Início » Aplicativos e Software » Próxima grande atualização do Windows 10 chega em outubro

Próxima grande atualização do Windows 10 chega em outubro

Windows 10 October 2018 Update terá área de transferência na nuvem, modo escuro no Windows Explorer e ferramenta de prints

Felipe Ventura Por

A Microsoft anunciou que a próxima atualização do Windows 10 será lançada em outubro, e se chamará October 2018 Update. A empresa libera duas atualizações do sistema a cada ano; é um ritmo mais rápido que alguns usuários gostariam. Reunimos o que há de novo.

Roanne Sones, vice-presidente corporativa da Microsoft, diz em blog oficial que a Atualização de Outubro de 2018 será distribuída “para os quase 700 milhões de dispositivos que rodam o Windows 10”. A empresa vai divulgar mais detalhes “nas próximas semanas”.

Fontes dizem ao Windows Central que a Microsoft planeja liberar internamente a versão 1809 em 25 de setembro, e lançá-lo ao público em geral na primeira metade de outubro.

Entre as novidades, temos uma área de transferência na nuvem; um modo escuro para o Explorador de Arquivos; uma ferramenta melhorada para prints; e aprimoramentos no navegador Microsoft Edge.

Só não espere ver os Sets nessa atualização. O recurso — que esteve em testes por vários meses — permite reunir diferentes programas em abas, incluindo o Explorador de Arquivos. A Microsoft diz que isso será lançado no futuro.

Reunimos abaixo as principais novidades do October 2018 Update, que já podem ser vistas dentro do programa Windows Insider.

Tema escuro no Explorador de Arquivos

O Windows Explorer agora tem um tema escuro opcional:

Bloco de Notas

O Bloco de Notas ganhou suporte a quebras de linha do Linux e macOS. Você pode selecionar uma palavra e ir até Localizar ou Substituir, onde ela será inserida automaticamente. E ficou mais fácil dar zoom no texto. Confira a lista completa de novidades aqui.

Bloco de Notas - zoom

Área de transferência na nuvem

O Windows 10 permite copiar texto em um PC e colar em outro usando o atalho Windows + V. A área de transferência possui um histórico dos termos e arquivos que você copiou antes, e permite fixar itens que você costuma usar.

Ferramenta para capturas de tela

O Screen Sketch permite tirar print da tela inteira ou de parte dela (retângulo ou forma livre). Você pode então editar a imagem escrevendo nela, por exemplo.

Teclado SwiftKey

O teclado SwiftKey, presente há anos no Android e iOS, chegou ao Windows 10. Ele permite digitar deslizando o dedo pelas teclas virtuais; e usa inteligência artificial para aprender seu padrão de escrita. Há também previsão de palavras em alguns idiomas, como inglês e português do Brasil.

Microsoft Edge

O Microsoft Edge ganhou suporte melhorado a HTTP/2 e WebAuthn (para login sem senha). Você pode impedir determinados sites de tocarem vídeo automaticamente. E a interface adotou mais elementos do Fluent Design.

Barra de jogo

Esta ferramenta do Windows 10 exibe a taxa de quadros (em fps) do seu jogo, além do consumo de CPU, RAM e VRAM (da placa de vídeo). Também é possível mudar o dispositivo padrão de áudio e ajustar o volume do jogo e de outros programas.

Seu Telefone

O aplicativo “Seu Telefone” (Your Phone) sincroniza conteúdo entre celulares e PCs. Ele baixa fotos de dispositivos com Android 7.0 Nougat ou superior, e recebe links do iPhone. No futuro, será possível interagir com notificações e mensagens.

Emoji 11

O Windows 10 vai receber 157 novos emojis, incluindo super-heróis e mais animais. Além disso, será possível escolher a cor do cabelo (além da pele).

Atualizações de sistema

O Windows 10 vai usar um modelo de inteligência artificial para prever o melhor horário de reiniciar seu PC e instalar atualizações. Ele vai verificar se você está usando o computador, e “adivinhar” se você fez uma pausa rápida para um café, por exemplo.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Caleb Enyawbruce

hahaha!! :P

atb

porque isso é um complemento a mais e pode apresentar defeito ou travar no windows 7 acontecia isso no windows 10 eu nao testei esse tipo de programa mais basta voce testar e dizer pra gente se funciona ou nao

Marcelo Checon

Malware Bytes, versão trial

Molinex

Ah que nada...
Pra ser um "hackerman" tem que usar windows. Vejá que, até pra mudar o tema, tem que hackear o sistema kkkkk

Daniel Souza

Como eu me livro disso? o Antivirus do Windows consegue ou tem que ser um KasperSky da vida???

ricardopilatti

Acho simplesmente horrível o visual do Windows 10, não tenho outra palavra pra descrever. Horrível!

Até o Windows XP conseguia ser mais agradável aos olhos!

Caleb Enyawbruce
Luis Fernando

novo explorer tipo o xplorer2 c diz?

Marcelo Checon

Se teu PC tá a 100%, então tem um probleminha ai fera. Tu tá com um vírus bitminer dos bravo.

Marcelo Checon

A busca tem um software chamado Everything que resolve o problema. Ele cria uma biblioteca bem rápido toda vez que inicia e procura qualquer arquivo no computador instantaneamente. Muito útil.
O ribbon eu acho muito útil. É uma maneira rápida de acessar algumas funções tipo aquelas 3 caixinhas do: Exibir extensões; Exibir caixa de seleção; Mostrar arquivos ocultos.

Marcelo Checon

É triste toda vez que entro no menu da rede tenho que procurar o link "Change adapter settings" porque não dá pra desabilitar a rede pelo menu novo.

atb

no windows 10 eu nao testei e nem usei nenhum tipo de tema mais fique a seu critério pra usar

Dr. Yang

Calma, moço. Só trouxe o vídeo pra discutir um pouco... Não concordo com tudo.
Na verdade, eu te dou total razão. Por mais que não dê para mudar toda a interface de uma hora pra outra, acho que a Microsoft é bem preguiçosa e desorganizada sim. Tanto é que até seus próprios aplicativos não são consistentes visualmente entre si.
Esse fluente disign que criaram, então... Achei Uó.

Marco Antonio
paulo yan

Que tema escuro horroroso. Modo escuro pra Microsoft é "alto contraste invertido". Não tem adaptação nenhuma

Exibir mais comentários