Início » Internet » Por que a Netflix tira filmes e séries do seu catálogo todos os meses

Por que a Netflix tira filmes e séries do seu catálogo todos os meses

Isso acontece porque a Netflix licencia conteúdo de estúdios de cinema no mundo todo e esses contratos vencem

Melissa Cruz Cossetti Por
TB Responde

Entra mês e sai mês a Netflix adiciona e também retira filmes e séries do seu catálogo em todos os mais de 190 países em que opera ao redor do mundo. Mas, por que isso acontece? É simples de entender, e você pode chorar suas pitangas antes que ocorra para tentar impedi-la de remover conteúdo. Isso explica porque certas produções, como "Game of Thrones" ou "Mr. Robot" não estão na Netflix. E é, por isso, também, que não é possível saber exatamente "quantos filmes tem na Netflix".

business-close-up-conceptual / Pexels

Por que a Netflix tira filmes e séries do seu catálogo?

Isso acontece porque a Netflix licencia conteúdo de vídeo de estúdios no mundo todo. Essas licenças de exibição vencem se não forem renovadas (com um novo pagamento).

"Sempre tentamos manter os conteúdos de interesse do público, mas adquirimos as licenças de séries e filmes por um período determinado, não para sempre. Por isso, alguns títulos acabam deixando a Netflix", explica o serviço de streaming global.

Ainda de acordo com a Netflix, se uma série ou filme que você gosta estiver saindo, é porque o contrato de licença está prestes a terminar e, nesse caso, você pode pedir para o conteúdo voltar ou sugerir filmes e séries adicionais para compor o catálogo.

O licenciamento de conteúdo — que chacoalha o catálogo praticamente toda semana — inclui vídeos traduzidos para diversas línguas, e também costuma ter cláusulas locais. E isso é uma das coisas que faz com que o catálogo seja diferente de país para país. Por essa razão, o uso de VPN é polêmico, já que os contratos podem prever apenas a exibição para um país e não para outros. Essa mudança de IP tem sido bloqueada.

Como a Netflix decide se renova ou não o contrato?

Quando uma série ou filme está prestes a ter seus contratos vencidos, a empresa precisa decidir se o título será renovado. Como ela faz isso? Usando os mesmos critérios da seleção de novos conteúdos. São levados em conta fatores importantes como:

  • Os direitos de renovação da licença para transmissão online ainda estão disponíveis? Ou seja, nenhuma outra empresa/canal comprou os direitos.
  • Qual é a popularidade e o custo daquele título? Previsão da audiência.
  • Há outros fatores sazonais ou regionais? São filmes de Natal, por exemplo?

Netflix Originals / Unsplash

Essas e outras perguntas são feitas e analisadas pela Netflix todos os meses. Se uma série ou filme for renovado, continuará na Netflix. Se não for renovado, vai deixar o catálogo. Se seus direitos forem de outros serviços de streaming, como Amazon Prime Video, HBO GO, FOX+, Crackle, Globo Play, entre outros, será de exclusividade de quem garantiu esses direitos de exibição (e pagou bem por isso). Ou, se forem conteúdo original da própria Netflix, não darão adeus a menos que a empresa desista de fornecê-los aos seus usuários aqui e ali. É um jogo de contratos e calendários.

Estes últimos são produzidos internamente e com direitos exclusivos para transmitir na Netflix como "Orange Is the New Black", "Stranger Things", "BoJack Horseman", "Unbreakable Kimmy Schmidt" e muitos outros, chamados "Produções de Originais".

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

pedrowillyam

Acessando o NET NOW pelo decodificador, aparece "disponível até xx/xx/xxxx" nos títulos, não seria difícil pra Netflix fazer o mesmo.

joao paulo

Fiquei triste qd acabou a scorpion

Abraão Caldas

Mal tenho tempo de ficar passeando na galeria para botar na lista, se não estiver na primeira página já nem tenho esperanças de assistir.

robsonc

É bem o contrário né... pensa um pouco. Se eu tivesse tempo disponível ela estaria é vazia.

Highlander

Pelo menos o serviço de streaming da Disney não terá esse problema de licenciamento temporário de conteúdo de terceiros!

leoleonardo85

Quando a atração tem data pra sair do catalogo, aparece no inicio do episodio até quando estará disponível.

Krosna Terrestre

onde

leoleonardo85

Mas tem isso

Abraão Caldas

Se tu tem uma watchlist com 40 filmes então deve ter bastante tempo disponível eihn.

Gabriel Alves

Amazon prime é mais barato e melhor.

robsonc

Não ajuda e o porquê já escrevi e você ignorou. Se você monitora toda sua whatchlist semanalmente, parabéns pelo tempo livre e disposição. Eu não tenho. O objetivo da Netflix é facilitar, é praticidade, se não é mais fácil baixar no torrent mesmo.

Sobre a data de "validade" desde o início, é óbvio que seria útil. Se vai renovar ou não, não importa, o que importa é que eu tenho uma previsão de até quando devo me programar pra ver. Se renovar, ótimo; se não, não me frustra como usuário.

Não é tão difícil de entender assim. Não entendo porque defender a falta de transparecia de uma empresa.... A questão do email dá pra resolver esse problema com um simples cadastramento de email ou inúmeras outras soluções, é só pensar um pouco. Outra, não entendi seu argumento, você coloca filmes e séries ruins que você não quer ver mais na sua lista???

Douglas from Brazil

Exato. Como ignorar mais de 3 bilhões de pessoas só India e China. E a China está financiando filmes de Hollywood.

raphael_silva

Como que não ajuda em nada? Aparece com 30 dias de antecedência que a série vai sair do Netflix.

A solução é simples e óbvia. Coloca o tempo do contrato no filme desde quando entrou no catalogo, ou avisa por email semanas antes de sair. É questão de respeito ao usuário.

Não, não é simples nem óbvia, colocar no catálogo desde que entra é inútil pois o mesmo pode ser renovado e avisar por e-mail semanas antes, ou seja, o Netflix família vai mandar pra 1 e-mail (titular da conta) vários e-mails listando todos os filmes e séries que sua família assiste, fora quando se trata de crianças que ficam o dia todo assistindo, ah e não menos importante, aqueles filmes que você abre e não gosta, séries que para de assistir e etc...

Danilo Schreiner

O mercado asiático é enorme. A Netflix não pode se dar ao luxo de simplesmente ignorá-los.

João

De 10 séries 2 o ficam populares* FTFY.

Exibir mais comentários