Início » Aplicativos e Software » Firefox vai bloquear rastreamento de anúncios por padrão

Firefox vai bloquear rastreamento de anúncios por padrão

Mozilla diz que mudança pode incentivar plataformas de publicidade a repensarem suas táticas

Paulo Higa Por

A Mozilla acaba de se tornar mais agressiva contra o rastreamento na web: nesta quinta-feira (30), a responsável pelo Firefox anunciou que, nos próximos meses, o navegador vai passar a bloquear por padrão os scripts que te identificam para exibir anúncios direcionados.

O Firefox já possui um recurso de bloqueio de rastreamento; além disso, o Ghostery, uma extensão voltada para esse fim, possui mais de 1 milhão de usuários no navegador da Mozilla. Ainda assim, é pouca gente em comparação com todo o público do Firefox: são mais de 250 milhões de usuários ativos por mês, sendo que apenas 1,3% habilitaram a proteção nativa.

A lentidão causada pelo monitoramento é um dos motivos citados pela Mozilla para deixar a proteção ativada por padrão: mais da metade do tempo de carregamento de uma página é utilizado para rodar os rastreadores. A partir do Firefox 63, os scripts que demoram para carregar já serão bloqueados por padrão.

Foto por Kārlis Dambrāns/Flickr

E, no Firefox 65, a execução desses scripts ficará ainda mais restrita para “oferecer a proteção mais forte possível, preservando a experiência de usuário”, segundo a Mozilla. Quem utiliza o Firefox Nightly já está testando o bloqueio de monitoramento, e os usuários da versão beta receberão a novidade em setembro.

Mas isso não pode ser prejudicial para as empresas de mídia? A Mozilla diz que isso pode incentivar uma mudança: “Bloquear pop-ups no primeiro lançamento do Firefox foi a decisão certa em 2004, porque não apenas deixava os usuários do Firefox mais felizes, mas também dava um motivo para as plataformas de publicidade se preocuparem com a experiência de seus usuários. Em 2018, esperamos que nossos esforços para empoderar nossos usuários tenham o mesmo efeito”.

Vale lembrar que, além da Mozilla, a Apple seguiu pelo mesmo caminho: desde o macOS High Sierra e do iOS 11, cookies de monitoramento entre sites são bloqueados pelo Safari, a menos que o usuário visite um mesmo site novamente dentro de 24 horas (o que irritou os anunciantes).

Mais sobre: ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Seven23
Estou tentando entra nos sites, mas continuar carregando. Por que ?
Andre Kittler
Nada a ver.Tipo... coitado daquele que deseja por opção ser ignorante? De verdade?OK. Te ... entendo??? Eu desejo melhor e ajudo quem merece. Acho isso minha obrigação social.Mas ajudar quem não tem interesse? Pra que mesmo? Francamente, já tentou fazer isso?É justamente como popup.Tudo era bom e idiotas sofriam. O resultado de melhorar para todos: passamos vários meses no inferno online com propaganda. Todos.Tu é o 5% "avançado" que sabe bloquear propagandas e coisas assim . Ou os outros 95% pagam a conta, ou todos os 100%. Prefere o que?
Andre Kittler
Todos podem instalar uma extensão. TODOS. E resolve. Se uma pessoa é tão sem noção ao ponto de não fazer isso, e não querer aprender a fazer isso, deixa se ferrar.Não tenho tempo para defender aqueles que não se ajudam. Atrapalha o uso de todos (como a falta de neutralidade no br) e fico puto. Atrapalha o uso daqueles que optam por não procurar a informação, e eles que se explodam.
Vitor Hugo
isso é tão absurdo que eu não sei nem pq tô respondendo
Keaton
Nunca falei que era o pensamento certo. Falei que era como o pessoal anda pensando. hahahahaha
Andre Kittler
Na real isso é uma merda. Quanto mais auncios e tracking a instalação default de chrome e firefox tiver na internet menos os usuários "avançados" de extensões e navegadores alternativos terão.É justamente como popup. Qualquer pessoa com um pedacinho de neurônio não tinha a muito tempo naquela época. O Firefox e IE passaram então a bloquear e que legal... acabou o popup... apenas para passarmos todos um momento no inferno com aquelas propagandas gigantes de flash que apareciam no meio do site.Alguém tem de pagar a conta - que seja os usuários simples. Eles merecem e nem se importam. Melhor apenas eles que todos, incluindo nós.
Keaton
Isso custa dinheiro. O pessoal não quer gastar dinheir com uma coisa que vai ficar "só na internet mesmo".
Keaton
Melhor ainda: "Veja todas as solteiras gostosas que moram em {NULL}".
Waldecir Faria
Já imagino as propagandas "Artista descobre dieta revolucionária e choca cidade de {NULL}"
Matheus Alexandre
Sempre deixo ativado.....no Google Chrome uso a extensão do DuckDuckGo, recomendo
Agnaldo Carmo
Rastreamento e um saco mesmo já uso as extensões de bloqueio faz tempo tanto no Pc quanto no Android, uma boa iniciativa da mozzila tornar isso padrão talvez um dia eu vá para o Firefox
DeadPull
É por isso que o Firefox é meu navegador padrão. Parabéns à Mozilla pela iniciativa.
Jeffrey Sinclair | ᴳᶤᶻᴾʳᵉᵐᶤᵘᵐ
Excelente notícia!