Início » Jogos » Sony deixa de oferecer suporte ao PlayStation 2

Sony deixa de oferecer suporte ao PlayStation 2

O atendimento aos jogadores do PlayStation 2 durou 18 anos

Victor Hugo Silva Por

Este momento parece que não chegaria nunca, mas enfim aconteceu: a Sony encerrou o suporte para o PlayStation 2. Depois de 18 anos, a empresa afirmou que não poderá mais ajudar os usuários com reparos no console mais vendido da história.

O suporte do PS2 foi encerrado na sexta-feira (31), data limite para que os formulários de manutenção do aparelho fossem enviados. A Sony se comprometeu a atender os aparelhos que forem recebidos até o dia 7 de setembro.

PlayStation 2 Slim

PlayStation 2 Slim (Foto: Benjamin Nagel/Wikimedia Commons)

Segundo o The Verge, os jogadores do PlayStation 2 já haviam sido comunicados em junho sobre o prazo final para os reparos. Mesmo aqueles que cumpriram as datas podem não ser atendidos devido à falta de peças de reposição.

A Sony também encerrou qualquer atendimento relacionado ao aparelho. A empresa disse que tomou a decisão porque, há algum tempo, as empresas já não produzem jogos para o console.

Lançado no Japão em março de 2000, o PlayStation 2 deixou de ser produzido em 2012. Um ano antes, o aparelho superou a marca de 150 milhões de unidades vendidas em todo o mundo.

Com o fim do suporte, os usuários ainda poderão rodar os jogos de PS2, mas deverão torcer para não terem grandes problemas com o aparelho.

Agora, a Sony se concentra em seus consoles mais recentes. O PlayStation 4, por exemplo, já está no final de seu ciclo de vida. A declaração foi dada pela própria empresa, que espera quedas nas vendas do aparelho nos próximos três anos. Nesse período, parte da atenção será voltada ao PlayStation 5, que deve ser apresentado até março de 2021.

Com informações: IT Media.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Marcio Mdm

É até compreensível esse abandono,se serve de consolo, lembre-se quase todos os técnicos em eletrônica conhece a arquitetura do amado ps2

Luiz Paulo Kenny

a Sony Deveria pensar melhor em Como ainda pode lucrar com as pessoas que possúem o PS2 e PS2 Slim .,... poderiam muito bem disponibilizar uma ISO de um sistema Operacional Novo para o Console... que... de fato... traga o PS2 ao mundo atual de agora apenas para Stream de Video ... permitindo NetFlix por exemplo .... algo que não geraria custo algum à Sony em Manter Servidores la do outro Lado nem nada assim... afinal a NetFlix a possui servidores dedicados a Hardwares Fracos { as primeiras SmartTVs WebOS por exemplo} .... a ideia seria a Sony fazer uma ISO que, ao colocar ela no PS2 a pessoa possa instalar o Sistema Operacional num PenDrive ou HD Externo { formate o Pendrive em sistema de Arquivo FreeBSD ultra Rapido ou F2FS ou o sistema de Arquivos que for.. } e essa ISO ja dê a opção de o sistema ter o Boot automatico abrindo o sistema de Arquivo do PENdrive ou HD... ou seja... escreva la no Firmware do PS2 uma entradinha de boot ... de modo que.. quem instalar isso ... na hora de instalar seja o mesmo que por pra carregar um Jogo com essa ISO gravada no DVD ... só que.. instalar no PENDRIVE ou HD externo e o sistema operacional ja ficar no PENdrive direto... e o boot dai pra frente passar a ser direto nesse sistema Operacional novo .. em vez de carregar o sistema operacional normal do PS2 .. tipo.. e... caso a pessoa desplugar o PENDRIVE/HD externo e ligar o PS2 ele vendo que não encontrou o caminho de dar boot no sistema Novo ele então aí sim carregar normal o Sistema Operacional que possui atualmente... desse modo .. a pessao ainda poderia usar ele para jogar o se quiser como hoje... mas caso tiver instalado o Sistema Operacional novo .. ter ele melhor e mais rapido.. assim como uma SmartTV.. ou seja.. se a pessoa gravar o sistema novo no Pen o HD externo... o boot ser direto na USB quando ligar o PS2 e não precisar mais de midia de DVD a partir dai.. e nem mesmo carregar o sistema do PS2 tradicional a partir dai.. mas sim o boot ficar sendo direto no USB pra carregar o sistema novo mais rapido.. e.. então.. o sistema novo ser só o App do NetFlix abrindo direto... e haver um App pra Android para a pessoa instalar no Celular que... ao instalar no Celular o App sirva de controle remoto.. pois, claro, estando em casa com o Celualr no Wi-FI e o PS2 ligado no mesmo Roteador via cabo, o App no Android poderia enxergar o PS2 na rede e assim ja acessar ele direto para o App de Controle Remoto funcionar... e assim sendo o Sistema Operacional do PS poderia ser algo ultra leve.. um Kernel FreeBSD de menos de 2 mega de Tamanho e sem nem interfaceGrafica nem modulo algum carregando.. apenas o App da NetFlix que abrisse direto na Tela mesmo ... seria um USO excelente a ser dado ao PS2 .. e... a NetFlix por baixo dos Panos depois pagasse uma Porcentagem para a Sony pelas pessoas que usassem o NetFlix a partir desse APP afinal o Site da netFlix consegue identificar qual sistema Operacional a pessoa usa e Netfix tem login e senha.... enfim.... embora que o PS2 não consegue Tocar Filmes em h.265 HEVC mas filmes em h.264 e Divix e .MOV e MPEG ainda Rodam.... a netFlix não teria trabalho extra pois ja existe o App bem levinho para SmartTVs... poderia ser Compilado para o PS2 denovo ... igual ja foi um dia.... apenas dessa vez.... fariam algo melhor... realmente jogando pra baixo todo o Sistema Operacional nativo do PS2 e olocar outro bem levinho a rodar .. e add uma entrada de boot pra agitar a instalação do novo sistema direto em USB e assim eliminar a necessidade de ficar Rodando uma Midia de DVD o tempo todo.. fora isso... ao ligar o PS2 o novo sistema abrir direto e ir logo para o APP do netflix em vez de ser como antigamente { e somo é no PS3 /PS4 } de a pessoa ter de carregar ainda o APP como se fosse um jogo... não... nada de a pessa ter trabalho .. mas sim... ao ligar o boot carregar direto do App na tela da TV sem a pessoa ter trabalho algum .. isso sim seria legal... e seria um ótimo fim de Vida para esses Milhoes de Consoles PS2 que ainda existem hoje em dia { 14_ janeiro_2019} parados guardados nas casas de milhoes de pessoas... isto é, PS2.. pequenos.. silenciosos... e que já existem... nas mãos das pessoas... poderiam estar dando lucro sem a Sony ter custo algum e sem interferir no PS4 atual ... mas alguém dentro da Sony não estã tendo esta visão estratégica.... aliás.... a visão de que o fim de Vida de um Console é ser um Emissor de Streaming deveria ser algo certo... um fim de vida ideal para todo e qualquer Console... afinal ... em Fim de vida o console já está fraco para Jogos... o simples fato de ter o objeto encalhado sem nenhum tipo de uso gera na pessoa a sensação de que jogou dinheiro fora, e isto nos desanima a comprar a Nova Geração do Console... afinal se em alguns anos vai parar de servir e perder usabilidade então se tona mais atraente comprar um PC para Jogar ... ao menos vai poder vender mais facil depois quando o PC estiver velho e fraco pra jogos pois sempre tem pessoas querendo um PC fraco apenas para Navegar ou usar em Comércios... porém... um Console encalhado que não sirva para mais nada não há quem queira comprar quando ficar velho.... ao menos tendo um Fim de vida certo como Reprodutor de Stream Mono-Aplicativo, seria algo agradável o simples pensamento de que não se perdeu o Investimento totalmente e que se possa vender para alguém qualquer como sendo um simples reprodutor de Stream... ou colocar no quarto dos Pais... avós... dar para algum parente... etc... seria algo agradavel o fato de que iria parecer que não se perde dinheiro, e assim sendo a pessoa estaria a comprar novos Consoles para Jogar sem medo algum de perder dinheiro daqui um tempo quando não servir mais para jogar... pois seriria para Stream em fim devida... enfim... fica a idéia aqui registrada.... se alguém inteligente o suficiente ler isto e por em prática a humanidade lhe agradecerá... afinal.. .seria algo bom a todos... imaginem só.. o numero de pessoas que largariam sem medo o PS3 e o PS4 daqui um tempo e ir ao PS5 com alegria se puder daqui um tempo ... apenas por um sistema Operacional desses como eu decrevi em seus Consoles? afinal... sempre haverá pessoas querendo comprar reprodutor de Stream .. e, colocar hoje um PS3 / PS4 para tocar o NetFlix, é uma tarefa chata hoje por precisar ligar, carregar o sistma dele... e abrir o app usando o Controle... isto é chato de fazer e muitas pessoas não gostam de controle de Video Games.. já... se existir um App para Android que servir de Controel Remoto ... isto então se torna mais facil e mais agradavel a qualquer pessoa... pessoas que hoje possuem os Consoles poderiam vender ou dar o console, apenas com o Fio de Energia, e o cabo HDMI, sem dar os controles junto, e quem comprar ligar apenas o cabo HDMI e ja poder usar normalmente a TV como SmartTV usando o aplicativo do Celular para ser controle Remoto... isto seria ótimo.. afinal... milhares de TVs hoje ainda não são SmartTVs ... e milhares de Pessoas não vão trocar suas TVs... isto é fato... é fato notório de que quem tem TV não estão preocupados em Trocar por uma SmartTV ... ao contrario.. .as pessoas querem apenas uma maneira alternativa de fazer a netFlix aparecer na tela da TV, e uma vez que a netflix apareça na tela isto já basta... seja usando um ChromeCAST ou instalando um AndroidTVBox que custa 200 reais... o importante para todos hoje é fazer a NetFlix aparecer na tela ... seja da TV velha que for... e pelo menor custo possivel... e .... se... consoles antigos puder ser vendidos pelos seus atuais proprietarios para pessoas que querem apenas isso { assistir netFlix} isto abre caminho para que atuais proprietarios comprar Novos Consoles no Futuro... já sem isto, as vendas de um Novo PS5 serão vendas limitadas e não alcançarão o todo público que poderiam alcançar... é algo como o que a Toyota faz nos EUA... de deixar a pessoa entregar o carro velho como parte do pagamento para um novo... senão nem vende o Novo na quantidade que poderia... a Sony vai ter que pensar nisso .. .senão alguém vai pensar primeiro... e isto o publico enxerga como algo relevante ... se o Xbox tiver isto ... ou seja... um fim de vida garantido como Reprodutor de Streaming e com um carregamento direto e rapido facil pra idosos... então o publico vai observar este detalhe ... pensem nisso. afinal ninguem gosta de sentir que perdeu dinheiro por ter em casa um console velho encalhado que não serve para mais nada...

Cristina Nascimento

Esse é fanático por PS, rsrs!

Celso

Tipo a Microsoft, com o Windows XP.

danilo murços

Da hora né

danilo murços

Foda né man mais ele é top

Alan Bitencourt

Incrível, ele ainda tinha suporte mas era merecido ter ainda esse suporte pela incrível história que teve.

Mauro Sókrates

Na verdade, acabou no final de 2012 no Japão e início de 2013 no resto do mundo!
E de acordo com o parágrafo único do Art. 32 do CDC, "Cessadas a produção ou importação, a oferta deverá ser mantida por
período razoável de tempo, na forma da lei". Esse tempo aqui é de 5 anos. Ou seja, tava na hora mesmo.

Obrigado por tudo, nobre guerreiro. O PS3 fará companhia a você em breve!

nice guy
Léx Ferracioli

Putz, esse aparelho de som da Sony é um dos melhores que eles já fizeram, mas o meu estragou :(

Matheus Dias

Você ainda consegue jogar nele. Há alguns tutoriais na internet ensinando jogar pelo pendrive. Até mesmo usar o pendrive como memory card.

DeanHell

Ainda não tenho essa informação, não cheguei a visitar a emissora mas acredito que tenha sim em algum estúdio já montado para exibição.

Juninho

Demais

­­­­­­­­­­­­­­­

único console da sony em que joguei foi no ps2, de resto, sempre joguei no PC.

­­­­­­­­­­­­­­­

Lógico, o console mais vendido da história, tem que dar suporte mesmo.

Exibir mais comentários