Início » Telecomunicações » Fios clandestinos de internet e TV a cabo serão cortados de postes em SP

Fios clandestinos de internet e TV a cabo serão cortados de postes em SP

Claro, Vivo, TIM e Oi não devem ser afetadas, mas provedores menores de internet e TV a cabo podem ter seus fios cortados

Felipe Ventura Por

Vivo, TIM, Oi e Claro/NET tiveram que organizar e identificar seus cabos em 2.100 postes de São Paulo. A AES Eletropaulo, concessionária de energia elétrica, ganhou o direito de cortar fios irregulares — e pode começar a fazer isso a partir desta sexta-feira (31). No entanto, provedores menores de internet e TV a cabo foram pegos de surpresa.

Segundo o TeleSíntese, a Eletropaulo já pode cortar os fios de telefonia, internet e TV a cabo que não estiverem etiquetados e reordenados. O prazo foi estipulado pela Comissão de Resolução de Conflitos da Anatel e Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

Foto por Cory Doctorow/Flickr

Clientes da Claro, Vivo, TIM e Oi não devem ser afetados, porque as quatro maiores operadoras cumpriram o prazo para ajeitar a bagunça nos postes. Em tese, restaram apenas fios clandestinos, ou instalados sem autorização.

No entanto, segundo a Abrint (Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações), provedores de menor porte não foram chamados para negociações, e podem ter seus fios cortados. “Nossos associados que têm conexões que passam por postes da Eletropaulo não tiveram acesso a nenhuma rodada de negociação”, diz Basílio Perez, presidente da Abrint, ao Ponto ISP.

“Se a Eletropaulo cortar cabos indiscriminadamente, poderá causar sérios problemas. Dependendo do caso, pode até tirar uma cidade do ar ou… desligar conexões de hospitais e prefeituras”, ele afirma. A Abrint vai entrar em contato com a concessionária para resolver essa questão.

Anatel: responsabilidade pelos cabos é da operadora

Em comunicado, a Anatel dá a entender que a responsabilidade por cortes indevidos nos cabos de internet será das operadoras, não da Eletropaulo.

“Na eventual hipótese de existência de situações de pendência de regularização de infraestruturas de telecomunicações, as prestadoras estão cientes da obrigatoriedade de adoção as providências necessárias”, diz a agência.

Os 2.129 postes estão localizados em 19 ruas dos bairros da Vila Olímpia, Lapa e Liberdade, na capital paulista; além dos municípios de Osasco e Barueri.

Com informações: TeleSíntese, Ponto ISP.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

johndoe1981

kkkkkk, grato pelo aviso! Em vez de "favela", vou substituir por "comunidade", assim é menos ofensivo as floquinhos dos justiceiros sociais rsrs.

Fabio Santos

Amigo nem com escolta entram no Morro, cuidado ao citar F... creio que aqui ainda seja neutro mais sites como tecmundo e tudocelular te banem por palavra ofensiva kkkk

Marcos Guilherme

O chamado Cartel de Medelim,kk!

Meninão Bobo

Chega a dar vergonha de ver esses postes e com toda certeza essa lei não vai adiantar nada..

Higo

A pergunta é... Por que os provedores menores (legalizados, não os clandestinos) não foram chamados para as negociações? Pode isso, Arnaldo?

Kodos Otros

A ideia que muitos tem é de que isso só é feito por moradores de favela. Pena não ter mais o link do estudo, mas era feito pela própria Light e mais umas agências, não me lembro agora, mas foi bem fácil encontrar no ano passado.
Porra, 80% do gato sendo feito por pessoas que inclusive vivem em grandes condomínio de luxo é de espantar.

Kaio

Classe média no Brasil ainda é pobre, principalmente agora com essa crise e o dólar ultrapassando 4 reais.

Kodos Otros

Na internet tem vários, é fácil achar.

johndoe1981

Surpreendente mesmo. Teria algum link ou ao menos o nome do estudo?

johndoe1981

Quero ver cortarem os fios clandestinos dos postes nas favelas, eu duvido.

João

Tô bem preocupado com o lucro das companhias de energia mesmo, até choro por elas de noite de dó.

elisvaldo

Uma boa notícia para mim, entre um poste e outro mais abaixo, onde também esta a minha casa, tem um monte de fios, antigas linhas fixa de telefone, antigas linhas sinal Net, dá janela da parte de cima da casa mal se consegue ver com clareza uma pessoa, vou passar a cobrar uma visita da Eletropaulo.

Baio-kun

Quando dinheiro for ilimitado.

João

Queria saber qdo começa os planos para deixar tudo subterrâneo, pelo menos nas avenidas principais das cidades.

João

Seria ótimo isso. Ganhar dinheiro com processo é delicioso.

Exibir mais comentários