Próxima grande atualização do Windows 10 chega em outubro

Windows 10 October 2018 Update terá área de transferência na nuvem, modo escuro no Windows Explorer e ferramenta de prints

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

A Microsoft anunciou que a próxima atualização do Windows 10 será lançada em outubro, e se chamará October 2018 Update. A empresa libera duas atualizações do sistema a cada ano; é um ritmo mais rápido que alguns usuários gostariam. Reunimos o que há de novo.

Roanne Sones, vice-presidente corporativa da Microsoft, diz em blog oficial que a Atualização de Outubro de 2018 será distribuída “para os quase 700 milhões de dispositivos que rodam o Windows 10”. A empresa vai divulgar mais detalhes “nas próximas semanas”.

Fontes dizem ao Windows Central que a Microsoft planeja liberar internamente a versão 1809 em 25 de setembro, e lançá-lo ao público em geral na primeira metade de outubro.

Entre as novidades, temos uma área de transferência na nuvem; um modo escuro para o Explorador de Arquivos; uma ferramenta melhorada para prints; e aprimoramentos no navegador Microsoft Edge.

Só não espere ver os Sets nessa atualização. O recurso — que esteve em testes por vários meses — permite reunir diferentes programas em abas, incluindo o Explorador de Arquivos. A Microsoft diz que isso será lançado no futuro.

Reunimos abaixo as principais novidades do October 2018 Update, que já podem ser vistas dentro do programa Windows Insider.

Tema escuro no Explorador de Arquivos

O Windows Explorer agora tem um tema escuro opcional:

Bloco de Notas

O Bloco de Notas ganhou suporte a quebras de linha do Linux e macOS. Você pode selecionar uma palavra e ir até Localizar ou Substituir, onde ela será inserida automaticamente. E ficou mais fácil dar zoom no texto. Confira a lista completa de novidades aqui.

Bloco de Notas - zoom

Área de transferência na nuvem

O Windows 10 permite copiar texto em um PC e colar em outro usando o atalho Windows + V. A área de transferência possui um histórico dos termos e arquivos que você copiou antes, e permite fixar itens que você costuma usar.

Ferramenta para capturas de tela

O Screen Sketch permite tirar print da tela inteira ou de parte dela (retângulo ou forma livre). Você pode então editar a imagem escrevendo nela, por exemplo.

Teclado SwiftKey

O teclado SwiftKey, presente há anos no Android e iOS, chegou ao Windows 10. Ele permite digitar deslizando o dedo pelas teclas virtuais; e usa inteligência artificial para aprender seu padrão de escrita. Há também previsão de palavras em alguns idiomas, como inglês e português do Brasil.

Microsoft Edge

O Microsoft Edge ganhou suporte melhorado a HTTP/2 e WebAuthn (para login sem senha). Você pode impedir determinados sites de tocarem vídeo automaticamente. E a interface adotou mais elementos do Fluent Design.

Barra de jogo

Esta ferramenta do Windows 10 exibe a taxa de quadros (em fps) do seu jogo, além do consumo de CPU, RAM e VRAM (da placa de vídeo). Também é possível mudar o dispositivo padrão de áudio e ajustar o volume do jogo e de outros programas.

Seu Telefone

O aplicativo “Seu Telefone” (Your Phone) sincroniza conteúdo entre celulares e PCs. Ele baixa fotos de dispositivos com Android 7.0 Nougat ou superior, e recebe links do iPhone. No futuro, será possível interagir com notificações e mensagens.

Emoji 11

O Windows 10 vai receber 157 novos emojis, incluindo super-heróis e mais animais. Além disso, será possível escolher a cor do cabelo (além da pele).

Atualizações de sistema

O Windows 10 vai usar um modelo de inteligência artificial para prever o melhor horário de reiniciar seu PC e instalar atualizações. Ele vai verificar se você está usando o computador, e “adivinhar” se você fez uma pausa rápida para um café, por exemplo.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados