem outros.
Quando vai sair, na página do filme/série fica “disponível até dia tal”
Ela não deixa para renovar no último segundo. Tanto que no upflix a informação chega antes. Da entender que eles querem manter o usuário no escuro para evitar que tenham uma sensação de que perderam algo e cancelar.
Já cancelei minha assinatura. Desse jeito o pessoal vai começar a recorrer a pirataria, já que poucos tem condição de assinar tantos serviços.
"Isso acontece porque a Netflix licencia conteúdo de estúdios de cinema no mundo todo e esses contratos vencem", ai a Netflix inventa de apostar em conteúdo próprio, de 10 séries novas 2 se salvem e o resto é descartado
Eles não vão enviar notificação pra X usuários de que série Y vai acabar em Z semanas sendo que está em negociação de renovação e próximo da data estipulada a detentora dos direitos que não queria renovar vai lá e aceita a oferta, por exemplo?
Nesses jogos de contratos não há muito tempo hábil na prática pra ter esse tipo de previsão.
ok mas isso não explica pq até hoje não rola nem uma notificação avisando que a série que vc está acompanhando será removida do catálogo em breve, te dando um tempo de se programar.